Conheça os 4 paraísos naturais que farão você se apaixonar pela natureza

Turismo
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Localizados em diferentes Estados, os quatro parques estão entre os principais do Brasil e oferecem experiências únicas aos visitantes de todas as idades

Parquetur, uma das maiores concessionárias do setor de parques naturais no Brasil, convida visitantes de todas as idades a explorarem e se encantarem com alguns dos mais importantes atrativos da nossa natureza, verdadeiros patrimônios brasileiros que estão à disposição de quem quiser conhecê-los, seja pela primeira vez ou para voltar muitas outras vezes.

 

Há inúmeras atividades em cada parque, que agradam e são apropriados para variados perfis, de famílias com crianças que querem curtir momentos de diversão ao ar livre a adultos em busca de aventura, em trilhas de diversos tipos e graus de dificuldade. A lista de opções vai dos Estados de Goiás a São Paulo, pertinho da capital: Parque Nacional da Chapada dos VeadeirosParque Estadual do IbitipocaParque Nacional do Itatiaia e Caminhos do Mar, localizado no Parque Estadual Serra do Mar e que também conta com a Tirolesa da Serra, que vai de São Bernardo do Campo a Cubatão em cerca de 60 segundos e proporciona uma vista inesquecível da paisagem.

 

Mesmo com tanta diversidade de localizações e biomas, um ponto é comum aos quatro parques: todos exibem paisagens naturais incríveis, exemplares da flora e da fauna brasileiras que em muitos casos só podem ser vistos ao vivo nesses locais. Além disso, todos possuem ampla estrutura para receber os visitantes com segurança e as comodidades necessárias para uma visitação tranquila e agradável.

 

Confira os principais atrativos e as novidades de julho:

Caminhos do Mar e Tirolesa da Serra

Julho traz boas notícias aos apreciadores de camping, com o início do Camping Caminhos do Mar, e aos jovens que curtem acampamentos de férias. O Caminhos do Mar inaugura este mês sua área de camping, que permitirá que se acampe em barracas próprias, contando com estrutura de banheiros. O intuito é que o visitante tenha uma experiência de desconexão com a rotina e de conexão com a natureza.

 

Jovens entusiastas de camping podem se aventurar no Adventure Camp Teens, acampamento de férias que ocorre em um espaço com refeitório, área de convivência, banheiros, portaria, trilhas, represa e muito verde, dentro do Caminhos do Mar. Os participantes dormem em barracas duplas supervisionados pelos monitores. Uma imersão total na natureza e uma experiência sensorial completa!

 

Visitantes em geral também podem comemorar, já que o parque abrirá nos dias 8 e 9 de julho (segunda e terça-feira) por causa do feriado de 9/7. Considerado um importante corredor ecológico, Caminhos do Mar tem atividades para todas as idades e gostos, por terra, mar e ar. É possível interagir com a natureza, se exercitar, apreciar belas paisagens, conhecer as construções históricas – são oito monumentos erguidos em 1922 em homenagem ao centenário da Independência do Brasil – ou apenas fazer um passeio diferente pelas três trilhas do parque.

 

Para apreciar a vista sob um novo olhar, decole em uma tirolesa que sobrevoa a Serra do Mar por uma distância de 500 m, em aproximadamente 60 segundos, a 110 m de altura, levando de São Bernardo do Campo a Cubatão. A decolagem ocorre na Casa de Visitas, construção de 1926, e, depois de sobrevoar o Pouso Paranapiacaba e a Estrada Velha de Santos, a aterrissagem será no Monumento Ruínas.

 

Além dessas atividades, pode-se alugar caiaques, canoas e stand-up paddle na Base Náutica – a locação das embarcações dura 40 minutos – ou realizar a Descida Monitorada de bicicletas, com os guias da EV Bike Tour. O trajeto pedalando permite conhecer a Estrada Velha de Santos e o visitante pode usar equipamento próprio ou alugar no local.

 

Parque Nacional do Itatiaia

Para quem quiser aproveitar as férias com a família no Parque Nacional do Itatiaia, uma das maiores joias naturais do Brasil, durante todo o mês de julho a Parte Baixa pode ser visitada com descontos exclusivos aos finais de semana e estará aberta também às segundas-feiras. Para obter ingressos com descontos, basta efetuar a compra pelo site www.pnitatiaia.com.br e usar o cupom PNI20. A promoção é válida para ingressos avulsos (inteira, meia-entrada e entorno), para visitas realizadas até 31 de julho, aos sábados e domingos, para a Parte Baixa.

 

O cenário é perfeito para dias de céu azul, aventuras em cachoeiras e momentos tranquilos em meio à natureza. Criado em 1937 e considerado o 1º Parque Nacional do país, Itatiaia reúne em sua Parte Baixa a maior parte das cachoeiras e trilhas belíssimas próprias para caminhadas, corridas e cicloturismo, além de acesso à história e cultura através do completo Centro de Visitantes. Destaque para a Cachoeira Véu de Noiva, um dos principais pontos turísticos do parque. Na Parte Alta, o Maciço das Prateleiras – um dos maiores atrativos de Itatiaia – está aberto à visitação e recebe os montanhistas, que nesta época se concentram nas atividades da temporada de montanha.

 

Parque Estadual do Ibitipoca

No mês que marca a alta temporada e o aniversário de 51 anos do parque, Ibitipoca abrirá à visitação às segundas-feiras nos dias 8, 15, 22 e 29 de julho. A novidade em Ibitipoca é o Passeio Nascer do Sol - Pico do Pião, disponível durante todo o mês de julho, exceto dias 17 e 24 (quando o passeio será exclusivo a moradores cadastrados). O tour deve ser feito com a contratação de guia credenciado.

 

Localizado no Distrito de Conceição de Ibitipoca em Lima Duarte/MG, na Serra do Ibitipoca, uma ramificação da Serra da Mantiqueira, o parque possui uma área de 1.488 hectares e conta, em sua estrutura, com circuitos, trilhas, cachoeiras e grutas. Entre seus principais atrativos estão a Janela do Céu, a Lombada e o Pico do Cruzeiro, para citar apenas alguns.

 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Para que os turistas aproveitem ainda mais as férias em Veadeiros, desde o dia 2 de julho o poço do atrativo Carrossel da Trilha Amarela passou a estar aberto para banho. Isso se deve à estação mais seca, que permite que, com o nível da água, o banho possa ser permitido com segurança.

 

Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO em 2001, o parque fica em Alto Paraíso de Goiás - GO, a 260 km de Brasília e a 460 km de Goiânia, e abrange 240 mil hectares de Cerrado. Sua estrutura possui três trilhas – Amarela (Saltos, Carrossel e Corredeiras), Vermelha (Cânions e Cariocas) e Azul (Seriema) – e duas travessias (Sete Quedas e São Jorge/Capela), além de dois acampamentos, Boa Sorte e Sete Quedas.

Em outra categoria