Câmeras robóticas subaquáticas possibilitaram a descoberta de três novas espécies de caracóis a uma profundidade de mais de 3.200 metros, incluindo o caracol áspero, mostrado na imagem.
Em 2019, pesquisadores do MBARI (Monterey Bay Aquarium Research Institute) encontraram um raro peixe-caracol rosa nadando logo acima do fundo do mar. Novas pesquisas confirmaram que esse espécime representa uma criatura até então desconhecida.
A descoberta, que inclui duas outras novas espécies de peixe-caracol, foi publicada na revista Ichthyology and Herpetology.
Os peixes-caracol pertencem à família Liparidae. Eles geralmente têm uma cabeça grande, um corpo gelatinoso coberto com pele solta e uma cauda estreita. Muitas espécies de peixe-caracol têm um disco na barriga que lhes permite agarrar-se ao fundo do mar ou prender-se a animais maiores, como caranguejos de águas profundas. Os peixes-caracol de águas rasas geralmente se agarram a rochas e algas marinhas, enrolando-se como um caracol.
OS PEIXES DE ÁGUAS MAIS PROFUNDAS
Os cientistas descreveram mais de 400 espécies diferentes de peixes-caracol em todo o mundo. Esses peixes habitam uma variedade de habitats oceânicos, desde poças de maré rasas até trincheiras profundas. De fato, o peixe-caracol detém o recorde de ser o peixe que habita mais profundamente (mais de 8.300 metros).
A Equipe de Biodiversidade e Bioóptica do MBARI avistou o recém-descrito peixe-caracol irregular durante uma expedição a bordo do navio de pesquisa principal desativado do instituto, o Western Flyer. Eles estavam explorando os arredores do Monterey Canyon, a aproximadamente 100 quilômetros da costa da Califórnia Central, com o veículo de controle remoto Doc Ricketts do MBARI, a uma profundidade de 3.268 metros, quando observaram esse pequeno caracol nadando sobre o fundo do mar abissal, disse o MBARI em um comunicado.
Os pesquisadores do MBARI capturaram o espécime da imagem - uma fêmea adulta de 9,2 centímetros de comprimento - para estudo posterior em laboratório. A equipe combinou abordagens de imagem, morfológicas e genéticas para comparar esse peixe-caracol com outros peixes conhecidos.
Usando microscopia, tomografia computadorizada (micro-CT) e medições detalhadas, a equipe coletou informações detalhadas sobre o tamanho, a forma e as características físicas dos três peixes, distinguindo-os de todas as espécies conhecidas. Eles também sequenciaram o DNA dos espécimes para compará-los com outros peixes-caracol e determinar sua posição evolutiva na família Liparidae. Sua análise confirmou que os três peixes-caracol eram novos para a ciência.
Além do peixe-caracol áspero, a equipe descreveu o peixe-caracol escuro (Careproctus yanceyi) e o peixe-caracol liso (Paraliparis em).
O caracol áspero tem uma cor rosa característica, cabeça redonda com olhos grandes, nadadeiras peitorais largas com raios superiores longos e textura áspera. O peixe-caracol escuro tem um corpo totalmente preto com cabeça arredondada e boca horizontal. O peixe-caracol liso se distingue dos outros peixes-caracol por seu corpo longo, preto e comprimido lateralmente, pela ausência de um disco de sucção e por uma mandíbula proeminentemente angulada.
Novas espécies de peixes descobertas a mais de 3.200 metros de profundidade
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura