MP no MA acusa prefeito, vice e vereadores por nomear sobrinho, cunhado, tio, irmão e primos

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Ministério Público do Maranhão ajuizou duas ações no fórum de Cururupu - município de 30 mil habitantes situado a 156 quilômetros de São Luís -, atribuindo prática de nepotismo ao prefeito, ao vice, ao presidente da Câmara, sete vereadores e dois secretários municipais. O grupo é acusado de nomear 14 familiares em cargos de comissão. A Promotoria pede a condenação de gestores e políticos à perda da função pública e dos direitos políticos e também o afastamento liminar de todos os apadrinhados, supostamente escolhidos de forma irregular.

O Estadão pediu manifestação da prefeitura e da Câmara de Cururupu, que não se pronunciaram até a publicação da reportagem. O espaço está aberto.

Segundo o Ministério Público, o esquema tinha o objetivo de garantir apoio político ao prefeito Aldo Luis Borges Lopes (Republicanos), com a indicação de cônjuges e parentes próximos de parlamentares da base governista na Câmara.

Para a promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos, que subscreve as ações, o prefeito beneficiou o sobrinho, com a indicação para o cargo de chefe de transporte da Secretaria Municipal de Educação, e o cunhado, com a nomeação para coordenador de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura.

Nesse mesmo sentido, afirma a Promotoria, se beneficiaram alguns parentes ligados ao vice-prefeito André Gustavo Ramos Pestana, como seu irmão, que foi indicado para chefiar o gabinete da prefeitura; o tio, que assumiu a Secretaria Municipal de Obras, e primos, que assumiram a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde.

Em relação às indicações de parentes de vereadores da base governista, o Ministério Público sustenta que as nomeações constituem abuso de poder, com desvio de finalidade. "Observa-se que as nomeações de parentes e cônjuges de vereadores ocorreram apenas para satisfazer interesses pessoais e políticos do gestor do Poder Executivo Municipal, indo, indiscutivelmente, de encontro ao interesse público", anotou Samira Mercês dos Santos.

A promotora explica que, após um processo de apuração, foi expedida recomendação para que a prefeitura determine a exoneração de todos os ocupantes de cargos que sejam cônjuges ou possuam relação de parentesco de até terceiro grau com autoridades municipais.

Diante da não observância das orientações da Promotoria, foram ajuizadas duas ações civis públicas por descumprimento da Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal, que proíbe a prática de nepotismo.

"Não resta alternativa senão a judicialização do caso, considerando que o município de Cururupu deve adotar uma série de medidas para combater a prática do nepotismo e a nomeação de parentes de vereadores com desvio de finalidade, em violação aos princípios da Administração Pública, especialmente os da moralidade e impessoalidade", destacou a promotora.

Em outra categoria

O chanceler alemão Olaf Scholz conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin nesta sexta-feira (15). A ligação, de iniciativa alemã, foi a primeira desde dezembro de 2022, segundo comunicado do governo russo. Na conversa, os dois líderes discutiram sobre a guerra da Ucrânia. De acordo com ambos os governos, Putin se mostrou disposto a retornar às negociações pelo fim da guerra.

Scholz pediu a Putin que retire as tropas que invadiram a Ucrânia em fevereiro de 2022. Em contrapartida, o presidente russo voltou a responsabilizar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pelo conflito e reiterou que as condições de paz são as mesmas anunciadas em junho deste ano, no discurso que proclamou no Ministério das Relações Exteriores. Na próxima semana, a guerra completa mil dias de duração.

Os dois líderes também discutiram a relação diplomática e comercial entre Alemanha e Rússia, e os conflitos no Oriente Médio.

Ainda, segundo a nota do governo russo, Putin se mostrou aberto a negociar com o país germânico. "A Rússia sempre honrou seus compromissos sob diversos tratados e contratos no setor energético e ainda estava disposta a promover cooperação mutuamente benéfica".

*Com Associated Press

A Autoridade de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia do Estado de Nova York (NYSERDA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, abriu consulta para que empresas de energia atômica demonstrem interesse em desenvolver projetos nucleares na região. Em documento oficial publicado nesta sexta-feira, a autoridade diz que o anúncio demonstra "o compromisso contínuo do Estado em permanecer na vanguarda das tecnologias emergentes".

De acordo com a NYSERDA, a consulta deve apoiar o avanço dos recursos de energia renovável e promover o desenvolvimento econômico contínuo.

A presidente e CEO da autoridade, Doreen M. Harris, disse reconhecer que "agora é o momento" de posicionar Nova York para se envolver totalmente com o setor de energia nuclear que pode impulsionar um "desenvolvimento econômico significativo".

"Entender as oportunidades potenciais nos permitirá começar a desenvolver parcerias e iniciativas estratégicas para recursos complementares que apoiarão a implantação crescente de energias renováveis à medida que trabalhamos em direção a uma rede de emissão zero do futuro", afirmou.

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que a população chinesa passou de um aumento para uma queda, à medida que a economia e a sociedade do país se desenvolveram, de acordo com a mídia estatal chinesa Xinhua. No texto, o líder chinês menciona que, por conta do cenário, é esperado uma China com menos crianças e com envelhecimento populacional.

"Devemos promover a construção de uma sociedade favorável à fertilidade. Devemos fortalecer as estatísticas populacionais, além melhorar o sistema legal para proteção populacional", disse.

Para Xi Jinping, é preciso entender "completamente" a nova situação de desenvolvimento populacional da China e analisar a eficácia da política de planejamento familiar. "Uma população enorme é a condição nacional básica de nosso país", explicou.