Cases de Sucesso: Curso de Qualificação profissional da Prefeitura de São Paulo, na área da Tecnologia, abre portas para o empreendedorismo e aprimoramento profissional

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Barbeiro, que concluiu o curso de ciências de dados, afirma que técnicas abordadas foram cruciais para tomada de decisões e investimento em seu negócio. 

O curso de Tecnologia, promovido pela Fundação Paulistana, visa possibilitar aos munícipes o desenvolvimento de competências, conhecimentos e habilidades voltados para a Tecnologia da Informação e Comunicação. O projeto, ministrado no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), atua desde maio/2023 e já realizou a certificação de mais 170 alunos.

 

Daniel Barbosa, 30 anos, é Barbeiro na região da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, se especializou no módulo de Ciência de Dados e Business Intelligence. O aluno relata que ingressou no curso com a intenção de se aprimorar em sua profissão e dessa forma ter destaque na área.

 

"Entrei neste curso com o intuito de desenvolver melhor a minha profissão, e sem dúvidas ele abrange muita coisa que auxilia para isso. Eu pude aprender como tomar decisões, organizar meu dia a dia e até mesmo fazer investimentos na minha empresa, que hoje é outra após a minha participação no curso." diz Daniel

 

SOBRE O CURSO:

Oferecido pela Fundação Paulistana, o curso visa capacitar maiores de 16 anos na área da Tecnologia da Informação, é dividido em dois ciclos complementares, sendo eles:

  • Ciclo I (40 horas): Ciclo base para entendimento e aproveitamento do ciclo de qualificação e do conteúdo de forma integral pelos alunos. Abordará os seguintes temas:

- Lógica de programação linear e orientada a objetos, com definições e conceitos.

- Algoritmos, incluindo estrutura, fases e funcionalidades, representados em fluxograma e pseudocódigo.

- Variáveis, constantes e tipos de dados, juntamente com entrada, saída e processamento.

- Operadores aritméticos, relacionais e lógicos.

- Estruturas de decisão, sequencial, condicional, repetição, vetores e matrizes.

- Aplicação prática usando uma ferramenta para desenvolvedores focada em HTML, banco de dados e aplicativos computacionais e jogos/animações.

  • Ciclo II (80 horas): Após a realização do Ciclo I, os alunos terão acesso as seguintes qualificações:

- Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Mobile com Sistema mobile.

- Introdução ao Desenvolvimento de Sistemas com lógica de programação.

- Introdução à Ciência de Dados e Business Intelligence.

- Introdução à Administração de Banco de Dados.

- Introdução ao desenvolvimento de jogos digitais com Unity.

- Introdução à Defesa Cibernética e à Lei Geral de Proteção de Dados.

 

"Essa iniciativa da Fundação Paulistana em trazer cursos gratuitos para a Cidade Tiradentes tem modificado não só a minha, mas também a vida de muitos outros moradores do bairro." enfatiza o barbeiro, que há 7 anos tem seu negócio localizado na Zona Leste. O curso de Tecnologia é uma iniciativa gratuita que além de oferecer acesso a diversos recursos na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), por meio de aulas práticas e teóricas, está localizado em um local de fácil acesso para os moradores do distrito, aumentando as possibilidades de participação.

 

Atualmente a qualificação na área da Tecnologia da Informação proporciona conhecimentos relevantes e habilidades técnicas que podem gerar grandes oportunidades para os alunos, uma vez que, a demanda por profissionais de tecnologia está em crescimento constante e oferece possibilidades para a população ingressar em setores promissores aumentando suas perspectivas financeiras. Sendo assim, a iniciativa proposta pela Fundação Paulistana é um caminho para ingressar no setor, que contribui para o empreendedorismo e trabalho autônomo, como o de Daniel Barbosa que finaliza o depoimento afirmando "Após este curso eu sou um profissional melhor".

 

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil