Programa que é referência na formação de profissionais técnicos e de produção para as Artes Cênicas abre inscrições para cursos em nove localidade brasileiras

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Gratuito, o programa do ITB - Instituto do Teatro Brasileiro, oferece formação nas áreas de som, luz, palco e produção cultural para maiores de 18 anos, com o ensino médio completo. Em 2024, o projeto amplia a oferta de vagas. As inscrições estão abertas a partir 1º de abril

 

O projeto criado, em 2022, pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) para a formação de profissionais nas áreas técnicas das artes cênicas está em expansão em 2024, oferecendo quatro cursos de formação em nove localidades brasileiras. O programa de cursos profissionalizantes gratuitos - PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas abre inscrições neste ano para as cidades de Florianópolis (SC), Rio de Janeiro/Centro (RJ), Rio de Janeiro/Jacarepaguá (RJ), Baixada Fluminense (RJ), Recôncavo Baiano (BA), São Paulo (SP)/ Cidade Tiradentes, Mogi das Cruzes (SP), Poá/Ferraz de Vasconcelos (SP) e Ribeirão Preto (SP).

 

Tanto as inscrições quanto os cursos são gratuitos, e os interessados podem se inscrever a partir de 1º de abril no site do https://www.itb.art.br/. Podem participar do processo candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos.

 

O programa PTAC oferece 4 formações: Técnicas de Som, Técnicas de Luz, Técnicas de Palco e Produção Cultural. Cada cidade terá 80 vagas disponíveis, sendo 20 por especialização. O projeto começou em três cidades em 2022, formou 450 alunos em dois anos e se tornou referência de curso profissionalizante de curta duração com efetividade no mercado, deixando legado positivo pelos municípios por onde passou.

 

A missão é atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar, possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência. O programa apresentou um bom índice de empregabilidade dos alunos: 55% dos estudantes conseguiram emprego na área, em até 3 meses após estarem formados. O piso salarial dos técnicos que se formam é de R$2.200,00.

 

Quatro dessas localidades - precisamente Póa/Ferraz de Vasconcelos (SP), São Paulo/Cidade Tiradentes (SP), Baixada Fluminense (RJ) e Rio de Janeiro/Jacarepaguá (RJ), integram a Rede Gerando Falcões, organização social com quem o ITB formalizou parceria para desenvolvimento dos cursos. Essas edições são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura - com a proponência do Polo Cultural Gerando Falcões. A união do ITB com a Gerando Falcões vai permitir que as formações PTAC possam ser acessadas em comunidades mais vulneráveis.

 

Em Mogi das Cruzes (SP), o programa tem o patrocínio da EDP, com o apoio da Lei de Incentivo Estadual (Proac ICMS), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Ainda por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, o ITB conta com o Patrocínio da Karoon Energy, em seis localidades (Florianópolis, Rio de Janeiro/Centro, Jacarepaguá, Baixada Fluminense, São Paulo/Cidade Tiradentes e Poá/Ferraz de Vasconcelos), e o patrocínio da REDE no Recôncavo Baiano (BA).

 

Além da ampliação das localidades, neste ano o ITB lançou o PTAC CONTINUADO, um programa voltado para os alunos que já se formaram no PTAC, em anos anteriores. A iniciativa da comunidade visa identificar, junto aos ex-alunos, outras possibilidades de aprendizagem e de trabalho. O programa vai ajudar os alunos a se atualizarem em técnicas e tecnologias de som e luz, por exemplo, como em mudanças de legislação no caso da produção. "Além disso, vamos trazer mentorias, ensiná-los a fazer currículo e fazer ponte entre eles e empresas com vagas abertas", diz Gabriel Fontes Paiva, presidente do ITB.

 

Segundo o coordenador pedagógico André Prado, "o objetivo do programa PTAC é criar pontes entre as várias formas do fazer teatral através de professores convidados e profissionais de excelência das diversas regiões do Brasil. Com eles e, a cada aula, percebemos o quanto somos parecidos mesmo sendo diferentes, pois, o que fazemos, tem um ponto comum em qualquer lugar do mundo: a essência do trabalho em grupo."

 

Cursos

Os 4 cursos são divididos em 4 módulos cada, com duração total de 110 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador.

 

O período de formação vai de junho a dezembro de 2024, com aulas presenciais em equipamentos culturais diversos, nas cidades parceiras. Em determinados momentos do curso, algumas aulas serão online, acontecendo simultaneamente para todos os cursos, entre todas as cidades, para promover um intercâmbio de aprendizado e vivência entre todos os alunos.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil