Centro Universitário Facens abre inscrições de vestibular para curso de Medicina que visa revolucionar o futuro da profissão

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Além de ter aulas com professores renomados, os estudantes terão acesso a laboratórios com recursos inovadores e tecnologias de ponta; Instituição é reconhecida pela excelência no ensino e por ter nota máxima no MEC em todos os cursos de graduação oferecidos
 

O Centro Universitário Facens, referência nacional em metodologias inovadoras de educação nas áreas de engenharia, tecnologia, arquitetura e saúde, está com inscrições abertas para a seleção da primeira turma do curso de Medicina até às 23h59 do dia 13 de março. Estão disponíveis 60 vagas e as aulas terão início em abril, ainda no primeiro semestre de 2024, no Smart Campus localizado em Sorocaba (SP). A prova será realizada presencialmente na tarde de 17 de março e os interessados também podem utilizar a nota do ENEM para realizar o processo seletivo.
 

Com 47 anos de história, a Instituição é reconhecida nacional e internacionalmente pelos cursos oferecidos nas áreas de exatas e saúde. É nota máxima (5) no Ministério da Educação (MEC) nos cursos de Engenharia, Tecnologia e Saúde, acumula 43 estrelas no Guia da Faculdade (Quero Educação/Estadão), prezando pela qualidade do ensino, desenvolvimento e uso de tecnologias de ponta e inovação em seus laboratórios. Além de ser um Smart Campus com 100 mil m² de área e contar com mais de quatro mil alunos de graduação, 600 estudantes de pós-graduação e mais de oito mil profissionais já formados.
 

De acordo com a Pró-Reitora de Ciências da Saúde, Patrícia Klahr, o novo curso já era esperado e atende uma crescente demanda por profissionais capazes de utilizarem as mais modernas práticas a seu favor e que possam se dedicar a atender o paciente de forma humanizada, com um olhar integral para suas necessidades de saúde, primando pela promoção da saúde e qualidade de vida e prevenção de doenças. "Construímos uma proposta inovadora, focada no futuro da saúde, e trazemos diferenciais para oferecer aos estudantes experiências e imersões completas, além de desenvolver habilidades 'soft skills' não abrimos mão de desenvolver fortemente as 'hard skills', aliando recursos tecnológicos e conceitos de humanização em todos os contextos. Desta forma, teremos profissionais preparados para oferecer um tratamento eficaz, humano e seguro", destaca.
 

O Centro Universitário Facens promove práticas que visam desenvolver cidadãos conscientes, por meio de atividades extracurriculares que fomentam pesquisas, extensão, inovações, bem-estar de alunos e colaboradores e impacto social. É também o 1º Campus 5G do Estado de São Paulo, está entre as top 10 universidades brasileiras e é a 2ª entre as privadas, no ranking internacional de sustentabilidade UI Green Metrics, além de ser signatário do Pacto Global da ONU ranking internacional anual do desempenho de sustentabilidade de instituições de ensino, um exemplo de comprometimento com a qualidade educacional e o desenvolvimento da sociedade.
 

One Health

Assim como outros cursos da área de saúde, a Medicina Facens seguirá o conceito "One Health", que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental. Essa abordagem holística será aplicada para permitir que os alunos compreendam as diversas causas e consequências das doenças, promovendo uma visão mais ampla da saúde e do bem-estar, com foco na qualidade de vida.
 

Ainda segundo a Pró-Reitora, serão utilizadas as metodologias TBL (Team Based Learning, ou seja, a Aprendizagem Baseada em Equipes) e simulação clínica, essenciais para o desenvolvimento de profissionais completamente preparados para os desafios do século XXI. "Essa abordagem garante uma formação médica de qualidade, focada nas necessidades de saúde da população e em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Medicina e os preceitos do SUS, assim como habilita o futuro profissional a atuar colaborativamente em equipe", explica.
 

Além disso, por meio do Laboratório de Colaboração Socioemocional (Enlace), a Instituição oferece a todos os estudantes um programa inovador que visa o bem-estar, o florescimento e a saúde mental. Com uma abordagem de ensino de autoinstrução, o programa promove a construção conjunta do conhecimento, com apoio dos docentes. Uma das principais iniciativas do laboratório é o "Metrô", um sistema gamificado que permite aos estudantes se autoavaliarem e acompanharem seu desempenho durante toda a graduação. "O desenvolvimento de competências socioemocionais e florescimento humano são diferenciais que permearão toda a jornada acadêmica, tornando o ambiente favorável ao aprendizado e garantindo que estejam preparados para a vida profissional", conclui Patrícia.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil