O professor de Língua Portuguesa do Curso Anglo, Eloy Gustavo de Souza, recomenda títulos para ampliar o repertório para o Enem e os principais vestibulares do Brasil. Confira!
Comemorado em 19 de junho, o Dia do Cinema Brasileiro homenageia os primeiros registros cinematográficos realizados no Brasil em 1898, pelo italiano Affonso Segreto. Recém-chegado da França, o cineasta, encantado, gravou imagens do Rio de Janeiro com os equipamentos que trouxera de viagem, originando o pioneiro do cinema nacional "Uma vista da Baia de Guanabara". Mesmo com a contestação de alguns historiadores, que acreditam que existam registros anteriores utilizando o modelo de cinematógrafo de Thomas Edison, a data foi abraçada pela sociedade brasileira e é comemorada anualmente.
Ainda que reconhecido, o cinema brasileiro está longe de ter a valorização que merece em comparação à filmes internacionais. Mesmo com mostras em cinemas (geralmente menores e de rua) e a inclusão de filmes e séries nacionais em streamings, sua audiência ainda não se compara à de produções estrangeiras.
Neste sentido, Eloy Gustavo de Souza, professor de Língua Portuguesa do Curso Anglo, comenta que o cinema brasileiro se faz com filmes voltados para a nossa realidade. "Se quisermos ter o cinema não apenas como um meio de desfrute, mas também de reflexão da realidade sociocultural do país, precisamos estender as mãos e dirigir o olhar para os nossos filmes", destaca o professor.
Com o poder de levar o espectador a reflexão, a Sétima Arte é muitas vezes o caminho para ilustrar debates relevantes para a sociedade, dando voz e representatividade a lutas socialmente excluídas. No Brasil, obras como "Doutor Gama" (2021) e "Hoje eu quero voltar sozinho" (2014) abordam, respectivamente, pautas raciais e a questão da homossexualidade e do capacitismo. "Produções como essas são essenciais para a compreensão da sociedade brasileira, podendo, inclusive, servir de material para estudos, principalmente em relação aos vestibulares", ressalta o docente
Pensando nisso, Eloy Gustavo de Souza separou cinco dicas de filmes nacionais que discutem temas diversos para o estudante assistir durante as férias e de quebra aumentar o repertório para os principais vestibulares do país e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira abaixo:
- As Canções, de Eduardo Coutinho – 2011
- Como nossos pais, de Laís Bodanzky – 2017
- Eles não usam Black Tie, de Leon Hirszman - 1981
- Pixote, a lei do mais fraco, de Hector Babenco – 1980
- Pra frente, Brasil, de Roberto Farias – 1982
Dia do Cinema Brasileiro: confira 5 filmes para mergulhar na cultura nacional
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura