Com entrada gratuita em São Paulo, três exposições prometem conhecimento, diversão e encantamento para públicos de todas as idades. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP) estão em cartaz Tesouros Ancestrais do Peru, no prédio principal, e Luz Aeterna: Ensaio sobre o Sol, no edifício anexo. Já na Chácara Lane é possível conferir Rino Levi, história e utopia – destruição, permanência, renovação, a partir deste sábado (21/09).
Tesouros Ancestrais do Peru apresenta um conjunto de peças raras que ajudam a contar a história dos antigos povos andinos. Vasos, taças, copos, instrumentos musicais, vestimentas e outros itens em ouro, prata, cobre, cerâmica e têxteis compõem o acervo pertencente à Fundação Mujica Gallo e parte do catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.
Dividida em cinco blocos temáticos – Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis e Colonização, a mostra permite uma imersão na cultura e no modo de vida dos antigos povos dos Andes até a colonização pelos espanhóis. A curadoria é de Rodolfo Athayde divide a curadoria com Patrícia Arana.
No prédio anexo do CCBB, que fica ao lado do principal edifício, Luz Aeterna: Ensaio sobre o Sol, reúne obras imersivas e contemplativas. Com o uso da tecnologia, cinco artistas brasileiros criaram verdadeiras experiências para que o público reflita sobre o impacto e a importância do Sol para a vida na Terra.
Um dos destaques fica por conta de Gênesis, uma sala de projeções em que os visitantes acompanham a evolução e o poder do Sol. As imagens coloridas mostram como essa estrela central deu forma ao universo e continua impactando a vida diária, a tecnologia e a sustentabilidade. O trabalho é assinado pelo estúdio AYA, cofundado por Antonio Curti, curador da mostra.
Estreia
Responsável pelo projeto original do recém-reinaugurado Teatro Cultura Artística, na capital paulista, o urbanista e arquiteto Rino Levi (1901-1965) será homenageado, a partir deste sábado (21/09), na Chácara Lane/Museu da Cidade de São Paulo (MCSP). Uma exposição apresentará sua obra e importância para a arquitetura moderna brasileira, por meio de fotos, desenhos e maquetes.
Utilizando uma linguagem moderna e arrojada, Levi projetou edifícios habitacionais, escritórios, cinemas, hospitais, indústrias, além de centros administrativos e planos urbanísticos. O arquiteto também desenvolveu trabalhos voltados para a formação na área sobre técnicas construtivas e pré-fabricação. A curadoria é de Abilio Guerra e Renato Anelli.
Confira três exposições gratuitas para visitar neste fim de semana em São Paulo
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura