Gravidez após procedimentos estéticos, o que acontece?

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Quando feito com cautela e respeitando o tempo de cura do seu corpo, o procedimento é benéfico, para a autoestima e em alguns casos para a saúde. Porém, vemos inúmeras famosas se submetendo a diversos procedimentos estéticos em um intervalo curto de tempo, em algumas vezes o corpo não tem tempo para se curar.

 

Um caso muito conhecido é o da influencer Virgínia, que após sua última gravidez afirmou ter passado por uma cirurgia plástica para voltar a sua estética perfeita. "Sabemos que após a gravidez o corpo nem sempre volta a seu padrão anterior ao recebimento da criança, o que pode ser uma barreira para a autoestima de muitas pessoas", afirma o Dr. Hugo Sabath da Clínica Líbria.

 

Procedimentos estéticos podem ajudar na recuperação da autoestima, mas deve ser pensado se é um procedimento pessoal ou foi influência social. Devido a sociedade padronizada que vivemos, a estética corporal é uma pauta muito mal disseminada. Seja Anitta falando que já passou por 21 cirurgias plásticas ou Virgínia passando por esses procedimentos logo após a gravidez, esse assunto deve ser tratado com cuidado e cautela.

Como uma cirurgia plástica pré-gravidez e pós-gravidez pode alterar sua saúde:

Pré-gravidez

  • O procedimento anterior a uma gravidez faz com que a barriga cresça menos, porém isso não interfere no crescimento do bebê;
  • Ainda assim, é comum que a barriga se sentia mais dolorida;
  • Na cirurgia plástica, parte da pele é retirada para redução da barriga, portanto há risco de haver estrias e a pele estique muito. É importante se manter hidratado para evitar lesões ou até que a pele rasgue;
  • Se optar pela cesariana o corte não interferirá no resultado da cirurgia plástica;

 

Pós-gravidez

  • À Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SPCP) recomenda pelo menos um ano após a amamentação, em que a retenção de líquidos seja normalizada.
  • O mais importante é a avaliação do médico que o acompanhe nesse processo e saiba de seu histórico.
  • O cuidado com o pós-operatório é duplicado, depois de seis horas, os riscos na cirurgia são mais intensos e o pós-operatório fica mais difícil, dolorido e com maiores restrições de movimentos

 

"Fiz a lipo 10 dias antes de engravidar dela. Sempre engordo muito nas gestações, pois não consigo me alimentar bem", contou a influencer Virgínia sobre a sua segunda gravidez, ao portal de notícias GShow. Ela também afirmou que após o nascimento de sua segunda filha, a mesma havia perdido 13 quilos.

 

É importante frisar que saúde alimentar é primordial a saúde estética, procedimentos invasivos como este podem modificar sua autoestima, mas podem trazer uma dependência ao corpo perfeito e ideal. A necessidade estética pode se tornar dismorfia, portanto é necessário um acompanhamento a sua saúde mental Afirma Dr Hugo Sabath.