A campanha de vacinação contra a gripe no Brasil está aberta para toda a população com mais de seis meses de idade, mas os índices de cobertura seguem abaixo do esperado. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 35,96% do público-alvo recebeu a dose contra a influenza até o momento.
A meta do governo federal é vacinar 90% da população, mas o número está longe de ser alcançado, especialmente entre as crianças, que apresentam uma das menores coberturas vacinais: apenas 30,5%. A imunização é essencial, já que a vacina protege contra três tipos de vírus da gripe.
Atualmente, 15 estados e o Distrito Federal estão em situação de alerta para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o que reforça a importância da imunização para prevenir agravamentos. O estado do Rio de Janeiro lidera a lista das regiões mais preocupantes em termos de baixa cobertura e aumento dos casos.
O Ministério da Saúde alerta que a vacina é segura, gratuita e continua sendo a principal forma de proteção contra complicações decorrentes da gripe. A população deve procurar os postos de saúde e se imunizar o quanto antes.
Vacinação contra gripe avança lentamente e preocupa autoridades de saúde
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura