5 Dicas para Tratar a Dor no Joelho

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Você sai do treino com o joelho doendo? Sente dor no joelho para sentar, levantar ou subir uma escada? Então essas dicas são para você, seja qual for a causa das suas dores

 

O Porquê das Dores nos Joelhos

De acordo com a Pesquisa "Os Pés Brasileiros" feita pela Pés Sem Dor com 21.423 pessoas, 34,3% dos homens e 46,9% das mulheres têm dor nos joelhos, e 87,1% dessas pessoas dizem que a dor é intermitente. Os joelhos participam de praticamente todos os movimentos que fazemos com os membros inferiores, caminhar, correr, saltar, girar, sentar, levantar, subir e descer. Quando isso é feito com repetição ou impacto em excesso os joelhos ficam sobrecarregados, podendo doer, sofrer lesões ou desenvolver patologias.

Obesidade e o desgaste nas articulações também estão entre as causas das dores nos joelhos, o peso do corpo sobrecarrega as estruturas dos joelhos podendo causar dores e até lesões, como a condromalácia e a artrose, como explica Mateus Martinez, diretor de Fisioterapia na Pés Sem Dor, no vídeo "Dores nos Pés e Joelhos: qual a relação com o peso". E o desgaste nas articulações, embora seja mais comum entre idosos, pode acontecer mais cedo. Além, é claro, dos traumas, acidentes envolvendo os joelhos são comuns e, dependendo do grau, podem exigir até intervenção cirúrgica. 

Joelhos Valgos e Varos

As pernas de quem tem joelhos valgos formam um "X": os joelhos são mais próximos do que os pés. Ao contrário, as pernas de quem tem joelhos Varos formam um "arco": os joelhos se projetam para fora, distanciando-se um do outro, conta Mateus Martinez no vídeo: Saiba o que é Joelho Valgo e Varo.

Essas alterações podem fazer parte da anatomia da pessoa, ou podem ocorrer em função da forma como a pessoa pisa, se a pisada é pronada, ou seja, para dentro, a tendência é que a pessoa tenha o joelho valgo, e se a pisada é supinada, para fora, o joelho tende a ser varo. Ter joelhos varos ou valgos não significa necessariamente que a pessoa vai sofrer com dores. Porém, se os seus joelhos doem é importante verificar se o formato do joelho ou o jeito de pisar não está na causa do problema, ou não está agravando as dores.

 

Como combater e prevenir as dores nos joelhos

  1. Atividade Física – Além de fortalecer e melhorar a mobilidade dos joelhos, a atividade física ajuda na perda de peso, combatendo as causas da dor. Porém, quem já sofre com dores nos joelhos precisa contar com acompanhamento profissional, um educador físico vai definir um programa de exercícios de baixo impacto: natação, pilates, caminhada e hidroginástica são mais indicados por não sobrecarregar os joelhos.
  2. Dieta – Além da perda de peso, que vai reduzir a sobrecarga eliminando a causa das dores, quem tem artrose também deve buscar a orientação de um nutricionista para consumir alimentos antiinflamatórios, que estimulem o aumento da síntese de colágeno e cartilagem, elementos que protegem os ligamentos dos joelhos. 
  3. Fisioterapia para fortalecimento – Além de exercícios específicos, a fisioterapia pode contribuir com diversos recursos fisioterapêuticos que ajudam na eliminação das dores e no fortalecimento. Quando os músculos da coxa, joelho, panturrilha e outros são fortalecidos, passam a absorver parte do impacto que o joelho sofre no dia a dia, protegendo os ligamentos e cartilagens e reduzindo o desgaste.
  4. Palmilhas sob medida para joelho valgo e para joelho varo - As palmilhas ortopédicas, feitas sob medida podem ajudar e muito a pessoa que sofre com dores nos joelhos. Primeiro, porque ela corrige a pisada oferecendo suporte para que os seus pés não pisem nem para fora, nem para dentro, alinhando a pisada e os joelhos, evitando lesões e dores. A palmilha também ajuda a absorver impacto nas atividades do dia a dia, poupando tanto os pés, quanto os tornozelos e os joelhos. Quem pratica atividade física pode contar com palmilhas específicas que vão reduzir o estresse pela repetição e proteger pés e joelhos de movimentos que possam provocar dores e lesões.
  5. Consulte um especialista – Não subestime suas dores, se o joelho está incomodando, procure a ajuda de um especialista.