Com entrada gratuita, de 3 a 5 de outubro, a Cisne Negro Cia de Dança apresentará uma programação especial no Teatro Arthur Azevedo , localizado na Mooca, bairro da zona leste de São Paulo. Nomeado como “Tradições Culturais”, o espetáculo visa resgatar e homenagear raízes culturais populares, reunindo recentes coreografias do repertório criadas por duas renomadas coreógrafas brasileiras.
Com foco no público infanto-juvenil e no desejo de exaltar as heranças culturais, o espetáculo apresenta duas das mais recentes coreografias da Cisne Negro. “Mañana de Reyes”, que teve sua estreia oficial no Teatro Solís, no Uruguai, no início de junho, é uma criação da coreógrafa e diretora artística da Cisne Negro Cia de Dança, Dany Bittencourt, com duração de 16 minutos. A coreografia foi criada a partir da música homônima, a convite do diretor da Orquestra Filarmônica de Montevidéu, Martin Garcia. A inspiração para a obra é a representação religiosa que o Dia dos Reis significa, sendo celebrado no dia 6 de janeiro, marcando a data da entrega dos presentes dos Reis Magos ao menino Jesus. A coreografia, de forma lúdica, também retrata a preparação para as festas de Dia de Reis, onde crianças preparam, na véspera da data, capim e água para servir aos camelos dos Reis, além de deixar um par de sapatos engraxados ao lado para também, assim como o menino Jesus, receberem seus presentes. “O Dia de Reis em si é muito especial para minha família. Marca a data do meu casamento e, posteriormente, o nascimento da minha filha. É uma data muito celebrada e foi uma grande alegria desenvolver uma obra a partir de um tema tão repleto de bênçãos”, comenta Dany Bittencourt.
Também integra o programa “Crôa”, de Simone Ferro, que além do reconhecimento como coreógrafa e passagem como solista de diversas companhias no Brasil e Suíça, atua como educadora e pesquisadora em universidades norte-americanas na área da dança. “Crôa” foi um projeto fomentado pelo Programa FUNARTE RETOMADA 2023 - Dança, fruto de mais de 15 anos de pesquisas e visitas de Simone Ferro aos festejos, com o objetivo de registrar para a posteridade a importância cultural e religiosa das Caixeiras do Divino de São Luiz do Maranhão. Por isso, a obra leva aos palcos não apenas a riqueza musical dos festejos entoados pelas Caixeiras, registrados na trilha sonora composta pelo músico e compositor, Fábio Cardia, como também diferentes estágios da Festa do Divino, retratados pelo elenco de bailarinos da Cisne Negro Cia de Dança.
REALIZAÇÃO: Ministério da Cultura - Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução
SERVIÇO
TEATRO ARTHUR AZEVEDO (MOOCA) – 349 lugares
Dia 03/10 – Quinta-feira: Espetáculo às 14h30 para alunos de escolas públicas
Dia 04/10 – Sexta-feira: Espetáculo às 21h00
Dia 05/10 – Sábado: Espetáculos às 17h00 e 21h00
Cisne Negro leva programação gratuita especial inspirada em tradições culturais ao Teatro Arthur Azevedo
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura