Tendência: Em tempos de BookTok, livro digital é rei

Tecnologia
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O TikTok deu origem ao BookTok, uma comunidade de leitores que compartilha resenhas e recomendações, transformando a leitura em um fenômeno cultural e impactando o mercado editorial global. E para a geração Z, os livros são mais do que entretenimento, funcionando como ferramentas de autoconhecimento e compreensão do mundo, o que explica a viralização desses conteúdos.

Skeelo, plataforma e comunidade de leitura, atenta ao movimento, se posicionou de forma estratégica na rede social e já se tornou o maior perfil de marca do mercado editorial no Brasil dentro do TikTok com quase 642 mil seguidores. “Nosso conteúdo é pensado em cocriação com os influenciadores digitais para que possamos expandir e participar das conversas conectando de forma natural o Skeelo como uma solução para leitura digital dos títulos em alta na plataforma”, explica Rodrigo Meinberg, CEO da empresa.

Com vídeos curtos e envolventes, a trend tem sido uma plataforma onde clássicos literários ganham nova vida e autores contemporâneos alcançam sucesso meteórico. Livros que há anos estavam fora dos holofotes voltaram a figurar nas listas de mais vendidos graças à repercussão espontânea gerada por usuários apaixonados pela leitura. A hashtag do movimento já acumula 38 milhões de posts e um aumento de 15% no volume de vídeos dessa categoria neste ano, provando o impacto dessa comunidade.

Além de atrair novos leitores, o BookTok também desafia paradigmas tradicionais do mercado editorial. Editoras têm adaptado suas estratégias de marketing, investindo em parcerias com influenciadores digitais e redes sociais para conquistar a atenção de um público jovem e conectado.

Virtual com impacto real

Tiago Valente, mestre em Letras pela UNIFESP, ator e criador de conteúdo literário com mais de 500 mil seguidores na rede social, explica que essa tendência humaniza a literatura ao apresentar personagens que se conectam com as experiências individuais dos leitores. “O BookTok trouxe à tona uma demanda por mais histórias nacionais e representativas, valorizando autores brasileiros e conectando-os a um público ávido por narrativas que reflitam a realidade local, sendo a chave para cativar os leitores da geração Z, garantindo que a leitura seja um reflexo do público que as consome ”, analisa.

De acordo com os dados de consumo do Skeelo, os gêneros suspense, fantasia, young adult e romance são os mais consumidos e geram maiores engajamentos. Alguns dos destaques são “Divinos Rivais”, de Rebeca Ross, “Assistente do Vilão”, de Hannah Nicole Maehrer e “A canção de Aquiles”, de Madeline Miller.

Em 2024, as vendas de livros impressos de autores populares no BookTok cresceram 23% nos Estados Unidos. A expectativa do mercado de e-books é um crescimento de 28% em receitas e que salte dos US$ 18,1 bilhões de 2020 para US$ 23,1 previstos até 2026, segundo estudo da BusinessWire.

“Já é comprovado em diversas pesquisas que o BookTok movimenta muito as vendas do mercado editorial e nós, como marca e player, vemos uma oportunidade enorme de nos comunicar com essa nova geração através da voz e autoridade desses influenciadores que usam os espaços de redes sociais para promover e democratizar diálogos sobre algo tão importante: o hábito da leitura”, explica Meinberg.

Outro aspecto positivo dessa nova dinâmica é o leitor utilizar o próprio celular para ler o livro, sem precisar de um dispositivo específico. “Embora o livro físico sempre vá existir, a digitalização permite que os leitores consumam mais livros, muitas vezes simultaneamente, e em locais onde o físico seria inviável”, explica o CEO. No entanto, o ambiente digital traz novos desafios, como a disputa da atenção do leitor, entre memes e alguma nova trend em alta. “A estratégia adequada é criar conteúdos relevantes e criativos e mostrar que a leitura pode ser tão emocionante quanto séries e filmes”, complementa.

O impacto do BookTok é um lembrete poderoso de que a literatura continua sendo uma força cultural relevante, capaz de se reinventar e dialogar com novas gerações. “Em um mundo cada vez mais digital, o poder da recomendação autêntica e das conexões emocionais provou ser a chave para revitalizar o interesse pela leitura e demonstrar que o poder das palavras permanece forte”, finaliza.

Em outra categoria

O projeto Cultural Das Letras, que já implantou mais de 50 estantes literárias e beneficiou mais de 20 mil crianças pelo Brasil, oferece mais uma palestra gratuita sobre a arte de contar histórias. Durante o maior evento Literário da América Latina, a palestrante Paula Negrão entra em cena para levar ao público a importância da literatura em sala de aula, além de técnicas para encantar os jovens e estimular a imaginação. A palestra Ação Formativa Ler e Contar para Encantar acontecerá dia 13 de setembro, às 14h, na 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. "Vamos ressaltar como a leitura, através da audição de boas histórias, pode auxiliar na educação e no desenvolvimento de quem as escuta", conta a Paula Negrão, narradora de histórias, mediadora de leitura e pesquisadora.

Além da palestra na Bienal, o projeto Das Letras ofereceu mês passado aos educadores das escolas EMEI Carlos Drummond e EMEF Almeida Junior, de São Paulo, oficinas com técnicas para trabalhar com a literatura em sala de aula e como construir uma narrativa criativa e lúdica, auxiliando no desenvolvimento dos alunos em sala de aula. "O DAS LETRAS é um projeto que, além de equipar espaços com estantes, livros, jogos pedagógicos e ambientações criativas, visa ampliar o conhecimento dos profissionais envolvidos na área para estimular o gosto pela leitura em tempos atuais. A palestra na Bienal será mais uma maneira de fazer esse propósito acontecer. Venham prestigiar!", convida Ana Paula Santos, da Villa7 Produções Culturais , responsável pela ação. A palestra do dia 13 de setembro será gratuita no Estande da Secretaria de Educação de São Paulo durante a Bienal. Acessível para PCDs, terá tradução em libras, também. A iniciativa faz parte da contrapartida social do projeto "Das Letras - Estante Literária", idealizado pela Vila7 Produções, em parceria com a Agroinfo. Produzido pela AH7 produções culturais e viabilizado pelo Ministério da Cultura, a palestra é uma parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo, com a Coordenadoria Pedagógica do núcleo da Academia Estudantil de Letras.

Evento: Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time

Data: 23 de maio

Local oficial: Lili Bar, Vila Madalena, R. Aspicuelta, 436

Horário: Das 20h às 01h

Realização: Agência Projeta e Louder

O Bloke Core, um estilo que vem ganhando espaço no mundo da moda, inspirado pela paixão mundial pelo futebol, está em evidência. A tendência incorpora itens esportivos ao look, especialmente camisas de futebol. Em homenagem a essa moda que une estilo e esporte, está chegando o Bloke Baile - O Baile das Camisas de Time!

Este evento, na sua primeira edição, será realizado no Lili Bar, localizado na Vila Madalena, no dia 23 de maio, das 20h à 01h. Com capacidade para até 350 pessoas, o Bloke Baile reunirá admiradores e colecionadores de camisetas de futebol, oferecendo um ambiente animado com música brasileira e a presença de influenciadores conhecidos.

Os participantes terão a oportunidade de ver, de perto, camisas históricas de times e da Seleção Brasileira, além de desfrutar de atrações como Freestyle, apresentações de Bboys e DJs. Já estão confirmadas as presenças de influenciadores como Raquele Freestyle, Diego Freestyle, Barbara Saryne e Armandinho, entre outros. Além disso, haverá sorteios de camisas durante o evento.

Os convidados deverão comparecer vestidos com camisas de time, seja ela histórica, colecionável ou simplesmente a favorita. É proibida a entrada de menores de 18 anos.

Compra de Ingressos

Os ingressos para o Bloke Baile estão disponíveis apenas antecipadamente e podem ser adquiridos através do link:  https://www.sympla.com.br/bloke-baile__2391176

  • Na capital paulista, busca por intercâmbio registrou alta de 20% em 2023;
  • Evento apresentará programas voltados para todas as idades, desde adolescentes que buscam por preparação universitária; profissionais interessados por cursos de qualificação, e pessoas com mais de 50 anos

Com o objetivo de reunir em um só lugar as melhores escolas internacionais para atender quem quer estudar no exterior, o STB, consultoria especializada em educação internacional, promove no dia 16 de março, em São Paulo, a primeira edição da Feira do Intercâmbio STB em São Paulo. O evento, gratuito, acontece presencialmente e é voltado para os mais diversos públicos, entre eles adolescentes que buscam por preparação universitária, profissionais interessados por cursos de qualificação e até mesmo pessoas com mais de 50 anos que enxergam no intercâmbio a oportunidade de descobrir o mundo, fazer networking internacional e aproveitar o tempo livre com novas atividades de lazer.

Os participantes podem obter descontos de até 40% na escolha do programa durante a feira. As inscrições podem ser feitas no site do evento, e o ingresso dará acesso gratuito a palestras e rodas de conversa com quem já viveu essa experiência transformadora.

Esse é o maior evento de educação internacional realizado pelo STB, com instituições dos mais diversos países. “Nosso objetivo é oferecer aos brasileiros a oportunidade de contato com grandes instituições de ensino para que conheçam programas exclusivos. O STB terá uma loja durante o evento para oferecer aos participantes uma consultoria completa”, conta Christina Bicalho, vice-presidente do STB.

Dados do STB mostram que o mercado de intercâmbio na capital paulista apresentou crescimento de 20% em 2023 em relação a 2022.

Programação

Na programação do evento, estarão presentes instituições internacionais como UCLA Extension, New York FIlm Academy, Istituto Marangoni, Kaplan, EC English, Kings Education e muito mais. Jovens adolescentes terão informações sobre o programa Summer Discovery que oferece cursos para alunos do ensino médio durante as férias de julho nas universidades mais respeitadas dos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse modelo, o estudante tem a oportunidade de aprofundar os estudos em uma área específica, como programação, liderança, moda, psicologia, produção musical, contabilidade & finanças, ciência forense, dentre outras opções.

Haverá atendimento também para programas de ensino médio no exterior (high school); intercâmbio para público 50+; estudo e trabalho e programas de trabalho nos Estados Unidos (Au Pair e Work and Travel); graduação e pós-graduação fora do Brasil (higher education); extensão universitária; intercâmbio em família e trabalho voluntário. Especialistas também estarão à disposição para fornecer mais informações sobre os diferentes tipos de cursos de idiomas.

“O STB atua há mais de 50 anos no mercado, oferecendo intercâmbios personalizados de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa e para os mais diversos públicos, em todas as fases da vida. Com a feira, queremos justamente colocar nossos estudantes em contato direto com renomadas instituições de ensino globalmente conhecidas e que são parceiras do STB, para que possam tirar as dúvidas e escolher o melhor programa de intercâmbio”, afirma Christina.

SERVIÇO

Feira: Feira do Intercâmbio STB

Data: 16 de março

Horário: Das 13h às 18h

Local: Renaissance São Paulo Hotel - Alameda Santos, 2233, Salão das Américas, Jardim Paulista - São Paulo, SP

Inscrição:https://www.sympla.com.br/evento/feira-do-intercambio-stb/2332558?utm_source=assessoria&utm_medium=direto&utm_campaign=evento-geral-assessoria-trafego-feira_do_intercambio_sp

O evento é gratuito e aberto para todos os públicos