Programa de Educação Ambiental Aprendendo com a Mata Atlântica abre inscrições para escolas no primeiro semestre de 2024

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Fundação SOS Mata Atlântica e Grupo HEINEKEN oferecem experiências sobre o bioma a turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Estão abertas as pré-inscrições para o programa Aprendendo com a Mata Atlântica, iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica e do Grupo HEINEKEN que tem como objetivo proporcionar experiências na natureza a estudantes e formação a professores de 10 escolas selecionadas, como forma de ampliar aprendizados socioambientais e possibilitar reflexões sobre as relações do ser humano com o meio.

Entre março e junho de 2024 serão realizadas atividades na sede da Fundação, em Itu (SP), onde funciona o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Grupo HEINEKEN, em ambientes como a trilha, o centro de interpretação e o Espaço Educativo Snoopy e sua Turma na Mata Atlântica. Além disso, ao longo destes meses, os educadores e estudantes deverão desenvolver um projeto de intervenção socioambiental na escola ou comunidade do entorno, com o objetivo de despertar o olhar da comunidade escolar para o seu ambiente.

As pré-inscrições estão abertas até dia 06 de março neste link. As escolas selecionadas receberão a confirmação da seleção no dia 08 de março, por e-mail. 

Lançado em 2010, o Aprendendo com a Mata Atlântica já envolveu mais de 50 mil pessoas em atividades de educação ambiental. "O programa busca estimular o participante a compreender que a Mata Atlântica está aqui, é a nossa casa e que, além de conhecer, é preciso entender as relações existentes", explica Kelly De Marchi, coordenadora do programa. Como forma de ampliar o debate na escola, ele visa não somente a vivência e formação, como se propõe a instigar o pensamento crítico e colocar em prática ações que podem contribuir com o ambiente da escola ou do entorno.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil