Entre os maiores bailarinos do Rio de Janeiro, Raissa Bastos e Michell Baes integram time do 'Magical Dance Cruise', festival de dança em alto mar

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Os cariocas se unem a Iris Lynne, treinadora artística da Disney, no time de workshops e produção artística da segunda edição promovida pelo Grupo Qualité em fevereiro de 2025

Reunindo os maiores nomes da dança, o Magical Dance Cruise - 2ª edição promete ser ainda maior e melhor. Além de Iris Lynne, treinadora artística da Disney e todo o time do Grupo Qualité, maior referência em turismo artístico do país, o festival acaba de confirmar os cariocas Raissa Bastos e Michell Baes a bordo. Os artistas e coreógrafos das maiores companhias de dança do Rio de Janeiro irão promover workshops e além de desenvolver as coreografias de flashmobs.

 

A segunda edição do primeiro festival de dança em alto mar do país acontece entre os dias 2 e 8 de fevereiro de 2025, quando bailarinos de diversas escolas de dança partirão do Rio de Janeiro com destino a Salvador, Ilhéus e Búzios no MSC Orchestra, um dos cruzeiros mais tradicionais, elegantes e aconchegantes do mundo, com workshops, flashmobs e premiações.

 

Raissa Bastos é comissária artística do Jazz - Professora, coreógrafa e diretora de produção do SDC Brasil e Jazz Experience, a artista deixou sua marca ao lado de grandes coreógrafos e diretores da TV, atuando em diversos trabalhos na Globo. 

 

Premiada na Dança Moderna, foi contemplada com bolsa de estudos na Martha Graham em New York e trará toda a experiência ministrando workshops. Junto ao time de coreógrafos do navio, Raissa também montará os flashmobs.

 

Michell Baes já coordenou as maiores academias do Rio - Diretor de Movimento, Professor, Coreógrafo, Bailarino, Pesquisador e Produtor Cultural, Michell atualmente é diretor geral e artístico do SDC Brasil, já esteve à frente da Academia Jazz Carlota Portella, além da Escola de Dança Petite Jazz. 

 

Mantendo a tradição de experiências internacionais a bordo do Magical Dance Cruise, o artista, que já lecionou, coreografou e dançou pelo Japão, Canadá, Argentina e Alemanha, levará a expertise de outros países para seus workshops no cruzeiro. Ele também já esteve nas principais TVs abertas do país, coreografou campanhas de diversas marcas e também será coreógrafo dos flashmobs.

 

Treinadora artística da Disney, Iris Lynne repete a parceria de sucesso - Um dos pontos altos da primeira edição, a parceira de longa data do Grupo Qualité, que integra o time do Walt Disney World há mais de 30 anos, aplicará novamente a imersão internacional, um grande workshop replicando o que é feito durante as audições para entrar para o corpo de baile de grandes shows americanos.

 

Margit Kolling traz a magia do Grupo Qualité - Compondo o time de peso formado pela Qualité, na direção artística do cruzeiro está Margit Kolling, profissional especializada em dança com mais de 35 anos de experiência como bailarina, professora, coreógrafa, empreendedora e produtora cultural. 

 

No currículo, projetos como o Natal Luz de Gramado e Magical Dance Tour at Walt Disney World, sendo idealizadora e diretora artística do SUL em DANÇA, um dos maiores e mais respeitados festivais de dança do Brasil.

 

O Magical Dance Cruise é uma nova oportunidade para quem é apaixonado por dança viver uma experiência inovadora e inesquecível - "Desde crianças pequenas até 60+, bailarinos e Escolas de Dança de todo país poderão participar de todos os eventos oferecidos pelo Festival. Uma grande interação de dança, aprendizado e emoções", afirma Fabiana Carvalho CEO do Grupo Qualité.

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"Fábulas Fabulosas" aborda temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e relação com mundo digital; obra será lançada dia 22 de junho em São Paulo

Num mundo onde as telas disputam cada minuto da atenção infantil, como resgatar o encanto das histórias que se lêem (e se vivem) com os cinco sentidos? Essa é a proposta de "Fábulas Fabulosas" (60 págs., 2025), da escritora, jornalista e artista Titila Tornaghi, obra que conta com uma história ("O Ladrão do Tempo") finalista do Prêmio UBE de Literatura Infantil 2024. O livro é mais do que um livro, trata-se de um convite à experiência: uma coletânea de contos, poemas e atividades manuais que abordam com humor e sensibilidade temas urgentes como consumo consciente, alimentação saudável e nossa relação com a tecnologia.

A obra será lançada na Bienal do Rio de Janeiro. No dia 18 de junho, a autora estará no espaço do coletivo Escreva, Garota em sessão de autógrafos das 13h às 15h, e no dia 19, às 11h, no estande da editora Arpillera. Já a participação na Feira do Livro de São Paulo será no dia 22 de junho, das 12h às 14h. E na Flip, o lançamento está confirmado para 30 de julho, das 13h às 17h. Ambos no espaço do Escreva, Garota.

A autora traz para a literatura infantil a mesma versatilidade que marcou sua carreira. Nascida no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, Titila (que como jornalista assina Cecilia Tornaghi) começou no programa Viva o Gordo ao lado de Jô Soares, rodou o Brasil com teatro independente e, após se mudar para os EUA em 1994, construiu uma sólida trajetória no jornalismo econômico – passou 13 anos na Bloomberg TV e comandou revistas como Latin Finance e Americas Quarterly. Agora, ao lançar "Fábulas Fabulosas", completa um círculo: "É o retorno da Titila à superfície, querendo compartilhar com as crianças de hoje a alegria que é ler e brincar de fazer coisas".

Celebração da imaginação infantil

"A imaginação é um bem precioso, e precisa de espaço para se desenvolver, precisa de tempo livre, sem telas. Precisa até de um pouquinho de solidão!", reflete a autora, cuja trajetória atravessa palcos, redações e agora as páginas coloridas da literatura infantil. Entre as pérolas do livro estão "O Ladrão de Tempo" – uma fábula moderna sobre celulares que "sequestram" horas de brincadeira –, "João, o Rei do Fogão" (história inspirada em suas próprias aventuras culinárias como mãe) e "O Lixinho Sonhador", versão revisada de seu primeiro livro infantil, que fala de reciclagem com poesia.

O projeto é profundamente pessoal: "'Fábulas' é um presente para a minha menina interior", confessa Titila. A obra funciona como uma espécie de álbum de memórias criativas, reunindo textos escritos ao longo de três décadas – desde os anos 1990, quando viajava com o grupo teatral Lanavevá, até seu período como jornalista em Nova York. As ilustrações e atividades propostas (como criar brinquedos com material reciclado ou inventar histórias a partir de sons) homenageiam publicações que marcaram sua infância nos anos 1960/70: "A Revista Recreio na primeira versão, lançada em 1969, foi sem dúvida uma das minhas maiores influências, ao me apresentar a autores como Ruth Rocha e Ana Maria Machado".

O livro chama atenção pela abordagem que combina entretenimento e reflexão. Em "Memórias de uma Lagarta" (baseado na primeira peça que interpretou no teatro) e "Os Trigêmeos" (sobre irmãos com personalidades vibrantes), a autora prova que é possível falar de autoconhecimento e diversidade sem didatismo.

Escritora, que também é roteirista, transporta seus ambientes de trabalho para dentro de uma trama recheada de amor e segundas chances

“De inimigos a amantes”, em poucas palavras, é o que define o cerne de “O Roteiro do Amor” (Verus Editora), quinto livro da escritora e roteirista Ray Tavares, que traz para dentro das páginas da obra dois universos muito familiares para ela: a literatura e o audiovisual. O livro foi o destaque da quinta caixa do Clube de Romance da Verus e, posteriormente, estará disponível  para venda nas principais livrarias e marketplaces.

Verônica Nakamura, protagonista de “O Roteiro do Amor”, é uma autora que não abre mão de nenhuma cena da sua história. Em seu caminho, porém, aparece um roteirista arrogante que topa o trabalho aparentemente impossível de fazer o filme baseado no seu mais recente livro. Será que passar um mês morando juntos vai amolecer o coração dos dois?

 

Foi muito gostoso poder fazer um romance entre uma autora e um roteirista, mundos que a primeira vista podem parecer similares, mas que são tão diferentes. Pude explorar um pouco as delícias e os perrengues de ambas as carreiras!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Prestes a dar fim à tentativa de fazer a adaptação, em caráter de última tentativa para não perder o investimento, a produtora contrata Daniel Ortega, um roteirista experiente e arrogante que promete fazer o filme acontecer. Para isso, ele vai viver um mês na cidade em que a história se passa. Mas Verônica jamais deixaria que um roteirista cínico, que não entende nada de histórias de amor, fizesse o trabalho sozinho. Assim, eles viajam juntos para uma mansão em Atibaia, onde vão precisar deixar as diferenças de lado se quiserem que ‘A trilha do coração’ ganhe as telas.

Entre sessões compartilhadas de escrita, alfinetadas e drinques na piscina, Verônica começa a conhecer um outro lado de Daniel, mais suave e interessante. Mas será que ela está pronta para sair do roteiro que criou para o próprio coração?

 

Estamos acostumados a consumir romances sobre os bastidores da literatura e do audiovisual norte-americano; eu quis trazer uma visão brasileiras dessas indústrias, e, quem sabe, inspirar mais autores a ambientarem suas histórias no Brasil, e, quem sabe, se interessarem em trabalhar na área!” – Ray Tavares, roteirista e escritora

 

Neste, que é seu livro mais “adulto”, Ray busca atingir públicos mais maduros com diálogos e cenas mais picantes. “Acredito que o público que lê meus livros cresceu, amadureceu e, com isso, minha escrita pode seguir esse mesmo rumo”, esclarece a autora. “O Roteiro do Amor”, diferente de seus lançamentos anteriores, feitos pela Galera Record, agora, é lançado pela Verus, selo romântico do Grupo Editorial Record.

 

 

Serviço:

Livro: O Roteiro do Amor

Autora: Ray Tavares (@rayctjay)

Páginas: 294