Evento acontece nesta sexta, 21, com diversas apresentações pela cidade
O "Make Music Day", "Fête de la musique" ou simplesmente "Faça música" é uma celebração global realizada anualmente no dia 21 de junho. No Brasil, serão pelo menos 40 cidades com eventos, que envolvem desde profissionais até iniciantes. As Unidades Educacionais e CEUs da Rede Municipal de Ensino da capital paulista também participam da ação global para celebrar a música e sua diversidade.
Serão 256 Unidades Educacionais com programações diversas, impactando cerca de 200 mil pessoas entre estudantes, professores, profissionais e toda a comunidade. A ação está alinhada com o Currículo da Cidade que propõe o desenvolvimento do repertório cultural e "senso estético para reconhecer, valorizar e fruir das diversidades, manifestações artísticas e culturais e participar de práticas diversificadas de produção sociocultural".
No Brasil a ação é organizada pela ANAFIMA (Associação Nacional da Indústria da Música) com o suporte global da NAMM Foundation e neste ano a Secretaria Municipal de Educação (SME) soma forças para ampliar as mobilizações. Daniel Neves, presidente da Associação, ressalta que o Brasil, onde o evento acontece desde 2017, acabou se tornando o principal país do mundo a realizar Make Music, pela quantidade de cidades mobilizadas anualmente.
Nas escolas as atividades incluem oficinas, sessões de filmes e videoclipes, show de talentos, apresentações de bandas e fanfarras, concertos musicais, rodas de conversa, festivais, mostras culturais e muito mais. As unidades tiveram autonomia para propor as ações de acordo com os projetos pedagógicos.
"A música está presente no dia a dia das unidades educacionais desde os bebês nas creches até as bandas e fanfarras nas EMEFs. Sabemos que é fundamental para o desenvolvimento dos nossos estudantes. E a nossa participação nessa ação global mostra a força e o potencial das produções culturais das escolas e dos CEUs", enfatizou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.
Nos CEUs as atividades são abertas para toda a comunidade e acontecem ao longo do dia em diversos horários. Como por exemplo o CEU Freguesia/Brasilândia que promove uma Mostra Musical para conectar os estudantes, suas famílias e a comunidade com o universo da música e suas diversas possibilidades, com apresentações do Coral da EMEF Aroldo de Azevedo, percussão da EMEF Maffei Vita e muito mais.
24 horas de transmissão global
Na edição global deste ano, está prevista a participação do Brasil no projeto "Pulsations", que consiste num revezamento internacional unindo artistas de 24 países, tocando o mesmo ritmo, simulando a batida de um coração. O projeto é uma parceria entre as Olimpíadas Culturais de Paris 2024 e o Make Music Day internacional, para que músicos de todo o mundo unam suas músicas e seus corações por meio de uma corrida de revezamento rítmico neste dia.
A participação no Brasil será com o músico Dino Verdade, que fará uma apresentação reunindo 10 bateristas, numa calçada no bairro de Pinheiros, em São Paulo. O evento inicia às 12h30, horário do Brasil e será transmitido ao vivo no canal do Make Music Day, no Youtube.
Começando na Nova Zelândia e passando pela Ásia, África, Américas e Europa, essa transmissão 100% ao vivo apresentará bandas de 24 países realizando shows públicos gratuitos para o Make Music Day. Durante a transmissão, cada banda tocará um set de 10 minutos, terminando sua última música com o ritmo de uma batida cardíaca. Nesse momento, como a passagem de uma tocha olímpica, a banda do próximo país se juntará à transmissão ao vivo, acompanhará o ritmo da batida cardíaca e começará seu próprio set sem interrupções.
Capital paulista promove atividades para celebração global do Make Music Day
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura