Um estudo feito a partir de uma base composta por 186,4 milhões de CPFs, identificou que 47% deles têm tendência a viajar (mais de 87,4 milhões de brasileiros), dos quais 38,1% são da "Classe C". O levantamento foi realizado pela Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, a partir de soluções de marketing especializadas em estudo e segmentação de audiências.
"O acesso a essas informações de perfis específicos, que podem ser o público-alvo de muitos negócios e empresas, é crucial para que o setor compreenda quais conteúdos e promoções são atrativos. Dispor de ferramentas precisas que aprimorem o direcionamento de campanhas de vendas e marketing para as pessoas certas é uma vantagem competitiva, pois aumentam o potencial de atingir os consumidores mais relevantes: aqueles com maior probabilidade de conversão", explica a Diretora de Marketing Services da Serasa Experian, Isabela Torres.
Renda mensal média é de R$ 2,5 mil
Do total de brasileiros que tendem a viajar classificados pelo estudo, considerando a base da pesquisa, revelou-se que 54,3% recebem mensalmente até R$ 2,5 mil, o que se assemelha ao restante da população brasileira.O levantamento indicou, ainda, que 19,4% dos brasileiros que tendem a viajar têm mais de 65 anos e apenas 6,0% com 18 a 23.
Brasileiros que tendem a viajar possuem Score regular
Score de Crédito é pontuação que indica se uma pessoa ou empresa paga suas contas em dia. Considerando os brasileiros que tendem a viajar da base do estudo, 48,9% se concentram na faixa de 251 a 500 pontos, considerado regular. O percentual está alinhado ao patamar do Brasil, em que a porcentagem é de 48,1%.
Resgate de milhas
Ainda de acordo com o levantamento, do total de 87,4 milhões de brasileiros que tendem a viajar, 79,4% não costumam resgatar milhas, as pontuações que podem ser acumuladas a partir do uso frequente do cartão de crédito e, posteriormente, trocadas por passagens aéreas, reservas em hotéis, aluguel de carros e até mesmo produtos diversos. Outro dado do estudo indica que 58,5% dessa população que não costuma resgatar milhas também não têm afinidade com cartão de crédito, o que pode explicar o impacto sobre o uso ou conhecimento da "recompensa".
Metodologia
Para realizar a pesquisa "Perfil dos Brasileiros que Tendem a Viajar", em junho de 2024, foi combinada inteligência analítica com o ecossistema de big data da Serasa Experian por meio do Polis, solução da datatech voltada para o mercado de marketing que gera insights e possibilita o estudo e segmentação de audiências a partir de filtros exclusivos. Para segmentação do público, foi utilizada a combinação do perfil de clientes com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e com segmentação de "Perfil dos Viajantes Frequentes no Brasil". Os dados são captados e analisados em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD).
A Serasa Experian combina os melhores dados da América Latina com inteligência analítica, expertise e tecnologia. Por isso, é capacitada para realizar análises acuradas e oferecer a clientes a capacidade de estudar mercados e segmentar campanhas de marketing, possibilitando que empresas possam chegar a seus públicos-alvo mais propensos à conversão.
Quase 90 milhões de brasileiros tendem a viajar, indica estudo da Serasa Experian
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