Setor artístico em evidência: mais de 70% dos estudantes formados na SP Escola de Teatro estão empregados

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Centro de Formação das Artes do Palco encerra hoje inscrições para Processo Seletivo Complementar para 33 vagas em cursos técnicos gratuitos   

O setor artístico está em evidência diante da evolução e crescimento do mercado de trabalho. Além das grandes emissoras e companhias de teatro, hoje os profissionais ainda podem buscar oportunidades por meio das plataformas de streaming e novos espaços. O aumento no número de vagas também é destacado em pesquisa realizada pela SP Escola de Teatro, apontando que mais de 70% dos estudantes formados no centro institucional estão empregados.   

Para Ivam Cabral, diretor da escola, os profissionais do setor artístico com formação são altamente desejados pelo mercado de trabalho, em todas as instâncias, independente do curso ou perfil. "Temos estudantes formados em Atuação e Dramaturgia que hoje atuam ou escrevem séries para plataformas como Netflix, HBO e Amazon. Temos alunos egressos de Técnicas de Palco e Sonoplastia, por exemplo, trabalhando no Theatro Municipal de São Paulo, em produtoras, em espaços culturais, assim como em coletivos teatrais de pequeno ou médio porte", afirma.   

A SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco foi fundada em 2010 com o objetivo de implementar um sistema pedagógico inovador que contemplasse as especificidades das artes do palco no século XXI. "Desse modo, temos um processo seletivo amplamente acessível, em que as habilidades e potências criativas são avaliadas em primeiro plano", explica Ivam.   

Todos os cursos da escola são gratuitos e estudantes em situação de vulnerabilidade social podem pleitear bolsas de auxílio. "Nós somos uma escola com um amplo perfil étnico e socioeconômico, como toda instituição de ensino que se pretende representativa e legítima deveria ser", afirma o diretor do Centro de Formação das Artes do Palco.   

 

Inscrições  

O Centro de Formação das Artes do Palco está com inscrições abertas até hoje (29/02) para cursos técnicos gratuitos. O Processo Seletivo Complementar está sendo realizado pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec, e o certame prevê um total de 33 vagas, para candidatos de nível Médio completo. As linhas de estudo são: Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco.  

De acordo com Ivam Cabral, diretor da instituição, os estudantes aprovados irão estudar em uma das principais instituições de ensino das artes do palco da América Latina. Considerando ainda que a SP Escola de Teatro estabelece, desde a sua fundação, parcerias com universidades e grupos de países como África do Sul, Alemanha, Bolívia, Cabo Verde, Cingapura, Colômbia, Cuba, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Inglaterra, Polônia, Portugal, Suécia e Suíça.   

"Além disso, todos os cursos têm um caráter polivalente. Um iluminador formado pela SP Escola de Teatro tem competência para trabalhar em muitas funções e posições, tais como shows musicais, instalação de exposições e feiras, sejam elas artísticas ou não", destaca.   

As inscrições para o Processo Seletivo custam R$ 85,00 e devem ser realizadas até o dia 29 de fevereiro pelo site www.fundatec.org.br. O edital pode sofrer alterações e as atualizações podem ser acompanhadas pelo mesmo site.    

Para os estudantes interessados em participar da seleção, o diretor da SP Escola de Teatro ressalta: "tenham força de vontade, ousadia, criatividade, sejam pessoas boas, tolerantes, solidárias com seus pares, porque o teatro funciona como uma grande família. Dediquem-se para realizar um bom processo seletivo que eu posso garantir que, se aprovados, terão acesso a uma escola bem equipada; com um sistema pedagógico inovador e equipe qualificada".   

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo atendimento on-line (WhatsApp 51 3320.1000), pelo formulário no link contato.fundatec.org.br, a qualquer momento, ou pelos telefones (51) 3320.1043, para Porto Alegre e DDD 51, e 0800 035 2000, para interior e outros Estados, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil