De acordo com especialistas, a IA já é uma realidade na educação e continuará transformando o cenário educacional hoje e no futuro
A inteligência artificial já uma realidade no mundo e tem impactos importantes do campo da Educação. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Semesp, três em cada quatro professores concordam com o uso da tecnologia e inteligência artificial como ferramenta de ensino. Além disso, 74,8% dos professores entrevistados concordam parcial ou totalmente com a utilização da inteligência artificial no ensino. No total, foram entrevistados 444 docentes das redes pública e privada, de todas as regiões do Brasil.
De acordo com especialistas, a IA já é uma realidade na educação e continuará transformando o cenário educacional hoje e no futuro. Hoje é possível ver o quanto a inteligência artificial possibilita o desempenho e as preferências de aprendizagem, por exemplo.
“A IA pode oferecer ao aluno materiais e atividades personalizadas para atender às necessidades individuais de cada um, é a tecnologia capaz de identificar dentro de uma plataforma digital as dificuldades e possibilita a organização para o aprimoramento e resolução das dúvidas”, afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação, empresa do Grupo SEB Educação que desenvolve soluções tecnológicas para escolas. Bonás é um dos palestrantes do AI Summit Brasil 2024, evento que acontece em setembro em São Paulo e tem como objetivo debater as principais mudanças advindas com a Inteligência Artificial através de uma série de palestras com líderes e profissionais renomados da área.
Entre as plataformas criadas pela Conexia Educação está o High Five, uma solução bilíngue que utiliza a IA para criar um ambiente em que o aluno consiga compreender as diferenças da educação bilíngue e adaptar-se às necessidades de cada estudante, garantindo que o conteúdo seja adequado ao nível linguístico de cada um. “Quando se fala em aprendizagem de um novo idioma muitas vezes o aluno tem vergonha de falar e a IA vem para ajudar nesse desenvolvimento”, declara Bonás.
O setor de educação está passando por uma grande revolução quando é analisada a questão da tecnologia inserida no processo pedagógico. Antes a IA era muito limitada a laboratórios e outros centros, hoje ela está mais democratizada, então é possível aplicar o que ela oferece para melhorar a experiência dos alunos na rede privada quanto aos que possuem menos acesso às plataformas de desenvolvimento educacional.
Com essa democratização e essa facilidade do uso da IA no dia a dia, as escolas puderam melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Hoje é possível criar uma experiência de aprendizado personalizada adaptando o conteúdo para o ritmo e o estilo de ensino às necessidades individuais de cada aluno, usar sistemas de inteligência baseado na IA para dar suporte aos alunos, oferecer um feedback imediato, análise de dados educacionais para identificar tendências e ajudar os educadores a entender melhor o progresso de cada aluno e as áreas de melhoria.
Além da personalização dos estudos, há benefícios como a possibilidade de análise de dados e as ferramentas e tecnologias que possibilitam o professor saber sobre as dificuldades de cada aluno. “A escola precisa usar toda essa tecnologia disponível e democratizada a favor da aprendizagem e olhar para ela como uma aliada para a evolução da escola e desenvolvimento pedagógico”, diz Bonás. A adesão das escolas ao uso de inteligência artificial de ponta com certeza será um diferencial para os estudantes que daqui a uns anos irão ocupar o mercado de trabalho. "Se as escolas não ocuparem esse espaço, quem vai sair perdendo, sem saber usar a IA, são os alunos, que vão encontrar um mercado de trabalho cada vez mais rápido e irão perder oportunidades”, finaliza Bonás.
Inteligência artificial nas escolas: tecnologia pode melhorar ensino e ajudar alunos através de plataformas e novos recursos
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura