São Paulo Escola de Dança abre processo seletivo para Cursos Regulares e Livres de 2024

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Até o dia 27 de novembro ficam abertas as inscrições para diferentes cursos 100% gratuitos com início previsto para fevereiro

São Paulo Escola de Dança, Centro de Formação em Artes Coreográficas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa – abre Processo Seletivo para novas turmas de seus Cursos Regulares Cursos Livres. As inscrições vão até o dia 27 de novembro de forma online pelo site.
 

Os Cursos Regulares – para pessoas acima dos 16 anos que buscam profissionalização nas artes coreográficas –, são ofertados em sete opções, sendo Dança e PerformanceTécnicas da DançaProdução e Gestão CulturalMultimídias para DançaFigurino da DançaDramaturgia da Dança e Teatro Musical. Já os Cursos Livres promovem o acesso a linguagem da dança para população em geral e são ofertados em quatro diferentes opções, sendo elas Dança ContemporâneaDança ClássicaDanças Urbanas e Dança de Salão.
 

Todos os cursos da Escola são gratuitos, com 50% das vagas destinadas a pessoas vindas de contexto de baixa renda ou situação de vulnerabilidade social e/ou relacional e 20% voltadas a pessoas negras (pretas ou pardas) ou de origem indígena. Além disso, com o intuito de estimular a formação e proporcionar oportunidades aos estudantes dos Cursos Regulares, serão ofertadas no próximo semestre até 75 bolsas no valor de R$ 2.860. As pessoas matriculadas poderão pleitear o benefício em um processo seletivo interno.
 

"A abertura de novos processos seletivos é sempre um momento entusiasmante para nossa equipe. Nos preparamos para receber turmas de estudantes que passarão a construir junto conosco a história de uma dança cada vez mais viva e potente", fala Inês Bogéa, diretora artística e educacional da Escola. "A São Paulo Escola de Dança é um projeto comprometido em dar voz e espaço para a reflexão, aprendizado e troca de saberes entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização", completa.
 

SAIBA MAIS SOBRE CADA UM DOS CURSOS:

CURSOS REGULARES

Os Cursos Regulares são modulares, com duração de dois anos, perfazendo um total de 1.600 horas, com aulas no período matutino - de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e alguns sábados, das 8h às 12h -, e no período vespertino - de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e alguns sábados, das 8h às 12h. Todas as vagas são 100% gratuitas e visam capacitar pessoas a partir dos 16 anos completos, tanto no aspecto artístico, quanto técnico para que possam ocupar diferentes posições na cadeia produtiva da dança. As aulas são presenciais, na sede oficial, localizada no 3º andar do Complexo Júlio Prestes, no centro de São Paulo. Saiba mais sobre cada um dos Cursos:
 

Dança e Performance

Desenvolve propostas práticas, nas quais o futuro profissional busca desenvolver a capacidade de análise de um trabalho coreográfico, no âmbito da performance, identificando diferentes qualidades de movimento e formas de expressão, além de expor suas ideias sobre o próprio trabalho.
 

Técnicas da Dança

Além de conteúdos relacionados ao corpo e movimento, o curso busca o desenvolvimento da consciência corporal e de habilidades técnicas e expressivas, percorrendo estudos sobre: tempo, frase, ritmo e duração do movimento; estruturação do movimento no espaço; anatomia e fisiologia do movimento.
 

Produção e Gestão Cultural

Com ênfase no planejamento estratégico, elaboração de projetos, produção executiva, captação de recursos, gestão financeira e avaliação sistêmica, o estudante terá uma formação conectada com os desafios de produzir e empreender com sustentabilidade na área cultural e sobre o potencial protagonismo da dança na economia criativa e cultura digital.
 

Teatro Musical

Este curso tem como objetivo formar profissionais da dança nos três segmentos artísticos que estruturam o musical: dança, canto e atuação, a partir de técnicas específicas. Com ênfase em dança, desenvolve propostas práticas e multidisciplinares como instrumento de aprendizado e desenvolvimento criativo de montagens, criações e remontagens de obras do gênero.
 

Dramaturgia da Dança
Com objetivo de formar profissionais – coreógrafos, dramaturgistas e diretores – capazes de desenvolver atividades ligadas à criação e à execução artística da dança, o curso aborda diferentes processos criativos, gêneros e estilos de composição cênica para a dança, com técnicas de criação e preparação corporal e musical, elaborando recursos coreográficos em diferentes espaços, formatos e mídias através da dança.

As ementas e detalhes sobre cada um dos cursos acima mencionados estão disponíveis no site.
 

