Educação ambiental é uma das competências recomendadas pela UNESCO
Tema deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a importância da terra para a vida é um dos conteúdos práticos que são trabalhados nas escolas como parte da educação ambiental. Nesse contexto, o envolvimento dos alunos em hortas comunitárias, noções de agricultura e atividades de reciclagem são alguns dos aprendizados que as escolas podem promover ao longo do Ensino Básico e serão essenciais para o futuro, de acordo com a UNESCO.
A entidade recomenda a inclusão de princípios de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) como elementos centrais do currículo básico até 2025. A conclusão foi publicada em um estudo de 2021, em que a entidade revelou que mais da metade dos planos e currículos escolares de 50 países não abordam o tema da mudança climática e apenas 19% deles tratam sobre biodiversidade.
Além de metodologias pedagógicas de aprendizagem, como o ensino, treinamento profissional e engajamento cívico, a UNESCO defende a adoção de EDS que desenvolvem habilidades cognitivas, aprendizagem social e emocional, habilidades de colaboração, resolução de problemas e construção de resiliência.
Dia do Meio Ambiente: preservação e cultivo da terra também se aprendem na escola
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura