A Companhia Azul Celeste, que completa 35 anos em 2024, traz ao público o espetáculo Tudo a Fazer, nos dias 13 e 14 de setembro, sexta e sábado, às 19h, e 15 de setembro, domingo, às 17h, no Centro Cultural Olido - Sala Paissandu. Com dramaturgia inédita de Alexandre Manchini Jr. e Jorge Vermelho, a produção, iniciada durante a pandemia em abril de 2020, tem direção de Georgette Fadel e de Jorge Vermelho, ator e diretor da companhia Rio Pretense.
O espetáculo aborda um encontro inusitado a ponto de alterar o curso da história, acompanhado por transeuntes espectadores, que observam atentamente os atores em cena. O texto é uma bricolagem produzida a partir da obra O último Godot, de Matéi Visniec, traduzido por Roberto Mallet. Com excertos de Adolfo Bioy Casares, Albert Camus, Dante Alighieri, Franz Kafka, Guillermo Calderón, Hannah Arendt, Henry Thoreau, James Joyce, Jean Barrault, Johann W. Von Goethe, Jorge Luis Borges, Joseph Campbell, Karl Valentim, Parmênides, Luigi Pirandello, Samuel Beckett e Theodor Seuss Geisel.
Num beco, próximo à saída de serviço de um teatro, duas pessoas dialogam sobre questões alusivas ao próprio teatro e confrontam pensamentos acerca da existência, gerando um embate filosófico sobre o ser e o não-ser. Com o transcorrer da conversa, descobrem que esse encontro pode se tornar, ainda, um acerto de contas.
O premiado diretor da Companhia Azul Celeste, Jorge Vermelho, ressalta que embora já houvesse adaptações do teatro para as plataformas de tecnologia antes da pandemia, foi um exercício de adaptação importante para manter as produções culturais ativas mesmo sem as possibilidades de contato com o público e até entre os integrantes da companhia. "Para se ter ideia dos desafios, a preparação vocal desta nova montagem foi realizada 100% on-line com a nossa preparadora Babaya Morais, em Belo Horizonte, e cada um de nós em nossas casas. Esse tempo de distanciamento físico foi importante para o processo criativo e preparatório, porém estamos empolgados neste período de ensaios presenciais e ainda mais, voltar aos palcos com o público na plateia".
Além da apresentação do espetáculo a Companhia Azul Celeste ministrará gratuitamente o workshop Presença Cênica, no dia 13/9, sexta-feira, das 15h às 18h, também no Centro Cultural Olido, e a proposta é que as pessoas participantes do workshop entrem em cena com o elenco do espetáculo Tudo a Fazer, no papel de coro.
Complementando as atividades em São Paulo, a Companhia realizará um debate com o público após o espetáculo, trocando informações acerca do processo criativo.
A entrada é franca e tem parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura / Centro Cultural Olido.
Companhia Azul Celeste, de Rio Preto, celebra 35 anos com apresentação do espetáculo Tudo a Fazer no Centro Cultural Olido
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura