Programa que é referência na formação de profissionais técnicos e de produção para as Artes Cênicas abre inscrições para cursos em nove localidade brasileiras

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Gratuito, o programa do ITB - Instituto do Teatro Brasileiro, oferece formação nas áreas de som, luz, palco e produção cultural para maiores de 18 anos, com o ensino médio completo. Em 2024, o projeto amplia a oferta de vagas. As inscrições estão abertas a partir 1º de abril

 

O projeto criado, em 2022, pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) para a formação de profissionais nas áreas técnicas das artes cênicas está em expansão em 2024, oferecendo quatro cursos de formação em nove localidades brasileiras. O programa de cursos profissionalizantes gratuitos - PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas abre inscrições neste ano para as cidades de Florianópolis (SC), Rio de Janeiro/Centro (RJ), Rio de Janeiro/Jacarepaguá (RJ), Baixada Fluminense (RJ), Recôncavo Baiano (BA), São Paulo (SP)/ Cidade Tiradentes, Mogi das Cruzes (SP), Poá/Ferraz de Vasconcelos (SP) e Ribeirão Preto (SP).

 

Tanto as inscrições quanto os cursos são gratuitos, e os interessados podem se inscrever a partir de 1º de abril no site do https://www.itb.art.br/. Podem participar do processo candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos.

 

O programa PTAC oferece 4 formações: Técnicas de Som, Técnicas de Luz, Técnicas de Palco e Produção Cultural. Cada cidade terá 80 vagas disponíveis, sendo 20 por especialização. O projeto começou em três cidades em 2022, formou 450 alunos em dois anos e se tornou referência de curso profissionalizante de curta duração com efetividade no mercado, deixando legado positivo pelos municípios por onde passou.

 

A missão é atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar, possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência. O programa apresentou um bom índice de empregabilidade dos alunos: 55% dos estudantes conseguiram emprego na área, em até 3 meses após estarem formados. O piso salarial dos técnicos que se formam é de R$2.200,00.

 

Quatro dessas localidades - precisamente Póa/Ferraz de Vasconcelos (SP), São Paulo/Cidade Tiradentes (SP), Baixada Fluminense (RJ) e Rio de Janeiro/Jacarepaguá (RJ), integram a Rede Gerando Falcões, organização social com quem o ITB formalizou parceria para desenvolvimento dos cursos. Essas edições são viabilizadas pela Lei de Incentivo à Cultura - com a proponência do Polo Cultural Gerando Falcões. A união do ITB com a Gerando Falcões vai permitir que as formações PTAC possam ser acessadas em comunidades mais vulneráveis.

 

Em Mogi das Cruzes (SP), o programa tem o patrocínio da EDP, com o apoio da Lei de Incentivo Estadual (Proac ICMS), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Ainda por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, o ITB conta com o Patrocínio da Karoon Energy, em seis localidades (Florianópolis, Rio de Janeiro/Centro, Jacarepaguá, Baixada Fluminense, São Paulo/Cidade Tiradentes e Poá/Ferraz de Vasconcelos), e o patrocínio da REDE no Recôncavo Baiano (BA).

 

Além da ampliação das localidades, neste ano o ITB lançou o PTAC CONTINUADO, um programa voltado para os alunos que já se formaram no PTAC, em anos anteriores. A iniciativa da comunidade visa identificar, junto aos ex-alunos, outras possibilidades de aprendizagem e de trabalho. O programa vai ajudar os alunos a se atualizarem em técnicas e tecnologias de som e luz, por exemplo, como em mudanças de legislação no caso da produção. "Além disso, vamos trazer mentorias, ensiná-los a fazer currículo e fazer ponte entre eles e empresas com vagas abertas", diz Gabriel Fontes Paiva, presidente do ITB.

 

Segundo o coordenador pedagógico André Prado, "o objetivo do programa PTAC é criar pontes entre as várias formas do fazer teatral através de professores convidados e profissionais de excelência das diversas regiões do Brasil. Com eles e, a cada aula, percebemos o quanto somos parecidos mesmo sendo diferentes, pois, o que fazemos, tem um ponto comum em qualquer lugar do mundo: a essência do trabalho em grupo."

 

Cursos

Os 4 cursos são divididos em 4 módulos cada, com duração total de 110 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado. Nesta última etapa, o aluno vai para o mercado de trabalho e conta com uma consultoria conjunta entre o orientador e o empregador.

 

O período de formação vai de junho a dezembro de 2024, com aulas presenciais em equipamentos culturais diversos, nas cidades parceiras. Em determinados momentos do curso, algumas aulas serão online, acontecendo simultaneamente para todos os cursos, entre todas as cidades, para promover um intercâmbio de aprendizado e vivência entre todos os alunos.

Em outra categoria

"Fábulas Fabulosas" aborda temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e relação com mundo digital; obra será lançada dia 22 de junho em São Paulo

Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história ("O Ladrão do Tempo") finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.

A obra será lançada na Bienal do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, a autora estará no espaço do coletivo Escreva, Garota em sessão de autógrafos das 13h às 15h, e no dia 19, às 11h, no estande da editora Arpillera. Já a participação na Feira do Livro de São Paulo será no dia 22 de junho, das 12h às 14h. E na Flip, o lançamento está confirmado para 30 de julho, das 13h às 17h. Ambos no espaço do Escreva, Garota.

A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".

Celebração da imaginação infantil

"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.

O projeto é profundamente pessoal: "'Fábulas' é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".

O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.

Escritora, que também é roteirista, transporta seus ambientes de trabalho para dentro de uma trama recheada de amor e segundas chances

“De inimigos a amantes”, em poucas palavras, é o que define o cerne de “O Roteiro do Amor” (Verus Editora), quinto livro da escritora e roteirista Ray Tavares, que traz para dentro das páginas da obra dois universos muito familiares para ela: a literatura e o audiovisual. O livro foi o destaque da quinta caixa do Clube de Romance da Verus e, posteriormente, estará disponível  para venda nas principais livrarias e marketplaces.

Verônica Nakamura, protagonista de “O Roteiro do Amor”, é uma autora que não abre mão de nenhuma cena da sua história. Em seu caminho, porém, aparece um roteirista arrogante que topa o trabalho aparentemente impossível de fazer o filme baseado no seu mais recente livro. Será que passar um mês morando juntos vai amolecer o coração dos dois?

 

Foi muito gostoso poder fazer um romance entre uma autora e um roteirista, mundos que a primeira vista podem parecer similares, mas que são tão diferentes. Pude explorar um pouco as delícias e os perrengues de ambas as carreiras!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Prestes a dar fim à tentativa de fazer a adaptação, em caráter de última tentativa para não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que ‘A trilha do coração’ ganhe as telas.

Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?

 

Estamos acostumados a consumir romances sobre os bastidores da literatura e do audiovisual norte-americano; eu quis trazer uma visão brasileiras dessas indústrias, e, quem sabe, inspirar mais autores a ambientarem suas histórias no Brasil, e, quem sabe, se interessarem em trabalhar na área!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Neste, que é seu livro mais “adulto”, Ray busca atingir públicos mais maduros com diálogos e cenas mais picantes. “Acredito que o público que lê meus livros cresceu, amadureceu e, com isso, minha escrita pode seguir esse mesmo rumo”, esclarece a autora. “O Roteiro do Amor”, diferente de seus lançamentos anteriores, feitos pela Galera Record, agora, é lançado pela Verus, selo romântico do Grupo Editorial Record.

 

 

Serviço:

Livro: O Roteiro do Amor

Autora: Ray Tavares (@rayctjay)

Páginas: 294