Segundo Central do Varejo, atendimento ao cliente e conteúdo de marketing destacam-se entre as principais utilizações de IA na atualidade
Mais da metade das empresas do varejo brasileiro ainda não utilizam ferramentas de inteligência artificial (IA) em suas rotinas e processos. Segundo o estudo Inteligência Artificial no Varejo, realizado por Central do Varejo, com apoio de Ibevar, MBA/USP/Esalq e Labfin Provar, 53% dos 307 varejistas de todos os portes consultados entre abril e junho ainda não utilizavam ferramentas de IA, enquanto 47% dos entrevistados já faziam algum uso dessas ferramentas.
Entre as empresas que utilizam IA, as aplicações mais frequentes são atendimento ao cliente – chatbots, por exemplo – (56%); conteúdo de marketing (50%); personalização da experiência do cliente, como recomendação e otimização busca (36%); sumarização de texto, transcrições, geração de insights (35%); análise de tendências e ferramentas de inteligência competitiva (34%); geração de conteúdo para e-commerce (25%); automatização de relatórios (25%); e prevenção a fraudes (22%).
Maioria quer aumentar uso de IA
Um dos destaques do estudo foi o interesse crescente dos varejistas em relação ao uso de IA. Entre as empresas que já utilizam inteligência artificial, quatro a cada cinco (78%) pretendem intensificar a aplicação de IA em seu dia a dia. Outras 21% pretendem manter os níveis de uso de IA, enquanto apenas 1% pretende reduzir a utilização das ferramentas. Além disso, 58% das empresas que utilizam IA o fazem diariamente, enquanto 30% utilizam ao menos uma vez por semana.
Atendimento ao cliente é o principal foco
Em relação às áreas de interesse para utilização da inteligência artificial no futuro destacam-se atendimento ao cliente (73%); gestão de estoque (61%); automatização de relatórios (60%); personalização de experiência do cliente (55%) e logística, roteirização e entrega (51%).
Em relação aos investimentos em inteligência artificial, a imensa maioria dos entrevistados investe até R$ 10 mil em IA, mas 24% (uma a cada quatro empresas) chega a aplicar mais de R$ 150 mil.
IA aumenta eficiência, dizem entrevistados
O aumento na eficiência é o maior ganho percebido por 84% dos varejistas que utilizam IA. Já a redução de custos é destacada por quatro em cada 10 entrevistados (42%).
Falta de conhecimento é um entrave
Entre as empresas que não utilizam a inteligência artificial, os principais obstáculos apontados foram a falta de conhecimento (52%); a falta de infraestrutura (26%) e dúvidas sobre o retorno sobre o investimento (25%).
Mais da metade dos varejistas ainda não usa inteligência artificial, mostra estudo
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