Dia das Crianças: Governo de SP celebra data com atividades especiais para toda a família

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Atrações acontecem em espaços culturais de todo o estado de São Paulo, ao longo do mês de outubro

O Governo de SP, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, anuncia programação especial para celebrar o Mês das Crianças. Espaços culturais como museus, teatros e Fábricas de Cultura, terão uma programação diversificada para toda a família, com opções gratuitas, tanto na capital quanto no interior.

“Com uma curadoria especial e uma programação diversificada, o Mês das Crianças promete momentos inesquecíveis para toda a família. Não tem desculpa para deixar a criançada de fora! Há opções para todos os gostos, com diversão garantida na capital, no interior e no litoral”, afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Dentre os destaques da programação, na capital, o Museu Catavento recebe as crianças com pipoca e algodão doce, no dia 12. Ao longo de todo o dia, a garotada pode se divertir com a oficina Mulheres Cientistas – Revelando Mentes Brilhantes – um jogo da memória ilustrado que valoriza a presença e contribuição  das mulheres à ciência. O espaço também recebe, nos dias 12 e 13, às 11h30 e às 15h, o espetáculo teatral Em Busca da Gotinha Preciosa, que fala sobre a importância da água.

No Mundo do Circo, a diversão é garantida com a Tarde de Palhaçadas, da Gira Cia Teatral, que reúne, no dia 12, números clássicos de palhaços circenses, como O JornalA BataA BombaA Telepatia e O Boxe, às 17h. Já no dia 16, o espaço recebe o Circo do Chiquinho, em duas sessões, 11h e 15h, com o palhaço que se consagrou na TV brasileira.

Theatro São Pedro apresenta a ópera Cinderela, de Pauline Viardot (1821-1910), em português. O espetáculo leva o popular conto de fadas para o palco com atores negros liderando o elenco: a soprano Marly Montoni dá vida à princesa, e os tenores Jean William e Mar Oliveira interpretam o Conde e do Príncipe, respectivamente. A ópera terá sessões nos dias 12, 13, 19 e 20 de outubro. Vale destacar também que o Teatro Sérgio Cardoso tem uma ampla programação gratuita com diversos espetáculos que vão animar a criançada durante o mês.

Já o Museu do Futebol apresenta, ao longo de todo o dia 12, a Rua do Brincar. Na área externa do equipamento, diversas atividades lúdicas, culturais e esportivas serão oferecidas gratuitamente: entre elas o slackline, técnica para andar e se equilibrar em uma corda, graffiti, parkour, brincadeiras tradicionais e, é claro, o futebol de rua.

Nas unidades das Fábricas de Cultura, as opções para a garotada são das mais variadas. Tem Festival de Artes na Brasilândia, Festa das Crianças em Diadema, além de Oficina Artística “Slime”, Show de Mágica e Espetáculo Teatral “Com As Coisas” em diversas unidades.

Museu das Culturas Indígenas, por sua vez, promove a Oficina de Criação de Petecas, com Jaxuká Mirim, no dia 12, às 10h. No mesmo dia, às 14h, o espaço promove uma Oficina de Argila, com Vilmar Kuara. Ambas as atividades são desenvolvidas a partir de elementos da cultura Guarani.

Já no interior, o Museu Índia Vanuíre, em Tupã, apresenta, no dia 8, a Oficina de Arte e Artesanato Indígena. Na ocasião, as crianças podem aprender sobre as culturas indígenas usando a criatividade e inspirando-se nos símbolos e tradições de diferentes povos. Já no dia 9, o espaço promove a atividade Dança e Música Indígena, uma roda de dança interativa com ritmos e canções tradicionais.

Em Santos, o Museu do Café apresenta, dia 12, o projeto Uma Noite no MC. A experiência acontece às 17h30 e às 19h30 e promove mistura contação de histórias e visita guiada ao museu, feitas por uma personagem especial, além de uma oficina de minibarista e gincana.

Em Brodowski, o Museu Casa de Portinari promove, entre 8 e 13 de outubro, o BrinCandinho – é gostoso ser criança no Museu Casa de Portinari, com diversos jogos e brincadeiras, sempre das 10h às 16h. No domingo, dia 13, acontece a Oficina de construção de Cavalo feito com materiais recicláveis, às 10h e às 14h.

Quer aproveitar com a criançada essa e outras opções para celebrar o Mês das Crianças? Confira a programação completa com tudo o que o Governo de São Paulo, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, tem a oferecer no site.

Em outra categoria

Com uma rica herança africana presente na cultura, na história e na gastronomia, o Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional de Afroturismo durante a 3ª edição do Prêmio Afroturismo, realizada nesta segunda-feira (14.04), em São Paulo. O anúncio foi feito na World Travel Market Latin America (WTM-LA) - um dos mais relevantes eventos globais do setor turístico. A premiação é promovida pela plataforma Guia Negro, que tem a valorização das raízes afro-brasileiras como um de seus pilares estratégicos.

