Natureza incentiva a criação de negócios e movimenta a economia sustentável

Meio Ambiente
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Vencedores da 5ª edição do Programa Natureza Empreendedora, iniciativa da Fundação Grupo Boticário, negócios desenvolvidos na Grande Reserva Mata Atlântica estimulam projetos socioeconômicos e a conservação da biodiversidade na região

Cada vez mais os investimentos de impacto conquistam espaço no ambiente dos negócios e movimentam a economia nacional. O valor estimado do volume de investimentos dessa natureza chegava a R$ 18,7 bilhões, de acordo com o último Relatório de Investimentos de Impacto no Brasil lançado pela Aspen Network of Development Entrepreneurs (ANDE). Os vencedores da 5ª edição (ciclo 2023) do Programa Natureza Empreendedora (PNE), iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, são três bons exemplos de projetos de impacto ambiental positivo no território da Grande Reserva Mata Atlântica. São empreendedores que desenvolveram produtos e serviços sustentáveis e proveitosos para a conservação da biodiversidade nos municípios da região, considerada o maior remanescente contínuo do bioma no mundo, estendendo-se por parte do litoral e da Serra do Mar em 60 municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

 

"O Programa Natureza Empreendedora traz a oportunidade de mapear e conhecer novos empreendedores, além de capacitar, fortalecer, acelerar e dar visibilidade a seus negócios. Nosso intuito é buscar pessoas preocupadas em desenvolver seus empreendimentos sem gerar danos à natureza e contribuindo com o crescimento local", afirma o coordenador de Negócios e Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário, Guilherme Karam, lembrando que, em 2023, 12 negócios foram mentoreados e os 3 que se destacaram foram premiados.

 

São negócios que nascem localmente, mas que ganham proporção nacional à medida que amadurecem. Um desses exemplos vem de Campo Alegre (SC), a plataforma de vendas on-line Raeasy, que comercializa produtos alimentícios e oferece turismo rural (como piquenique, "colha e pague", gastronomia e hospedagem), conectando produtores com consumidores finais ou estabelecimentos que usam os produtos, de forma direta. De Morretes (PR), o Jurema Natural trabalha com biocosméticos inspirados na Mata Atlântica com base em ingredientes 100% naturais. Também de Morretes (PR), Sítios Brigitte produz e negocia alimentos orgânicos e ainda se dedica ao turismo rural, à hospedagem, a cursos de educação ambiental, bem como a outras atividades.

 

Inspirações e incentivos para as novas ideias

 

Raeasy

Foi no ano de 2018, na reta final da faculdade de Engenharia de Produção, que Marcos do Amaral teve a ideia de montar o empreendimento Raeasy, ao lado da colega Deise Marina Mezzaroba. A plataforma de vendas on-line (marketplace) criada por eles passou a operar em 2020, conectando produtores com consumidores finais ou com estabelecimentos que utilizam os produtos, de maneira direta e eficiente. Agricultores familiares e pequenos empresários oferecem seus artigos e serviços pela internet – com foco em alimentos in natura, saudáveis e artesanais –, bem como turismo rural. A iniciativa estimula a produção e o consumo sustentáveis, a economia circular e o comércio justo.

 

"Numa conversa de bar sobre temas diversos, percebemos que nossas famílias eram ligadas à agricultura familiar. Desde criança, sempre vivenciamos o mesmo problema: os agricultores plantavam diante da promessa de bom preço ou produzindo bem na região, mas depois de colher nem sempre encontravam mercado, muitas vezes se decepcionavam com o preço na hora de vender e alguns deles não recebiam o combinado. Inicialmente, pensamos em criar uma agroindústria para processar alimentos, mas estudando e pesquisando chegamos ao marketplace, modelo de negócio em que produtores têm autonomia de precificar seus produtos", conta Marcos do Amaral, sócio e diretor de tecnologia da Raeasy.

 

A plataforma disponibiliza mais de 150 produtos alimentíciosin natura e processados, que são previamente selecionados por meio de uma curadoria. Além de Santa Catarina, o negócio conta com vendedores no Paraná, em São Paulo e no Rio Grande do Sul e pretende expandir a atuação para outros estados. Alguns alimentos, geralmente aqueles in natura, são entregues apenas próximo do local que são produzidos; já mercadorias com validade longa, que resistem ao transporte, são enviadas para todo o Brasil. O turismo rural oferecido ocorre nas propriedades de parceiros da Raeasy, que contam com grandes áreas de floresta protegida.

 

Atentos à melhoria contínua de processos, os empreendedores otimizam o uso de recursos e a potencialização de ganhos. Os integrantes da Raeasy prestam ainda consultoria a interessados que cadastram seus produtos e serviços no marketplace. Para saber mais: Site | Instagram.

 

Jurema Natural

Em 2016, a alergia apresentada por um dos filhos, então com 2 anos de idade, fez com que a educadora ambiental Hannah Alzamora desenvolvesse um bálsamo artesanal de calêndula e lavanda que se tornaria "o embrião" – anos depois carro-chefe de vendas – do seu negócio. Preparado com ingredientes 100% naturais, o produto despertou em Hannah o interesse em se especializar em Cosmetologia Natural, entre outras capacitações, para desenvolver itens sustentáveis que cuidam do corpo, trazem bem-estar e geram baixo impacto ambiental. 

 

"A partir daí a vontade de ter um negócio que traz benefícios para as pessoas e para a natureza só cresceu. E, em 2020, surgiu a Jurema Natural", conta sua idealizadora. "Todas as formulações que compõem os produtos são naturais e ecológicas, assim como acontece com a cadeia de produção. Pequenos produtores do extrativismo agroecológico, alguns deles fora de Morretes, fazem o manejo necessário para manter a floresta em pé e fornecem as matérias-primas utilizadas nas preparações", explica Hannah. "É importante ressaltar que nem todo produto natural é necessariamente ecológico, mas, no nosso caso, tudo o que é oferecido aos consumidores atende a esses dois critérios."  

 

A pequena empresa produz biocosméticos inspirados na Mata Atlântica e com ingredientes 100% naturais. São xampus, sabonetes, condicionador, desodorante e repelente, além do famoso bálsamo de calêndula e lavanda, todos feitos à mão e com propriedades terapêuticas e dermatológicas, livres de sulfato, parabenos e sintéticos.

 

Moradores do Paraná, das cidades de Morretes, Antonina e Curitiba, têm acesso aos cosméticos naturais em alguns pontos de venda locais, e a empresa também envia os produtos para todo o Brasil. A Jurema Natural oferece ainda um trabalho de educação ambiental, por meio de cursos on-line e presenciais de saboaria artesanal, que unem conhecimento popular e científico e podem ser feitos por todos os públicos. Para saber mais: Site | Instagram.

 

Sítios Brigitte

A paixão pela Mata Atlântica, que começou na infância, na cidade de Taubaté (SP), foi fator determinante para trazer a bióloga Jaqueline Monteiro Oliveira, em 2020, de volta ao Brasil. Após uma vivência de mais de 20 anos no exterior e trabalhando na área da pesquisa farmacêutica, ela optou por Morretes, no litoral do Paraná.

 

"De onde eu venho (Taubaté), infelizmente a Mata Atlântica foi quase inteiramente destruída. A ideia de retornar ao país e criar um negócio em Morretes, que também é área desse bioma, veio da decisão de contribuir com a recuperação da floresta e o desenvolvimento da região, a fim de deixar mais recursos naturais e econômicos para as próximas gerações. Assim, em 2022, surgiu Sítios Brigitte", explica Jaqueline, uma das sócias.

 

A empresa, que já é a maior produtora certificada de maracujás e tomates orgânicos do litoral paranaense, também cultiva frutas diversas como jabuticaba, graviola e araçá, além de fazer o processamento de polpas, conservas e outros produtos na agroindústria própria. A produção atende restaurantes e mercados em Morretes e abastece a loja física Só Orgânico – localizada na Estação das Artes, no centro da cidade. Clientes locais também podem fazer pedidos via WhatsApp e retirá-los diretamente na loja ou recebê-los por meio de entrega.