CURSOS LIVRES

Os Cursos Livres têm por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral (a partir dos 13 anos), por meio dos cursos de Dança Clássica, Danças Urbanas, Dança de Salão e Dança Contemporânea. Os cursos são semestrais, com duração de um ano, perfazendo um total de 76 horas por semestre, além de atividades extracurriculares, previamente organizadas, que visam ampliar as experiências artísticas e pedagógicas dos estudantes. As aulas são presenciais, na sede oficial, localizada no 3º andar do Complexo Júlio Prestes, no centro de São Paulo. Confira mais sobre cada um dos Cursos:
 

Dança Clássica
Datas e horários: terças e quintas, das 19h às 21h

No curso de dança clássica a metodologia que será abordada visa que o aluno possa descobrir o corpo e sua mobilidade por meio de propostas que trabalhem o alinhamento, o equilíbrio, a memória, a flexibilidade, a postura, a aceitação, a percepção, sem contar a sua capacidade de coordenação motora, musicalidade, noção de espaço, lateralidade, concentração, tônus muscular, criatividade, organização do movimento no espaço e tempo, entre outros aspectos.
 

Danças Urbanas

Datas e horários: terças e quintas, das 19h às 21h

A partir das referências socioculturais dos alunos, o curso de danças urbanas apresenta um leque de possibilidades artísticas e de corpo que se encontram dentro desse estilo passando pelo locking, wacking, vogue, popping, waving, hip hop, freestyle, house, entre outros, em um diálogo com a música, as expressões artísticas de rua, as rodas de improvisação e criação, que acentuam o seu desenvolvimento motor, rítmico, espacial e de expressão.
 

Dança de Salão

Datas e horários: segundas e quartas, das 19h às 21h

O curso tem como foco o ensino dos vários ritmos de dança: samba, forró, bolero, entre outros.
 

Dança Contemporânea

Datas e horários: segundas e quartas, das 19h às 21h

Com foco em consciência corporal, autonomia, qualidade de movimento, criação, improvisação e interpretação, o curso de dança contemporânea proporciona ao estudante o entendimento de diferentes linhas de dança e territórios nos quais se insere essa linguagem, como a dança contemporânea brasileira, americana, canadense, européia entre outras.

As ementas e detalhes sobre cada um dos cursos acima mencionados estão disponíveis no site.
 

SERVIÇO

Processo Seletivo – Cursos Regulares e Livres – 1º semestre 2024

São Paulo Escola de Dança

Inscrições: até 27 de novembro

Início das aulas: fevereiro de 2024

Endereço: R. Mauá, 51, 3º andar - Luz - São Paulo - SP

Link Edital | Cursos Regulares: Link

Link Edital | Cursos Livres: Link

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"Fábulas Fabulosas" aborda temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e relação com mundo digital; obra será lançada dia 22 de junho em São Paulo

Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história ("O Ladrão do Tempo") finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.

A obra será lançada na Bienal do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, a autora estará no espaço do coletivo Escreva, Garota em sessão de autógrafos das 13h às 15h, e no dia 19, às 11h, no estande da editora Arpillera. Já a participação na Feira do Livro de São Paulo será no dia 22 de junho, das 12h às 14h. E na Flip, o lançamento está confirmado para 30 de julho, das 13h às 17h. Ambos no espaço do Escreva, Garota.

A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".

Celebração da imaginação infantil

"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.

O projeto é profundamente pessoal: "'Fábulas' é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".

O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.

Escritora, que também é roteirista, transporta seus ambientes de trabalho para dentro de uma trama recheada de amor e segundas chances

“De inimigos a amantes”, em poucas palavras, é o que define o cerne de “O Roteiro do Amor” (Verus Editora), quinto livro da escritora e roteirista Ray Tavares, que traz para dentro das páginas da obra dois universos muito familiares para ela: a literatura e o audiovisual. O livro foi o destaque da quinta caixa do Clube de Romance da Verus e, posteriormente, estará disponível  para venda nas principais livrarias e marketplaces.

Verônica Nakamura, protagonista de “O Roteiro do Amor”, é uma autora que não abre mão de nenhuma cena da sua história. Em seu caminho, porém, aparece um roteirista arrogante que topa o trabalho aparentemente impossível de fazer o filme baseado no seu mais recente livro. Será que passar um mês morando juntos vai amolecer o coração dos dois?

 

Foi muito gostoso poder fazer um romance entre uma autora e um roteirista, mundos que a primeira vista podem parecer similares, mas que são tão diferentes. Pude explorar um pouco as delícias e os perrengues de ambas as carreiras!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Prestes a dar fim à tentativa de fazer a adaptação, em caráter de última tentativa para não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que ‘A trilha do coração’ ganhe as telas.

Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?

 

Estamos acostumados a consumir romances sobre os bastidores da literatura e do audiovisual norte-americano; eu quis trazer uma visão brasileiras dessas indústrias, e, quem sabe, inspirar mais autores a ambientarem suas histórias no Brasil, e, quem sabe, se interessarem em trabalhar na área!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Neste, que é seu livro mais “adulto”, Ray busca atingir públicos mais maduros com diálogos e cenas mais picantes. “Acredito que o público que lê meus livros cresceu, amadureceu e, com isso, minha escrita pode seguir esse mesmo rumo”, esclarece a autora. “O Roteiro do Amor”, diferente de seus lançamentos anteriores, feitos pela Galera Record, agora, é lançado pela Verus, selo romântico do Grupo Editorial Record.

 

 

Serviço:

Livro: O Roteiro do Amor

Autora: Ray Tavares (@rayctjay)

Páginas: 294