A escolha do Rio reforça o papel da cidade na valorização da cultura afro e no fortalecimento de experiências turísticas ligadas à ancestralidade. Entre os roteiros destacados pelo júri estão a Pequena África, na região portuária, e o bairro de Madureira – trajetos que resgatam e celebram a contribuição da população negra na formação da identidade carioca.

Outro reconhecimento importante foi para o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na Gamboa. Inaugurado em 2021, o espaço foi premiado como a Melhor Atração Turística do segmento, sendo descrito pelos jurados como um “local de resistência”, dedicado à preservação, promoção e celebração da cultura afro-brasileira, por meio de exposições, rodas de conversa e atividades culturais.

A premiação também reconheceu outros esforços que impulsionam o afroturismo no Brasil. São Luís (MA) foi destaque pelos investimentos no setor, recebendo o título de Destaque Guia Negro. A turismóloga Thaís Rosa Pinheiro, fundadora da agência Conectando Territórios e consultora do Ministério do Turismo, foi eleita a melhor profissional do segmento. 

ROTAS NEGRAS - O fortalecimento do Afroturismo também se reflete nas políticas públicas voltadas para a promoção internacional do Brasil. Como parte desse esforço, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos do Governo Federal, lançou o Programa Rotas Negras.

A iniciativa tem como objetivo fomentar experiências turísticas que valorizem a ancestralidade africana em diferentes territórios – urbanos e rurais –, impulsionando oportunidades de inclusão e protagonismo para as populações negras. Com foco na economia criativa, circular e sustentável, o programa também visa fortalecer os destinos turísticos de matriz afro-brasileira presentes no Mapa do Turismo.

Além disso, o Rotas Negras prevê ações voltadas à educação e sensibilização dos turistas sobre a história e a cultura afro-brasileira, à capacitação de comunidades locais na gestão dos seus produtos turísticos e ao enfrentamento de estereótipos, contribuindo para a autoestima das populações envolvidas.

O feriado de Páscoa (18 a 20.04), que este ano emenda com o feriado de Tiradentes (21.04), deve movimentar R$ 3,9 milhões em recursos, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Os municípios do Estado de São Paulo devem receber 2,4 milhões de turistas, o que representa 300 mil visitantes a mais do que no ano passado. A maior parte dos destinos (96%) espera receber visitantes de fora de seus limites e a taxa de ocupação hoteleira média será alta: 76,3% em média.

“O feriado prolongado é uma motivação extra para a realização de viagens. Os visitantes se sentem motivados a conhecer novos destinos e aproveitar as atrações locais, movimentando toda a cadeia do turismo, incluindo meios de hospedagens, restaurantes e comércio local”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Alguns destinos religiosos, como Aparecida, estarão completamente lotados, segundo a prefeitura, e municípios como Praia Grande e Batatais, com tradição na encenação da Paixão de Cristo, também esperam um grande fluxo de visitantes. Além deles, destinos de sol e praia, da Baixada Santista e o Litoral Norte devem registrar alta visitação.

O CIET ainda identificou iniciativas de sustentabilidade: 72% dos municípios turísticos têm iniciativas de conscientização ambiental, mais da metade deles (56%) possuem iniciativas para a mitigação de impactos do turismo e 67% se preocupam com o resgate ou preservação das tradições e da cultura local.

O outono chegou, trazendo consigo um clima ameno, paisagens deslumbrantes e a oportunidade perfeita para explorar o Brasil. Se você está em busca de um destino para aproveitar a estação, confira algumas sugestões:

Destinos no Brasil

  • Chapada Diamantina (Bahia): Com o início da seca, o outono é a época ideal para explorar as trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes da Chapada Diamantina.
  • Campos do Jordão (São Paulo): As paisagens montanhosas e o clima aconchegante de Campos do Jordão ficam ainda mais charmosos no outono. Aproveite para passear pelos parques, visitar o Museu Felícia Leirner e degustar os vinhos da região.
  • Petrópolis (Rio de Janeiro): As paisagens montanhosas e construções imperiais de Petrópolis ganham um charme especial no outono. Explore o centro histórico, visite o Museu Imperial e faça trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
  • Jalapão (Tocantins): O outono é a melhor época para visitar o Jalapão, quando o clima está mais ameno e as paisagens ficam ainda mais exuberantes. Explore as dunas, cachoeiras e fervedouros da região.

Dicas para aproveitar o outono no Brasil

  • Aproveite o clima ameno para fazer atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta.
  • Experimente os sabores da estação, como castanhas, pinhão, vinho e chocolate quente.
  • Visite festivais e eventos culturais que acontecem no outono, como a Oktoberfest em Blumenau e a Festa do Divino em Paraty.
  • Aproveite a baixa temporada para encontrar preços mais acessíveis em passagens aéreas e hospedagem.

O outono é a estação perfeita para explorar o Brasil e desfrutar de paisagens deslumbrantes, clima ameno e sabores deliciosos.