O TikTok deu origem ao BookTok, uma comunidade de leitores que compartilha resenhas e recomendações, transformando a leitura em um fenômeno cultural e impactando o mercado editorial global. E para a geração Z, os livros são mais do que entretenimento, funcionando como ferramentas de autoconhecimento e compreensão do mundo, o que explica a viralização desses conteúdos.
O Skeelo, plataforma e comunidade de leitura, atenta ao movimento, se posicionou de forma estratégica na rede social e já se tornou o maior perfil de marca do mercado editorial no Brasil dentro do TikTok com quase 642 mil seguidores. “Nosso conteúdo é pensado em cocriação com os influenciadores digitais para que possamos expandir e participar das conversas conectando de forma natural o Skeelo como uma solução para leitura digital dos títulos em alta na plataforma”, explica Rodrigo Meinberg, CEO da empresa.
Com vídeos curtos e envolventes, a trend tem sido uma plataforma onde clássicos literários ganham nova vida e autores contemporâneos alcançam sucesso meteórico. Livros que há anos estavam fora dos holofotes voltaram a figurar nas listas de mais vendidos graças à repercussão espontânea gerada por usuários apaixonados pela leitura. A hashtag do movimento já acumula 38 milhões de posts e um aumento de 15% no volume de vídeos dessa categoria neste ano, provando o impacto dessa comunidade.
Além de atrair novos leitores, o BookTok também desafia paradigmas tradicionais do mercado editorial. Editoras têm adaptado suas estratégias de marketing, investindo em parcerias com influenciadores digitais e redes sociais para conquistar a atenção de um público jovem e conectado.
Virtual com impacto real
Tiago Valente, mestre em Letras pela UNIFESP, ator e criador de conteúdo literário com mais de 500 mil seguidores na rede social, explica que essa tendência humaniza a literatura ao apresentar personagens que se conectam com as experiências individuais dos leitores. “O BookTok trouxe à tona uma demanda por mais histórias nacionais e representativas, valorizando autores brasileiros e conectando-os a um público ávido por narrativas que reflitam a realidade local, sendo a chave para cativar os leitores da geração Z, garantindo que a leitura seja um reflexo do público que as consome ”, analisa.
De acordo com os dados de consumo do Skeelo, os gêneros suspense, fantasia, young adult e romance são os mais consumidos e geram maiores engajamentos. Alguns dos destaques são “Divinos Rivais”, de Rebeca Ross, “Assistente do Vilão”, de Hannah Nicole Maehrer e “A canção de Aquiles”, de Madeline Miller.
Em 2024, as vendas de livros impressos de autores populares no BookTok cresceram 23% nos Estados Unidos. A expectativa do mercado de e-books é um crescimento de 28% em receitas e que salte dos US$ 18,1 bilhões de 2020 para US$ 23,1 previstos até 2026, segundo estudo da BusinessWire.
“Já é comprovado em diversas pesquisas que o BookTok movimenta muito as vendas do mercado editorial e nós, como marca e player, vemos uma oportunidade enorme de nos comunicar com essa nova geração através da voz e autoridade desses influenciadores que usam os espaços de redes sociais para promover e democratizar diálogos sobre algo tão importante: o hábito da leitura”, explica Meinberg.
Outro aspecto positivo dessa nova dinâmica é o leitor utilizar o próprio celular para ler o livro, sem precisar de um dispositivo específico. “Embora o livro físico sempre vá existir, a digitalização permite que os leitores consumam mais livros, muitas vezes simultaneamente, e em locais onde o físico seria inviável”, explica o CEO. No entanto, o ambiente digital traz novos desafios, como a disputa da atenção do leitor, entre memes e alguma nova trend em alta. “A estratégia adequada é criar conteúdos relevantes e criativos e mostrar que a leitura pode ser tão emocionante quanto séries e filmes”, complementa.
O impacto do BookTok é um lembrete poderoso de que a literatura continua sendo uma força cultural relevante, capaz de se reinventar e dialogar com novas gerações. “Em um mundo cada vez mais digital, o poder da recomendação autêntica e das conexões emocionais provou ser a chave para revitalizar o interesse pela leitura e demonstrar que o poder das palavras permanece forte”, finaliza.
Tendência: Em tempos de BookTok, livro digital é rei
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