Dia Mundial de Combate ao Câncer: Inca estima 704 mil novos casos anuais e Preta Gil é exemplo de força e superação

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Dia Mundial de Combate ao Câncer (4/2)  é um alerta global para a conscientização e prevenção da doença que atinge milhões de pessoas todos os anos. No Brasil, as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indicam 704 mil novos casos de câncer a cada ano entre 2023 e 2025.

Entre os tipos mais incidentes no país, segundo o Instituto, estão:

  • Câncer de pele não melanoma, em 31,3% dos casos.
  • Câncer de mama feminina, em 10,5% dos casos, com previsão de 74 mil novos diagnósticos anuais.
  • Câncer de próstata, 10,2% dos casos, com estimativa de 72 mil novos diagnósticos por ano.
  • Câncer de cólon e reto, 6,5% dos casos.
  • Câncer de pulmão, 4,6% dos casos.
  • Câncer de estômago, 3,1% dos casos.

Especialistas reforçam o básico, a adoção de hábitos saudáveis pode reduzir significativamente o risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer. “A alimentação equilibrada, a prática de exercícios físicos e evitar o tabagismo são fatores essenciais para a prevenção da doença”, afirma Andrezza Barreto, enfermeira da Vuelo Pharma.

O câncer não impacta apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional dos pacientes. Por isso, histórias de superação ajudam a inspirar e informar.

Um exemplo é a cantora Preta Gil, que enfrenta um câncer colorretal desde de 2023. Durante o tratamento, ela vem compartilhando sua rotina, incluindo a experiência com a bolsa de ileostomia. Sua transparência tem ajudado a desmistificar a doença e trazer informação para milhões de pessoas.

“A gente precisa viver enquanto a gente se cura. A gente precisa dar valor à vida", disse a cantora em uma de suas postagens nas redes sociais.

Com os avanços da medicina, o câncer pode ser tratado com mais eficácia, mas o diagnóstico precoce continua sendo uma das principais armas contra a doença. “Quando descoberto no início, as chances de cura aumentam significativamente”, finaliza a enfermeira da Vuelo Pharma.