SGB iniciou na segunda-feira (29) o envio de boletins com previsões para 12 cidades das bacias dos rios Caí, Taquari e Uruguai
As fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul elevaram o nível dos rios e, por esse motivo, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) reforça a operação de monitoramento. Desde a noite de segunda-feira (29), começaram a ser emitidos boletins de alerta hidrológico com acompanhamento e previsões que contemplam 12 cidades das bacias dos rios Caí, Taquari e Uruguai. O objetivo é dar suporte às ações de prevenção a desastres e apoio às populações afetadas.
Clique aqui para acompanhar os boletins
"Fazemos o monitoramento dessas bacias de forma constante, mas desde o último domingo intensificamos o acompanhamento com base nas previsões de chuvas e dados coletados. Diante do cenário nos organizamos para atuar de forma mais intensa", explica o superintendente regional de Porto Alegre, Franco Buffon.
O pesquisador ressalta: "Todo esse trabalho gera informações que são usadas pelos órgãos de proteção, defesa civil e gestores locais para que atuem na prevenção de vidas e redução de prejuízos. Em muitos municípios, o SGB é o único responsável pelo monitoramento e previsões dos níveis dos rios".
Esses boletins são disponibilizados na plataforma do Sistema de Alerta Hidrológico e enviados para as defesas civis municipais. Com o instrumento, o SGB apresenta previsões para os níveis dos rios, permitindo antecipar cenário nas cidades localizadas nas bacias, além de informações sobre chuvas.
A operação do SGB auxilia nas atividades de prevenção para as áreas em risco e apoio às populações afetadas. Uma das medidas que podem ser tomadas, por exemplo, é a remoção das pessoas que vivem em áreas com risco de inundação.
Níveis dos rios sobem no Rio Grande do Sul e Serviço Geológico do Brasil intensifica alertas
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura