'É um presente para a democracia essa denúncia contra o Bolsonaro', diz Gleisi Hoffmann

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, afirmou hoje que é "um presente para a democracia" do País a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Hoffmann discursou durante evento em comemoração aos 45 anos do PT, no Rio de Janeiro.

"Jamais esqueceremos a dor de centena de milhares de famílias que sofreram o luto na pandemia pela mão criminosa daquele que sonegou a vacina, zombou da ciência, dos mortos e da solidariedade humana. Esse ser agora está denunciado e, nos 45 anos do PT, é um presente para a democracia essa denúncia contra o Bolsonaro", disse Hoffmann. Ela completou que "Bolsonaro sentará no banco dos réus e será julgado pelo devido processo legal, que não aconteceria caso ele tivesse sido eleito presidente".

Gleisi Hoffmann admitiu que o preço da comida está cara no Brasil, mas que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá resolver isso, além de dizer que é preciso combater os abusos nos preços da gasolina, do gás e da energia elétrica. "Temos que combater os abusos no preço da gasolina, gás e energia, além de ter determinação e urgência na reforma do Imposto de Renda", afirmou.

A presidente do PT disse ainda que Lula colocou o País na rota do crescimento com distribuição de renda. "Nada, ninguém vai apagar da nossa história que criamos 20 milhões de empregos e que o salário mínimo teve aumento real de 74% com inflação controlada, PIB crescendo à média de 4%. Ninguém vai apagar que tiramos o Brasil do mapa da fome e estamos tirando pela segunda vez", disse Gleisi.

Em outra categoria

As Forças Defesa Israel (IDF) anunciaram pelo Telegram que atacaram e eliminaram o terrorista Abbas Al-Hassan Wahbi na área de Mahrouna, no sul do Líbano. Wahbi era responsável pela inteligência no Batalhão da "Força Radwan" do Hezbollah.

O terrorista estava envolvido em esforços para reconstruir o Hezbollah e transferências de armas. Essas atividades constituem uma violação flagrante dos entendimentos entre Israel e Líbano, segundo a entidade.

Al-Hassan desempenhou um "papel significativo" no planejamento e execução do brutal massacre de 7 de outubro de 2023, afirmou as IDF, destacando que nos últimos dias ele também ajudou a planejar ataques contra civis israelenses e tropas da IDF que operavam na Faixa de Gaza.

"As IDF continuarão a operar para remover qualquer ameaça ao estado de Israel", ressaltam na nota*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O presidente dos EUA, Donald Trump, não economizou elogios à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na plataforma TruthSocial. "Que pessoas incríveis conheci na Otan, incluindo alguns dos líderes mais incríveis do mundo!", frisou. O presidente participou esta semana de uma cúpula da organização, que classificou como "altamente produtiva" e que "não poderia ser melhor".

Na sexta-feira, 27, o republicano reiterou sua expectativa de que a Espanha comece a integrar o compromisso da Otan sobre aumentar gastos com defesa nos próximos anos. A declaração veio acompanhada da ameaça de que as tarifas vão subir para países que se aproveitam dos Estados Unidos.

Na ocasião, Trump reiterou que há "muito dinheiro entrando graças às tarifas", assim como realocação de empresas e investimentos nos EUA. E defendeu que isso seja considerado na aprovação do seu "grande e bonito" projeto tributário, que começa a ser analisado neste sábado pelo Senado dos EUA.

Pelo menos 60 pessoas morreram após ataques israelenses na região neste sábado, 28, segundo profissionais de saúde. Os bombardeios ocorrem no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que pode haver um acordo de cessar-fogo dentro de uma semana. Respondendo a perguntas de jornalistas no Salão Oval, na sexta-feira, 27, o presidente disse: "Estamos trabalhando em Gaza e tentando resolver a situação."

Segundo fontes, há uma expectativa de que o ministro israelense de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, viaje a Washington na próxima semana para discussões sobre o cessar-fogo em Gaza, o Irã e outros temas. Fonte: Associated Press.