Após explosões, Celina Leão anuncia reforço em toda segurança no Planalto

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, anunciou nesta quarta-feira, 13, que a Praça dos Três Poderes permanecerá isolada até que se tenha garantia de segurança no local. Após as explosões na noite desta quarta-feira, 13, o acesso à Praça foi fechado e o policiamento reforçado.

Equipes de varredura foram enviadas ao local. Agentes da Polícia Federal também foi deslocados para as proximidades dos prédios do Congresso e do Supremo Tribunal Federal.

Em entrevista no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal (GDF), Celina evitou confirmar a identidade do homem que morreu após explosões em frente ao prédio do STF. Segundo ela, ainda há bombas amarradas ao corpo. O dono do carro onde a Polícia Militar do DF encontrou explosivo próximo ao local é o catarinense Francisco Wanderley Luiz.

Celina disse que é preciso ter cautela para saber a natureza do que ocorreu. Ela afirmou ainda que conversou com as autoridades do Congresso e com a Polícia Federal, que também está apurando o caso. "O que temos de informação é de que primeiro ele tentou explodir o carro e depois foi para o STF", disse a governadora. Sobre os explosivos que estariam atados ao corpo do homem que morreu, ela disse que ainda é preciso aguardar a perícia para saber o que foi usado. Celina disse que, por enquanto, o caso é tratado como suicídio. "Até o momento só temos uma vítima. Mas é muito prematuro sair falando", disse a governadora.

Também participaram da entrevista o chefe da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha, o comandante do Corpo de Bombeiros, Sandro Gomes, a comandante da Polícia Militar do DF, coronel Ana Paula Barros, e o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.

Em outra categoria

A companhia elétrica portuguesa EDP afirma que o fornecimento de eletricidade foi totalmente restabelecido nas redes de distribuição do país após um apagão que afetou Espanha e Portugal na segunda-feira, 28, segundo o CEO Miguel Stilwell dAndrade em comentários enviados por e-mail.

Ele afirma que a pane no sistema energético ibérico foi sem precedentes. "As usinas da EDP responderam de forma eficaz aos pedidos da REN e da REE, operadoras dos sistemas elétricos dos dois países, entrando rapidamente em operação para apoiar o equilíbrio da rede. Simultaneamente, a empresa garantiu a plena disponibilidade de sua infraestrutura, contribuindo com a flexibilidade necessária para estabilizar o sistema", disse Stilwell dAndrade. Fonte: Dow Jones Newswires.

O fornecimento de energia foi quase totalmente restabelecido na Espanha na manhã desta terça-feira, 29, após o apagão que deixou milhões de pessoas às escuras desde o início da tarde da véspera. A Red Elétrica, que opera o sistema de energia espanhol, informou que 99% da demanda já havia sido restabelecida.

O blecaute que também atingiu Portugal ainda não tem as causas conhecidas. Já na noite da segunda-feira, o fornecimento havia retornado à maioria do território português.

Em Madri, aplausos irromperam de varandas quando a eletricidade voltou. Fonte: Associated Press.

O Partido Liberal, do primeiro-ministro Mark Carney, venceu as eleições no Canadá na segunda-feira, 28, e coroou uma reviravolta impulsionada pelas ameaças à soberania e à economia do país lançadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No discurso da vitória diante de apoiadores em Ottawa, Carney enfatizou a importância da unidade canadense diante das ameaças vindas de Washington.

O líder do Partido Conservador, Pierre Poilievre, reconheceu a derrota e disse que a mudança no país "é difícil de acontecer" e "leva tempo".

O papel de Trump nas eleições canadenses foi central. Os liberais pareciam caminhar para uma derrota esmagadora até que o presidente dos Estados Unidos começou a atacar a economia e a soberania do Canadá, ao sugerir que o país se transformasse no 51ª estado americano.

As falas do líder americano enfureceram os canadenses e alimentaram uma onda de nacionalismo que ajudou os liberais a virar o jogo durante a campanha. Fonte: Associated Press.