São Paulo Escola de Dança abre processo seletivo para Cursos Regulares e Livres de 2024

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Até o dia 27 de novembro ficam abertas as inscrições para diferentes cursos 100% gratuitos com início previsto para fevereiro

São Paulo Escola de Dança, Centro de Formação em Artes Coreográficas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa – abre Processo Seletivo para novas turmas de seus Cursos Regulares Cursos Livres. As inscrições vão até o dia 27 de novembro de forma online pelo site.
 

Os Cursos Regulares – para pessoas acima dos 16 anos que buscam profissionalização nas artes coreográficas –, são ofertados em sete opções, sendo Dança e PerformanceTécnicas da DançaProdução e Gestão CulturalMultimídias para DançaFigurino da DançaDramaturgia da Dança e Teatro Musical. Já os Cursos Livres promovem o acesso a linguagem da dança para população em geral e são ofertados em quatro diferentes opções, sendo elas Dança ContemporâneaDança ClássicaDanças Urbanas e Dança de Salão.
 

Todos os cursos da Escola são gratuitos, com 50% das vagas destinadas a pessoas vindas de contexto de baixa renda ou situação de vulnerabilidade social e/ou relacional e 20% voltadas a pessoas negras (pretas ou pardas) ou de origem indígena. Além disso, com o intuito de estimular a formação e proporcionar oportunidades aos estudantes dos Cursos Regulares, serão ofertadas no próximo semestre até 75 bolsas no valor de R$ 2.860. As pessoas matriculadas poderão pleitear o benefício em um processo seletivo interno.
 

"A abertura de novos processos seletivos é sempre um momento entusiasmante para nossa equipe. Nos preparamos para receber turmas de estudantes que passarão a construir junto conosco a história de uma dança cada vez mais viva e potente", fala Inês Bogéa, diretora artística e educacional da Escola. "A São Paulo Escola de Dança é um projeto comprometido em dar voz e espaço para a reflexão, aprendizado e troca de saberes entendendo a diversidade de corpos e estéticas como premissas da formação e profissionalização", completa.
 

SAIBA MAIS SOBRE CADA UM DOS CURSOS:

CURSOS REGULARES

Os Cursos Regulares são modulares, com duração de dois anos, perfazendo um total de 1.600 horas, com aulas no período matutino - de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e alguns sábados, das 8h às 12h -, e no período vespertino - de segunda à sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e alguns sábados, das 8h às 12h. Todas as vagas são 100% gratuitas e visam capacitar pessoas a partir dos 16 anos completos, tanto no aspecto artístico, quanto técnico para que possam ocupar diferentes posições na cadeia produtiva da dança. As aulas são presenciais, na sede oficial, localizada no 3º andar do Complexo Júlio Prestes, no centro de São Paulo. Saiba mais sobre cada um dos Cursos:
 

Dança e Performance

Desenvolve propostas práticas, nas quais o futuro profissional busca desenvolver a capacidade de análise de um trabalho coreográfico, no âmbito da performance, identificando diferentes qualidades de movimento e formas de expressão, além de expor suas ideias sobre o próprio trabalho.
 

Técnicas da Dança

Além de conteúdos relacionados ao corpo e movimento, o curso busca o desenvolvimento da consciência corporal e de habilidades técnicas e expressivas, percorrendo estudos sobre: tempo, frase, ritmo e duração do movimento; estruturação do movimento no espaço; anatomia e fisiologia do movimento.
 

Produção e Gestão Cultural

Com ênfase no planejamento estratégico, elaboração de projetos, produção executiva, captação de recursos, gestão financeira e avaliação sistêmica, o estudante terá uma formação conectada com os desafios de produzir e empreender com sustentabilidade na área cultural e sobre o potencial protagonismo da dança na economia criativa e cultura digital.
 

Teatro Musical

Este curso tem como objetivo formar profissionais da dança nos três segmentos artísticos que estruturam o musical: dança, canto e atuação, a partir de técnicas específicas. Com ênfase em dança, desenvolve propostas práticas e multidisciplinares como instrumento de aprendizado e desenvolvimento criativo de montagens, criações e remontagens de obras do gênero.
 

Dramaturgia da Dança
Com objetivo de formar profissionais – coreógrafos, dramaturgistas e diretores – capazes de desenvolver atividades ligadas à criação e à execução artística da dança, o curso aborda diferentes processos criativos, gêneros e estilos de composição cênica para a dança, com técnicas de criação e preparação corporal e musical, elaborando recursos coreográficos em diferentes espaços, formatos e mídias através da dança.

As ementas e detalhes sobre cada um dos cursos acima mencionados estão disponíveis no site.
 

CURSOS LIVRES

Os Cursos Livres têm por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral (a partir dos 13 anos), por meio dos cursos de Dança Clássica, Danças Urbanas, Dança de Salão e Dança Contemporânea. Os cursos são semestrais, com duração de um ano, perfazendo um total de 76 horas por semestre, além de atividades extracurriculares, previamente organizadas, que visam ampliar as experiências artísticas e pedagógicas dos estudantes. As aulas são presenciais, na sede oficial, localizada no 3º andar do Complexo Júlio Prestes, no centro de São Paulo. Confira mais sobre cada um dos Cursos:
 

Dança Clássica
Datas e horários: terças e quintas, das 19h às 21h

No curso de dança clássica a metodologia que será abordada visa que o aluno possa descobrir o corpo e sua mobilidade por meio de propostas que trabalhem o alinhamento, o equilíbrio, a memória, a flexibilidade, a postura, a aceitação, a percepção, sem contar a sua capacidade de coordenação motora, musicalidade, noção de espaço, lateralidade, concentração, tônus muscular, criatividade, organização do movimento no espaço e tempo, entre outros aspectos.
 

Danças Urbanas

Datas e horários: terças e quintas, das 19h às 21h

A partir das referências socioculturais dos alunos, o curso de danças urbanas apresenta um leque de possibilidades artísticas e de corpo que se encontram dentro desse estilo passando pelo locking, wacking, vogue, popping, waving, hip hop, freestyle, house, entre outros, em um diálogo com a música, as expressões artísticas de rua, as rodas de improvisação e criação, que acentuam o seu desenvolvimento motor, rítmico, espacial e de expressão.
 

Dança de Salão

Datas e horários: segundas e quartas, das 19h às 21h

O curso tem como foco o ensino dos vários ritmos de dança: samba, forró, bolero, entre outros.
 

Dança Contemporânea

Datas e horários: segundas e quartas, das 19h às 21h

Com foco em consciência corporal, autonomia, qualidade de movimento, criação, improvisação e interpretação, o curso de dança contemporânea proporciona ao estudante o entendimento de diferentes linhas de dança e territórios nos quais se insere essa linguagem, como a dança contemporânea brasileira, americana, canadense, européia entre outras.

As ementas e detalhes sobre cada um dos cursos acima mencionados estão disponíveis no site.
 

SERVIÇO

Processo Seletivo – Cursos Regulares e Livres – 1º semestre 2024

São Paulo Escola de Dança

Inscrições: até 27 de novembro

Início das aulas: fevereiro de 2024

Endereço: R. Mauá, 51, 3º andar - Luz - São Paulo - SP

Link Edital | Cursos Regulares: Link

Link Edital | Cursos Livres: Link

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil