Bolívia declara emergência nacional devido a incêndios florestais

Meio Ambiente
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governo boliviano declarou uma emergência nacional devido à eclosão de vários incêndios florestais e ao temor de que os incêndios possam se espalhar para outras áreas do país sul-americano, anunciou o presidente boliviano Luis Arce na quarta-feira.

"Para proteger nosso meio ambiente, a saúde das pessoas, a biodiversidade e as atividades da população boliviana, aprovamos o decreto supremo que declara uma Situação de Emergência Nacional", explicou Arce em uma mensagem publicada nas redes sociais.

O presidente enfatizou que essa medida permitirá que o governo mobilize mais recursos humanos e econômicos e equipamentos de emergência, com o objetivo de melhorar os programas "para a recuperação e o reflorestamento das áreas afetadas" em uma segunda fase.

A Bolívia registrou oito incêndios ativos na quarta-feira, três deles formalmente declarados como incêndios florestais, de acordo com o vice-ministro da Defesa Civil, Juan Carlos Calvimontes, citado pela agência oficial de notícias ABI. Além disso, as autoridades estão monitorando "720 focos de incêndio", 540 deles no departamento de Santa Cruz.

Europa Press