Conta de Jair Bolsonaro na rede social X é hackeada

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A conta do ex-presidente Jair Bolsonaro na rede social X foi hackeada nesta quinta-feira, 30. A informação é do filho do ex-presidente, o vereador Carlos Bolsonaro, que publicou a informação também nas redes sociais. O assessor e advogado o ex-presidente Fábio Wajngarten também confirmou a invasão, a segunda em poucos dias, segundo ele.

"Todos os métodos de segurança foram aperfeiçoados e novamente a conta do Presidente @jairbolsonaro

foi hackeada. Em contato com o X para restabelecimento da normalidade. Pelo jeito, as únicas coisas invioláveis no mundo são as caixinhas de Sucrilhos. Logo informamos quando retornarmos com a conta normalizada", reclamou Carlos Bolsonaro no X.

Já Fábio Wajngarten pediu que a Polícia Federal investigasse as invasões e que revelasse os nomes dos envolvidos.

"As redes sociais do Presidente @jairbolsonaro são ativos estratégicos e de propriedade exclusivamente dele. O "hackeamento" delas fere o princípio democrático tal qual a censura das mesmas. Para piorar, é a segunda vez em poucos dias. Caberia, como sugestão, que a Nobre Polícia Federal iniciasse uma profunda investigação para localizar e prender todos os criminosos. Se quisesse inclusive vazar alguns nomes dos já envolvidos seria bem útil também", afirmou.

Na noite desta sexta, uma postagem na rede hackeada de Bolsonaro anunciava a chegada ao mercado da "criptomoeda da liberdade". A postagem incluía uma foto de Bolsonaro ao lado de Donald Trump, e foi apagada minutos depois.

Em outra categoria

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou nesta segunda-feira, 17, que o país está pronto para trabalhar com a Índia para implementar os "importantes entendimentos comuns". A declaração foi dada em entrevista coletiva.

Segundo a representante, o 75º aniversário das relações diplomáticas China-Índia é uma oportunidade de promover o intercâmbio e a cooperação em vários setores, além de avançar a relação entre os países de maneira "sólida e estável".

"Como os dois maiores países em desenvolvimento, China e Índia têm uma tarefa compartilhada para alcançar o respectivo desenvolvimento e revitalização, e devem entender e apoiar um ao outro, e ajudar um ao outro a ter sucesso", disse.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que o país está pronto para trabalhar com a União Europeia (UE) para melhorar o diálogo e a cooperação "em todos os níveis e em vários setores", em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 17. O comentário acontece às vésperas do 50º aniversário da relação diplomática China-UE.

"Estamos prontos para trabalhar com a UE para aprimorar intercâmbios de alto nível, diálogo e cooperação e trabalhar por um progresso sustentado e constante nas crescentes relações China-UE", disse.

Segundo a representante, no início deste ano, o presidente chinês, Xi Jinping, teve uma conversa por telefone com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e, na conversa, os líderes traçaram o caminho para o desenvolvimento das relações de ambas as partes.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, afirmou que a operação militar chinesa realizada perto do Estreito de Taiwan é "necessária, legal e legítima para defender a soberania nacional, a segurança e a integridade territorial", em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 17.

"É uma resposta firme às forças externas que estão empenhadas em apoiar e auxiliar a 'independência de Taiwan' e um aviso aos atos inconcebíveis das forças separatistas da 'independência de Taiwan'", disse ao mencionar que os Estados Unidos tomaram "medidas erradas" sobre a questão de Taiwan.

Segundo Mao, a questão de Taiwan está no cerne dos interesses essenciais do país. "Instamos os EUA a respeitar o princípio de uma só China", enfatizou.