Mais de 200 vagas disponíveis para os cursos gratuitos de extensão cultural da São Paulo Escola de Dança

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Interessados podem escolher entre seis opções de cursos com aulas aos sábados e carga horária de 32h ou 64h, conforme editais

A São Paulo Escola de Dança, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa, está com processo seletivo aberto para mais de 200 vagas nos cursos de extensão cultural. Todos os cursos são gratuitos e oferecem qualificação para quem quer se aprofundar em diversos temas e vertentes da dança. Estão abertas as inscrições para os seguintes cursos: Danças Brasil/ÁfricaDança Moderna e processos de criaçãoDanças Latinas: fundamentos e possibilidades técnicasFigurinos e adereços de Carnaval: criação e produçãoBalé adulto - básico; e Comissão de frente: criações e produções coreográficas

 

As inscrições podem ser realizadas pelo site da São Paulo Escola de Dança. No ato da inscrição, a pessoa interessada deverá preencher o formulário e incluir uma carta de intenção e resuma seu interesse no curso escolhido. 

 

Todas as aulas são realizadas aos sábados, em horários variados. As inscrições vão até 8 de setembro para a maioria dos cursos, exceto Figurinos e adereços de carnaval: criação e produção e Comissão de frente: criações e produções coreográficas, que seguirão com inscrições abertas até 11 de setembro. São 40 vagas por curso, com exceção de Figurinos e adereços de carnaval: criação e produção, que tem 15 vagas disponíveis. 

 

Cursos com carga horária total de 64h:

 

Danças Brasil/África 

Para o curso Danças Brasil/África, é necessário ter vivência prévia de um ano em dança. As aulas terão como conteúdos danças africanas contemporâneas (Amapiano, Gumboot, Coupé Décalé, Afro House), danças de quebra (Passinho, Brega Funk, Pagode Baiano e Megão) e danças de chão e de ginga (Breaking e a Capoeira). A curadoria é de Flip Couto. 

 

Dança Moderna e processos de criação

O curso Dança Moderna e processos de criação tem como exigência experiência intermediária em dança. O conteúdo pretende estabelecer novas possibilidades criativo-corpóreas, a partir de diferentes técnicas de dança moderna, incluindo a estruturação e construção de gestuais/partituras coreográficas, partindo de gestos do cotidiano e de suas memórias. Sayonara Pereira é a curadora deste curso. 

 

Danças Latinas: fundamentos e possibilidades técnicas

Oito ritmos serão aprofundados no curso Danças Latinas: fundamentos e possibilidades técnicas, que visa contribuir com os processos formativos e de qualificação profissional para estudantes e profissionais que desejam atuar neste universo da Dança de Salão. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa. 

 

Cursos com carga horária total de 32h:

 

Figurinos e adereços de Carnaval: criação e produção

Processos criativos e técnicos para concepção, projeção e elaboração de figurinos e adereços de carnaval serão abordados no curso Figurinos e adereços de Carnaval: criação e produção. Os conteúdos trazem desde a história da indumentária até as técnicas construtivas e materiais aplicados a criação e a produção de figurinos, adereços, chapelarias e perucarias utilizadas no universo do carnaval. O curso objetiva qualificar aspirantes, estudantes e profissionais que desejam atuar no segmento. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa. 

 

Balé adulto - básico

O público adulto terá o curso Balé adulto - básico um espaço para experiências formativas e artísticas em dança clássica. O curso apresenta os fundamentos por meio do desenvolvimento da consciência corporal, rítmica e de suas bases técnicas. As aulas serão desenvolvidas por meio de exercícios de solo, de barra, centro e diagonais. No encerramento, o curso contará com uma apresentação dos processos desenvolvidos em aula. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa. 

 

Comissão de frente: criações e produções coreográficas

O curso Comissão de frente: criações e produções coreográficas abordará contextos e possibilidades de processos coreográficos e artísticos para as comissões frente na cena do carnaval. O objetivo é contribuir com processos formativos e de qualificação profissional para estudantes e profissionais que desejam atuar neste universo do carnaval paulista. A curadoria é de José Simões e Inês Bogéa.  

 

Políticas de ações afirmativas

Na São Paulo Escola de Dança, 50% das vagas são destinadas às pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e/ou relacional. Outros 20% são voltadas às pessoas pretas, pardas ou indígenas. 

 

"Os cursos de extensão trazem em si uma perspectiva mais dinâmica da dança, com uma carga horária condensada e uma curadoria que dialoga com o meio profissional. Estamos trazendo a ponte entre as danças brasileiras e africanas e, em outro curso, pretendemos abordar de forma mais abrangente o cenário da dança moderna e sua construção criativa. Com isso, queremos oferecer a quem dança um complemento maior à sua formação", afirma Inês Bogéadiretora artística e educacional da Escola. 

 

 

Em outra categoria

De 22 a 28 de fevereiro, o Cine Marquise participa da Semana do Cinema, com o intuito de democratizar o acesso a filmes no Brasil       
 

As duas estreias da semana que chegam ao Cine Marquise têm algo em comum: ingresso acessível ao preço fixo de 12 reais. De 22 a 28 de fevereiro, o Cine Marquise participa da Semana do Cinema, com o intuito de democratizar o acesso a filmes no Brasil. Durante o período, o Marquise disponibilizará ingressos de todas as sessões e poltronas, incluindo Chaise e VIP, pelo valor de R$ 12,00, e combo de pipoca P e refrigerante lata por R$ 22,00. "Ferrari", de Michael Mann, e "O Menino e a Garça", de Hayao Miyazaki, são os destaques da semana.

 

"Ferrari" é uma cinebiografia que conta a história de vida do poderoso empresário italiano de carros esportivos Enzo Ferrari (Adam Driver). O filme mostra como Ferrari e sua família revolucionaram a indústria automotiva e, de certa forma, ajudaram a criar o conceito das corridas de Fórmula 1. Selecionado para o Festival de Veneza de 2023, dirigido por Michael Mann (O Informante, O Último dos Moicanos) e estrelado por, além de Driver, Shailene Woodley, Sarah Gadon, Penélope Cruz, Jack O'Connell, Patrick Dempsey e o brasileiro Gabriel Leone.

 

Já "O Menino e a Garça", faz parte do catálogo do Studio Ghibli e é dirigido por Hayao Miyazaki. O longa, que concorre a Melhor Animação no Oscar 2024, conta a história de Mahito, um jovem rapaz de 11 anos que, depois de perder a sua mãe num incêndio, é obrigado a deixar a cidade de Tóquio para voltar para a aldeia onde cresceu. Ele instala-se com o seu pai numa velha mansão situada numa imensa propriedade onde ele se cruza com uma garça que aos poucos se torna a sua guia e o ajuda nas suas descobertas e questionamentos para compreender o mundo ao seu redor e desvendar os mistérios da vida.

 

Ainda em pré-estreia paga, o longa de Wim Wenders, "Dias Perfeitos", que rendeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes para o Koji Yakusho, permanece na sala 3. O filme concorre ao Oscar de Melhor Filme Internacional e acompanha Hirayama (Koji Yakusho), um faxineiro que divide sua vida entre os deveres do trabalho e seus prazeres artísticos da música, literatura e fotografia.

 

Além dele, "Bob Marley: One Love" tem sessões na sala 1 e 3 com o som Dolby Atmos. O filme conta a história de Bob Marley na política durante um dos períodos de auge do seu sucesso.

 

Por fim, com o Oscar se aproximando, filmes que concorrem à premiação ainda podem ser vistos no Marquise. "Zona de Interesse", de Jonathan Glazer, é indicado a cinco Oscars e foi reconhecido com o grande prêmio da 76º edição do Festival de Cannes.

 

Além dele, "Pobres Criaturas", de Yorgos Lanthimos e um dos favoritos do Oscar, concorrendo a 11 estatuetas, e "Vidas Passadas", de Celine Song, permanecem na programação.

Inspirada nos personagens de Mauricio de Sousa a produção original brasileira será apresentada na plataforma Max 

Max será lançada em 27 de fevereiro na América Latina, a primeira região internacional a receber a plataforma como parte de seu lançamento global. Max será o destino de entretenimento que aproximará o público local de histórias extraordinárias para cada momento, cada emoção e cada membro da família.      
 

Max terá um ambiente especial para as crianças, com uma oferta robusta de conteúdos infantis que poderão ser compartilhados com toda a família. Além das marcas icônicas Cartoonito e Cartoon Network, franquias de sucesso como Looney Tunes, Batwheels, Hannah-Barbera Productions, a oferta é ampliada com conteúdos DISCOVERY KIDS na região. Peppa Pig, Underdogs United, Ghostforce, Shasha & Milo, Mini Beat Power RockerS são alguns dos programas que estarão disponíveis na Max, além de outros conteúdos locais infantis desenvolvidos na América Latina.

 

No dia 27 de fevereiro, mesmo dia em que a plataforma estará disponível em 39 territórios da América Latina e Caribe, os personagens dos quadrinhos mais amados do Brasil mostrarão sua nova aventura no "mundo real"! Produzida pela Discovery Kids em colaboração com Biônica Filmes e Mauricio de Sousa Produções, 'Franjinha e Milena em Busca da Ciência' será a primeira série infantil original a ser lançada na Max.

 
Nesta aventura, dividida em oito episódios, a dupla é acompanhada do esperto e inseparável cãozinho Bidu em uma divertida missão científica: desvendar os segredos da viagem no tempo! A ciência surge como resposta para cada mistério e juntos realizam experiências – desde a criação de um microscópio até à programação de um robô – ao mesmo tempo em que fortalecem uma amizade repleta de colaboração e aprendizado.

 

'Franjinhae Milena em Busca da Ciência' é estrelada por Fabrício Gabriel no papel do curioso e criativo cientista Franjinha, e Bia Lisboa como Milena, uma entusiasta da natureza que esbanja atitude, curiosidade e representatividade. A série é dirigida por Mauro D'Addio com supervisão artística de Daniel Rezende, conhecido por suas populares adaptações cinematográficas da Turma da Mônica. Todos os oito episódios estarão disponíveis na Max na América Latina em 27 de fevereiro.

 

'Franjinha e Milena em Busca da Ciência' também estreia no mesmo dia no Discovery Kids, às 13h (fuso horário de Brasília - com reprise às 20h30), no Brasil. Novos episódios serão lançados de segunda a sexta, sempre no mesmo horário*.

 

Max é para crianças 

A nova experiência infantil da Max trará um ambiente especialmente pensado para que crianças de todas as idades se divirtam enquanto aprendem. Além das classificações etárias, o Perfil Infantil terá diversas categorias de acordo com a idade da criança. Cada uma dessas categorias terá seu próprio catálogo de conteúdo com inúmeras opções de entretenimento disponíveis.  
 

Max vai oferecer aos assinantes uma experiência única de streaming para a América Latina, com um catálogo incomparável que inclui mais de 37 mil horas de conteúdo, com mais recursos de personalização e uma forte oferta de conteúdo voltada para crianças de todas as idades, além de conteúdos para toda a família. 
 

No dia 27 de fevereiro, Max se tornará o destino de entretenimento que aproximará o público local de histórias extraordinárias para cada momento, cada emoção e cada membro da família, proporcionando uma oferta incomparável do melhor entretenimento para todos, tudo em um só lugar.       
 

Max será um espaço onde as crianças poderão se divertir, aprender, explorar e descobrir.

 

*Horário de Brasília, sujeito a alterações sem aviso prévio.           

Com uma prosa envolvente, historiadora explora os bastidores da aristocracia brasileira no século XIX

Em uma jornada atraente pelos corredores da história, a premiada historiadora Mary Del Priore mergulha nas vidas entrelaçadas da princesa imperial Isabel e do conde d'Eu, Gastão de Orléans, numa obra de fôlego: O castelo de papel, que chega em nova edição pela Editora Unesp. Este livro, meticulosamente elaborado a partir de correspondências, documentos oficiais e uma extensa bibliografia, desvenda os intricados detalhes da relação desse casal real, proporcionando aos leitores uma visão íntima da Corte do Império do Brasil.
 

Com uma prosa que rivaliza com os melhores romances históricos, Del Priore transporta os leitores para os salões da aristocracia brasileira, revelando não apenas os aspectos íntimos da vida de Isabel e Gastão, mas também destacando seu impacto significativo nos eventos políticos cruciais que moldaram o Brasil do século XIX. Desde a Guerra do Paraguai até a Proclamação da República, o casal desempenhou papéis fundamentais, com destaque para a assinatura da Lei Áurea, um momento que solidificou a figura de Isabel na memória coletiva da nação.

 

O casamento inicialmente arranjado entre as casas de Bragança e Orléans, destinado a fins políticos, surpreendentemente floresceu em um amor genuíno, permeado por um carinho profundo e uma cumplicidade que resistiria a todos os desafios. No entanto, as tensões entre as ambições políticas de Gastão e os dilemas de Isabel em liderar um Império em transformação trouxeram à tona conflitos inevitáveis.         
 

O castelo de papel é um mergulho irresistível nas complexidades desse período, pintando um retrato envolvente da sociedade brasileira à beira da queda do Império – uma nação imersa em conflitos intransponíveis, enquanto tenta resistir à inexorável marcha da história. Este lançamento promete cativar leitores ávidos por romance, intriga e uma visão autêntica dos bastidores do passado imperial do Brasil.