Ẹ̀taare - A Semente (Afriká no Sul) é uma vivência inédita de músicas, dança e poesias tradicionais africanas. Nessa vivência/show, Ìdòwú Akínrúlí (Nigéria) convida Kanhanga (Angola), Loua Pacom Oulaï (Costa do Marfim) e Kizua (Angola) para compor o grupo. Com repertório rico, baseado no diálogo entre as referências musicais e artísticas de cada um dos participantes, o espetáculo propõe o encontro de três culturas do Continente Africano em solo brasileiro.
A vivência é conduzido por meio do compartilhamento de histórias de sabedoria e filosofia africana, contadas por poesias, canções tradicionais e também pelos ritmos dos tambores tradicionais: a família do Bàtá, Djembe e Dunnu. Segundo o artista Ìdòwú Akínrúlí, idealizador do projeto, "o show é capaz de transportar o público em uma viagem pelo Atlântico e aportar em terras africanas".
Em cena, quatro imigrantes conduzem uma vivência com o público, compartilhando seus conhecimentos, musicalidade e experiências de vida. "O poder desse encontro está, também, na representatividade dos artistas imigrantes, que, apesar de todas as dificuldades que essa condição os reserva, seguem sorrindo, felizes e dispostos a compartilhar seus conhecimentos, capazes de despertar na juventude e nas famílias, além da esperança e ferramentas de movimentação social, a própria Consciência Brasileira, também conhecida como Consciência Negra", destaca Ìdòwú Akínrúlí.
As apresentações serão descentralizadas e irão ocorrer entre os dias 19 e 23 de agosto, em três instituições atuantes em comunidades socialmente vulneráveis de Porto Alegre. São elas: Associação Famílias em Solidariedade - Afaso (19); Associação das Creches Beneficentes do RS - Acbergs Vila (21), e no Cirandar Chocolatão (23). Ao trazer ao público o conhecimento de valores tradicionais africanos, como a importância da família, da comunidade, o respeito aos mais velhos e às crianças, a fé́ na vida e a confiança nos ancestrais, o projeto busca contribuir com os trabalhos já́ realizados por estas instituições.
O show Ẹ̀taare - A Semente (Afriká No Sul) é dirigido por Ìdòwú Akínrúlí e traz em seu trabalho grande influência da cultura tradicional Yorùbá, a qual valoriza e se fundamenta na oralidade, fazendo do momento de compartilhamento dessa filosofia e sabedoria um momento sagrado. A vivência consiste numa apresentação artística que mistura música, dança, performances de poesia, histórias e diálogos, convidando o público à interação. "O conteúdo traz diversidade proporcionando aos participantes conexão com as referências de suas origens, visto que nossos ancestrais brasileiros são, em grande maioria, imigrantes de inúmeros lugares do continente africano", observa Ìdòwú Akínrúlí.
Vivência inédita traz a potência de quatro artistas africanos em Porto Alegre, em três apresentações, em agosto
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura