3º Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal reúne os principais nomes do setor para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No próximo mês, nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2024, o Expo Center Norte será palco da 3° Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal. Com uma ampla programação que inclui mais de 100 palestrantes e a expectativa de reunir 1.200 congressistas, o evento promete ser um marco no cenário da saúde brasileira.

Um dos principais destaques do congresso será o módulo dedicado ao sistema endocanabinoide, sua interação com fisiologia, farmacologia e aplicações clínicas, além da discussão sobre tratamentos com psicodélicos e análise de casos clínicos.

 

Confira alguns dos palestrantes

 

Renata Monteiro: Farmacêutica e Pesquisadora, especialista em cannabis medicinal, cujo trabalho na Orthofarma e no Instituto Jurema traz uma perspectiva valiosa sobre o uso terapêutico da cannabis.

 

Fabrício Pamplona: Neurocientista com vasta experiência em farmacologia dos canabinoides, trazendo insights fundamentais sobre os efeitos e aplicações dessas substâncias.

 

Ana Hounie: Médica e representante do Brasil no Conselho Consultivo da APMC, cuja expertise em psiquiatria e prescrição de cannabis medicinal desde 2015 adiciona uma dimensão crucial ao debate.

 

Flavio Geraldes Alves: Médico com uma carreira dedicada à pesquisa em cannabis e Tea (Transtorno do Espectro Autista), trazendo uma visão abrangente sobre os aspectos clínicos e terapêuticos.

 

Jackeline Barbosa: Médica com ampla formação em neurologia e fitoterapia, cujo papel na coordenação de departamentos e associações médicas reforça a importância da integração da cannabis na prática clínica.

 

Lauro Pontes: Psicólogo e pesquisador em cannabis desde 2014, cuja experiência clínica e acadêmica traz uma abordagem multidisciplinar e enriquecedora para o debate.

 

Marcus Zanetti: Médico Psiquiatra e Doutor em Ciências, cuja contribuição para o entendimento dos efeitos psicoterapêuticos da cannabis é de suma importância.

 

Pedro Pierro: Neurocirurgião Funcional e pioneiro na prescrição de Cannabis Medicinal no Brasil, cujo conhecimento em cirurgia psiquiátrica e tratamento da dor traz uma perspectiva única para o uso da cannabis como terapia.

 

Esses especialistas, entre outros, prometem enriquecer o debate e contribuir para o avanço do conhecimento sobre a cannabis medicinal no Brasil. Seja através de suas pesquisas, experiências clínicas ou atuação acadêmica, cada palestrante trará uma peça importante para o quebra-cabeça do uso terapêutico da cannabis.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil