ACESSA divulga a 3ª edição do Prêmio Autocuidado em Saúde

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Iniciativa é voltada para profissionais e instituições com o objetivo de destacar projetos que promovem conscientização sobre Autocuidado e qualidade de vida

Prevenir doenças, adotar hábitos saudáveis, aprofundar conhecimentos sobre o uso responsável de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e discernir informações de qualidade sobre saúde física e mental - são alguns dos temas centrais da edição 2024 do Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA. O intuito é selecionar e divulgar campanhas, programas, cartilhas, guias, estudos e pesquisas relacionados ao conceito de Autocuidado, qualidade de vida e escolhas saudáveis.

Destinado a profissionais do setor público, privado, terceiro setor e startups do país, o prêmio possui três categorias - Comunicação em Saúde e Autoconhecimento; Promoção à Saúde; e Uso Racional de MIPs & Outros Produtos -, além de um reconhecimento especial cujos critérios serão divulgados em breve.

"Estamos extremamente entusiasmados em lançar a terceira edição deste prêmio. Ao longo das versões anteriores, testemunhamos iniciativas transformadoras que têm impactado positivamente a saúde e o bem-estar das pessoas, promovendo a autonomia e o conhecimento em Autocuidado. Nesta nova fase, esperamos receber ainda mais projetos inovadores e inspiradores, que contribuam para fortalecer o conceito de Autocuidado em saúde. Estamos ansiosos para reconhecer e premiar os esforços que estão fazendo a diferença em nossa comunidade e esperamos continuar incentivando e apoiando essas iniciativas para ajudar todas as pessoas a terem uma qualidade de vida melhor", comenta Marli Sileci, presidente executiva da ACESSA.

Os trabalhos serão avaliados por um júri técnico em duas etapas. Na primeira, as notas definirão três finalistas de cada categoria, que serão divulgados nos sites da premiação, da ACESSA e da revista VEJA SAÚDE. Posteriormente, todos os jurados votarão para eleger os vencedores - estes serão anunciados em cerimônia a ser realizada em Brasília, em 10 de julho, mês em que é celebrado o Dia Internacional do Autocuidado.

Em 2023, a premiação reconheceu profissionais responsáveis por uma plataforma que apoia mulheres na jornada da maternidade, um guia digital para prevenir quedas em casa e um aplicativo que auxilia o cotidiano de pacientes com epilepsia. No Reconhecimento Especial, foi destacada uma ação que promove o investimento em educação para combater fake news em saúde.

Saiba mais sobre os vencedores do ano passado clicando aqui e não deixe de indicar seu trabalho nesta nova edição.

3º Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA

Saiba mais sobre as categorias


COMUNICAÇÃO EM SAÚDE E AUTOCONHECIMENTO


Contempla dois pilares do Autocuidado: informação em saúde e autoconhecimento & saúde mental. Está aberta a soluções para promover a capacidade dos indivíduos em obter e entender informações básicas sobre saúde, assim como a iniciativas em prol do bem-estar mental e autoconsciência.


PROMOÇÃO À SAÚDE


Baseada nos pilares atividade física, alimentação saudável, consciência de atitudes de risco e boa higiene, é destinada a campanhas e intervenções que visam evitar ou reduzir comportamentos que aumentem o risco de doenças ou morte e práticas pessoais ou ambientais que previnem a propagação de doenças. Abrange, ainda, pesquisas e demais iniciativas com foco em oferecer opções para vencer o sedentarismo e buscar uma dieta equilibrada.


USO RACIONAL DE MIPS & OUTROS PRODUTOS


Abrange soluções que se apoiem no pilar do uso racional e responsável de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e outros produtos e serviços para o Autocuidado, envolvendo o gerenciamento seguro e eficaz da saúde do indivíduo (e quaisquer doenças cotidianas ou condições menores), quando apropriado, utilizando-se de medicamentos, produtos ou serviços de modo racional e sem a necessidade de prescrição de um profissional de saúde.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil