A iHealth, empresa de tecnologia em saúde do grupo DoctorAssistant.ai, anuncia o lançamento de mais uma solução inovadora que promete transformar a gestão de eventos adversos (EAs) em hospitais. Utilizando inteligência artificial (IA), a ferramenta processa textos livres de notas clínicas, estrutura dados e apresenta dashboards estratégicos que mapeiam os EAs, de forma geral ou específica, permitindo uma visão mais completa do panorama assistencial e ajudando na melhoria da segurança do paciente.
De acordo com Karlyse Claudino Belli, Head of Data na iHealth e DoctorAssistant.ai Group, a solução é uma resposta aos desafios enfrentados pelos hospitais na detecção de EAs. "A subnotificação é um problema recorrente em hospitais, e nossa ferramenta de segurança hospitalar identifica automaticamente incidentes e eventos adversos a partir de dados não estruturados, como notas ou evoluções clínicas", explica. "Isso permite uma visão mais completa do que está ocorrendo nos setores, possibilita ações preventivas e reforça a segurança do paciente".
A solução também traz benefícios em termos de eficiência. "Reduzimos os processos manuais e demorados de análise de prontuários, economizando tempo das equipes administrativas e assistenciais", afirma Karlyse. "Isso libera os profissionais para se concentrarem em intervenções para solução dos EAs e melhorias estratégicas".
Além disso, os dashboards dinâmicos da iHealth fornecem análises em tempo real, facilitando o monitoramento de indicadores, como taxas de infecção, quedas, complicações, entre outros. Isso permite decisões rápidas e baseadas nas evidências da própria instituição.
Com as vantagens, a ferramenta contribui para a agilidade nos processos exigidos em programas de acreditação hospitalar e conformidade regulatória. O resultado são relatórios automatizados, detalhados e padronizados sobre a situação do paciente, de cada setor e da instituição. "Alinhamos nosso produto a modelos de saúde baseados em valor, focando em resultados e eficiência", diz a executiva.
Outro benefício importante é a redução de custos e riscos financeiros. "Ao identificar precocemente os EAs, reduzimos gastos associados a readmissões, tratamentos prolongados e litígios", menciona Karlyse. "Além disso, melhora a reputação institucional, atraindo mais pacientes e fortalecendo parcerias com operadoras de saúde, sem contar os benefícios internos, como a promoção de uma cultura de segurança. Com essa proatividade, há um maior engajamento dos profissionais em uma gestão qualificada".
A iHealth oferece um período inicial para hospitais testarem a solução, além de se disponibilizar para participar de webinars, palestras e rodadas de demonstração. A empresa também busca parcerias estratégicas para ampliar o acesso aos produtos, fomentando um setor mais estruturado, inovador, confiável e tecnológico.
Tecnologia aliada à segurança do paciente: plataforma automatiza mapeamento de eventos adversos
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