A importância da atividade física para a saúde no dia a dia

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Plataforma Alimentação Transforma, da M. Dias Branco, dá dicas para a prática diária de exercícios

Lançada neste ano, a plataforma Alimentação Transforma, iniciativa que faz parte do programa de educação nutricional e bem-estar da M. Dias Branco, já conta com uma série de materiais que levam diferentes tipos de informações e dicas ao público.

Um deles fala sobre a importância da prática diária de exercícios físicos. Não é preciso ir todos os dias para a academia ou ter uma rotina de atividades intensa. A prática de exercícios é algo ao alcance de todos nós, com benefícios incríveis para a saúde. Sem complicações e sem mistérios, colocar o corpo em movimento pode ser o impulso que você precisa para ser mais saudável e ativo.

Mas afinal, o que é considerado atividade física? É qualquer movimento que fazemos de forma voluntária, fazendo o corpo gastar energia. É aquilo que nos faz sair do lugar e pode acontecer em diferentes momentos do nosso dia, seja no tempo livre, indo para o trabalho ou escola e até mesmo nas tarefas de casa.

Então, o que conta como atividade física? Tudo! Desde caminhar, correr, pedalar, brincar, subir escadas, carregar objetos, dançar, até exercícios mais específicas como praticar esportes, lutas, ginásticas, yoga e muitas outras opções.

Aqui vai um guia prático para te ajudar a começar:

  • No seu tempo livre: reserve algum momento para fazer atividade física com os amigos, com a família ou sozinho. Você pode caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer ginástica, musculação, yoga ou artes marciais, entre outras;
  • No seu deslocamento: sempre que possível, faça seus deslocamentos a pé ou de bicicleta, de skate, de patins ou de patinete, por exemplo;
  • No local de trabalho ou estudo: nesse caso, você pode optar por subir escadas em vez de usar o elevador. Se você passa muito tempo sentado durante o dia, tente compensar esse comportamento incluindo mais tempo de atividade física exercícios na semana. Se você utiliza transporte público, descer um ponto antes do necessário para terminar o trajeto a pé pode ser um ótimo começo também;
  • Nas tarefas de casa: ao participar das tarefas da casa, você também faz atividade física – Quem já fez uma faxina daquelas, sabe do que estamos falando!

Todos os conteúdos disponíveis na plataforma podem ser acessados em: https://www.alimentacaotransforma.com.br/

Alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a líder nacional em massas e biscoitos tem como meta presente em sua Agenda de Sustentabilidade impactar 10 milhões de cidadãos pelo programa de educação alimentar até 2030.

Os interessados em temas referentes à alimentação, sustentabilidade, saúde e bem-estar poderão encontrar na plataforma materiais didáticos, como artigos científicos, vídeos, entrevistas e receitas desenvolvidos por especialistas da área, em parceria com a empresa Equilibrium.

Dados

Os brasileiros têm se preocupado cada vez mais em manter uma alimentação saudável, recorrendo frequentemente a informações nesse sentido. Segundo pesquisas, cerca de 72% aumentaram os cuidados com a alimentação nos últimos anos.

Na aba “Alimente-se” do site, é possível encontrar artigos sobre temperos, importância da hidratação, dos carboidratos e até mesmo das gorduras (com equilíbrio). Na aba “Preserve”, os materiais estão direcionados à economia circular e financeira, conservação de alimentos e desperdícios. Em “Mexa-se”, o conteúdo é focado em atividade física e saúde mental, enquanto na parte de “Receitas”, o público encontra as mais variadas opções para os dias e gostos. 

Agenda de Sustentabilidade

A partir da Agenda Estratégica de Sustentabilidade da M. Dias Branco, relançada em 2022, que contempla 15 temas prioritários, com base em três pilares que representam o ESG: Cuidar do Planeta (Ambiental), Acreditar nas Pessoas (Social) e Fortalecer Alianças(Governança), a companhia lançou um conjunto de  metas públicas, chamado de “Nossos Compromissos 2030”, embasadas nos ODS da ONU.

Além da meta de Educação Alimentar, dentro do pilar Acreditar nas Pessoas, a companhia mira outros objetivos como impactar 150 mil pessoas pelo programa de Empreendedorismo e Profissionalização, chegar a marca de 80% de Satisfação dos Colaboradores, ter 40% de Mulheres na Liderança e liderança no Market Share em quatro categorias com apelo de saudabilidade e nutrição.