Janja mostra em rede social nova cascata artificial na Granja do Torto

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, mostrou em uma rede social, pela primeira vez, uma cascata recentemente construída na Granja do Torto, parte de uma reforma na residência oficial. O local, 17 quilômetros distante do Palácio da Alvorada, serve como uma casa de campo para o casal presidencial.

Neste domingo, 24, a socióloga postou uma imagem no Instagram com mensagem "Domingo energizado", enquanto mostrava a queda d'água, que despeja em um pequeno lago com carpas. Em um dos vídeos, é possível ver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de costas, usando chapéu, observando os peixes. O lago também abriga jabutis.

A Residência Oficial do Torto é uma das residências mantidas pela Presidência da República, com características de casa de veraneio. O local, que tem 37 hectares, foi usado até 2022 como residência do então ministro da Economia, Paulo Guedes. Após deixar o imóvel, em 16 de dezembro do mesmo ano, a reforma foi iniciada, já em 2023.

Procurada pelo Estadão, a Casa Civil informou em nota que "manutenção predial corretiva e preventiva de caráter contínuo, adequações, recuperação, reparos e revitalizações da Granja do Torto, o que inclui as áreas interna e externa, como jardins, espelhos d´água e fontes, por meio de contratos já realizados de manutenção predial e serviços comuns de engenharia da Presidência da República."

Segundo o órgão, "por abrigar animais silvestres como jabutis, a Residência Oficial da Granja do Torto é classificada como um criadouro conservacionista. Dessa forma, o espelho d´água da Residência, que estava desativado, faz parte do complexo espelho d´água/recinto dos jabutis. Assim, a reativação do espelho d´água foi realizada no mesmo conjunto da revitalização do recinto dos jabutis, uma vez que o recinto desses animais necessita de tanque ou lago".

A Casa Civil também informa que a "revitalização do espelho d´água remontou ao seu contexto original que é a presença de peixes em seu corpo hídrico e a queda d´água promove agitação e movimentação do leito, com ampliação da superfície de contato água/ar, e, por consequente, oxigenação da água como fundamental para a função vital para os peixes e o microssistema espelho d´água/recinto dos jabutis."

Questionado pelo Estadão sobre o custo da obra, o governo não comentou.

A inauguração da obra ocorre em meio à finalização de um anúncio de um pacote de corte de gastos públicos. A avaliação de analistas é que seria necessário garantir uma redução de despesas na casa dos R$ 60 bilhões, para que seja possível cumprir as metas estabelecidas no arcabouço fiscal.

Em março, o governo abriu uma licitação de R$ 20 milhões para realizar reparos e obras emergenciais nos imóveis oficiais da Presidência da República, incluindo o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Granja do Torto, o Palácio Jaburu e 80 imóveis funcionais.

Recentemente, militares do Exército dispararam contra uma pessoa que tentou invadir a Granja do Torto, na noite do dia 13, uma hora e meia depois do episódio das explosões na Praça dos Três Poderes em Brasília.

Em outra categoria

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, indicou nesta terça-feira, 26, que o país pode responder reciprocamente a eventuais tarifas alfandegárias impostas pela equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Na segunda-feira, o republicano ameaçou taxar produtos mexicanos caso o vizinho ao sul não aja para conter a passagem de imigrantes pela fronteira e o tráfico de drogas.

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça, Sheinbaum apresentou uma carta aberta endereçada a Trump.

No documento, a líder mexicana argumenta que essas questões não serão resolvidas na base da ameaça comercial.

"A uma tarifa, virá outra em resposta e assim será até que coloquemos empresas comuns em risco", advertiu ela.

Sheinbaum acrescentou que tarifas são inaceitáveis e elevariam a inflação nos dois países, além de causar perdas de empregos.

"Considero que o diálogo é o melhor caminho para o entendimento, a paz e prosperidade entre nossas nações, espero que nossas equipes possam se encontrar logo", disse a presidente do México.

O vice primeiro-ministro da Itália, Antonio Tajani, disse que não se pode colocar o grupo terrorista Hamas e Israel "no mesmo nível" de discussões e que é preciso respeitar os civis, em coletiva de imprensa da reunião do G7, nesta terça-feira, 26.

Na ocasião, ele informou que um acordo de cessar-fogo com o Hezbollah está perto de ser alcançado e que a Itália deve participar das negociações, ao lado dos Estados Unidos e da França.

Na ocasião, ele disse que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não iria para um país onde ele pode ser preso, após o Tribunal Penal Internacional emitir um mandado de prisão pelo líder.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que teve uma "conversa construtiva" por telefone com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, após o republicano ameaçar impor tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e do México. Em vídeo publicado no X, antigo Twitter, pela CPAC TV, ele informa que é preciso "seguir em frente de maneira construtiva", em conversa com repórteres.

Trudeau afirmou que existem desafios na relação entre os dois países, mas que eles podem ser trabalhados juntos.

"Nós sabemos que essa é uma relação que precisa de trabalho e é o que vamos fazer", pontuou o primeiro-ministro.