Espro capacita 420 adolescentes vulneráveis na região da Brasilândia em 2023

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) tem apoio do CONDECA e conta com o patrocínio da Elo e da Consigaz

 O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica que há 44 anos ajuda a inserir adolescentes no mundo do trabalho, em parceria com Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), desenvolveu um projeto anual de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), totalmente gratuito, para capacitar adolescentes em vulnerabilidade, com idades entre 14 e 17 anos, moradores da região da Brasilândia.

O curso, composto por sete ciclos, se estende de fevereiro a dezembro e acontece na unidade do Espro em Itaguaçu. Até o momento, cinco ciclos já aconteceram, capacitando 60 novos jovens a cada ciclo, totalizando até o momento 300 adolescentes impactados. Cada etapa conta com duas turmas, uma no período da manhã e outra à tarde, com 30 alunos em cada. Os dois últimos ciclos estão com inscrições abertas. Os adolescentes interessados podem realizar as inscrições pessoalmente na unidade. O sexto ciclo acontece entre os dias 26 de setembro e 1o de novembro, enquanto o sétimo vai de 07 de novembro a 15 de dezembro.

A Brasilândia foi a região escolhida para o projeto, pois é um dos dez distritos mais vulneráveis de São Paulo, levando-se em consideração critérios como trabalho e renda, habitação, educação, saúde, direitos humanos e mobilidade, de acordo com o Mapa de Desigualdade da Rede Nossa São Paulo.

FMT

O curso de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro é totalmente gratuito e focado no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas pelas empresas. Temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito serão trabalhados nesta formação. Os participantes também terão acesso a conhecimentos de marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais.

As atividades são diárias, de segunda a sexta, e duram 4 horas. A carga horária total é de 100 horas.

O curso conta com o patrocínio da Elo e da Consigaz.

 

Oficinas de Arte e Cultura Preta

Além da capacitação profissional, os adolescentes que participam do FMT podem se inscrever em oficinas de arte e cultura preta. Essas oficinas são voltadas à cultura e tradições negras, abordando cinco temas: Literatura, Artes Visuais, Música, Dança e Teatro. Até o momento, já aconteceram as oficinas de Literatura e Artes Visuais, tendo como previsão a formação de 60 adolescentes.

 

Oficinas de Geração de Renda

O projeto prevê ainda a oferta das Oficinas de Geração de Renda para a população da comunidade e os pais dos adolescentes atendidos durante a realização das turmas FMT. As inscrições podem ser realizadas na unidade de Itaguaçu. A quantidade de oficinas e os temas são definidos ao início de cada ciclo.

Até o momento, 115 pessoas entre pais e moradores da comunidade dos adolescentes já participaram das oficinas.

 

Serviço

Local: Polo Itaguaçu, Av. Arquiteto Roberto Aflalo, 31. Jardim Peri

7º Ciclo: 07/11 a 15/12

Oficinas de arte e cultura preta:

  • Teatro 24 e 26/10 e 7 e 9/11.

Mais informações pelo telefone: (11) 98626-7888.

 

Oficinas de Geração de Renda:

Os temas das últimas oficinas estão em fase final de definição.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil