Doses de reforço: a chave para manter a proteção contra doenças perigosas

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As vacinas desempenham um papel essencial na saúde preventiva, ajudando a combater doenças e a evitar sua propagação. Embora criem uma memória no sistema imunológico, o nível de proteção pode diminuir com o passar do tempo. O Dr. Fábio Argenta, sócio-fundador e diretor médico da Saúde Livre Vacinas, explica que as dosagens de reforço servem para estimular a produção de anticorpos e manter a defesa contra os agentes infecciosos como vírus e bactérias, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades. 

“Um bom exemplo de vacina que exige dose de reforço é a contra a influenza. As campanhas de vacinação contra a gripe acontecem anualmente para reforçar a imunidade, pois a proteção oferecida pela vacina diminui cerca de 10 meses após a aplicação”, conta. 

Com o ar mais seco e as oscilações de temperatura provocadas pelo Outono, o alerta para a aplicação da vacina contra a gripe volta a ser reforçado, já que o período pode contribuir com o avanço de doenças respiratórias. O Boletim InfoGripe da Fiocruz divulgado em maio de 2024, chama a atenção para as internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente por influenza A (gripe) e vírus sincicial respiratório (VSR). Segundo o levantamento, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios nas quatro últimas semanas epidemiológicas do período, foi de 56% para o VSR, de 25,8% para influenza A, de 4,5% para o Sars-CoV-2/Covid-19 e de 0,4% para influenza B. 

Sobre a Saúde Livre Vacinas

Fundada em 2012, em Lucas do Rio Verde (MT), pelo casal Dr. Fábio Argenta, cardiologista, e a Dra. Rosane Argenta, dentista, a Saúde Livre Vacinas, rede de clínicas focadas no que há de mais moderno nos cuidados com a prevenção a saúde de doenças imunopreviníveis. Com vacinas para todas as faixas etárias, ou seja, para bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e vacina ocupacional.