Capital paulista promove atividades para celebração global do Make Music Day

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Evento acontece nesta sexta, 21, com diversas apresentações pela cidade

 

 O "Make Music Day", "Fête de la musique" ou simplesmente "Faça música" é uma celebração global realizada anualmente no dia 21 de junho. No Brasil, serão pelo menos 40 cidades com eventos, que envolvem desde profissionais até iniciantes. As Unidades Educacionais e CEUs da Rede Municipal de Ensino da capital paulista também participam da ação global para celebrar a música e sua diversidade. 

 

Serão 256 Unidades Educacionais com programações diversas, impactando cerca de 200 mil pessoas entre estudantes, professores, profissionais e toda a comunidade. A ação está alinhada com o Currículo da Cidade que propõe o desenvolvimento do repertório cultural e "senso estético para reconhecer, valorizar e fruir das diversidades, manifestações artísticas e culturais e participar de práticas diversificadas de produção sociocultural". 

 

No Brasil a ação é organizada pela ANAFIMA (Associação Nacional da Indústria da Música) com o suporte global da NAMM Foundation e neste ano a Secretaria Municipal de Educação (SME) soma forças para ampliar as mobilizações. Daniel Neves, presidente da Associação, ressalta que o Brasil, onde o evento acontece desde 2017, acabou se tornando o principal país do mundo a realizar Make Music, pela quantidade de cidades mobilizadas anualmente.

 

Nas escolas as atividades incluem oficinas, sessões de filmes e videoclipes, show de talentos, apresentações de bandas e fanfarras, concertos musicais, rodas de conversa, festivais, mostras culturais e muito mais. As unidades tiveram autonomia para propor as ações de acordo com os projetos pedagógicos. 

 

"A música está presente no dia a dia das unidades educacionais desde os bebês nas creches até as bandas e fanfarras nas EMEFs. Sabemos que é fundamental para o desenvolvimento dos nossos estudantes. E a nossa participação nessa ação global mostra a força e o potencial das produções culturais das escolas e dos CEUs", enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula. 

 

Nos CEUs as atividades são abertas para toda a comunidade e acontecem ao longo do dia em diversos horários. Como por exemplo o CEU Freguesia/Brasilândia que promove uma Mostra Musical para conectar os estudantes, suas famílias e a comunidade com o universo da música e suas diversas possibilidades, com apresentações do Coral da EMEF Aroldo de Azevedo, percussão da EMEF Maffei Vita e muito mais. 

 

24 horas de transmissão global

 

Na edição global deste ano, está prevista a participação do Brasil no projeto "Pulsations", que consiste num revezamento internacional unindo artistas de 24 países, tocando o mesmo ritmo, simulando a batida de um coração. O projeto é uma parceria entre as Olimpíadas Culturais de Paris 2024 e o Make Music Day internacional, para que músicos de todo o mundo unam suas músicas e seus corações por meio de uma corrida de revezamento rítmico neste dia.

 

A participação no Brasil será com o músico Dino Verdade, que fará uma apresentação reunindo 10 bateristas, numa calçada no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O evento inicia às 12h30, horário do Brasil e será transmitido ao vivo no canal do Make Music Day, no Youtube.

 

Começando na Nova Zelândia e passando pela Ásia, África, Américas e Europa, essa transmissão 100% ao vivo apresentará bandas de 24 países realizando shows públicos gratuitos para o Make Music Day. Durante a transmissão, cada banda tocará um set de 10 minutos, terminando sua última música com o ritmo de uma batida cardíaca. Nesse momento, como a passagem de uma tocha olímpica, a banda do próximo país se juntará à transmissão ao vivo, acompanhará o ritmo da batida cardíaca e começará seu próprio set sem interrupções.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil