Caiado elogia possíveis adversários em 2026: 'melhor safra de governadores do País', diz

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), elogiou nesta quinta-feira, 13, a si mesmo e a colegas chefes de Executivo. Em evento da ONG Todos Pela Educação, em São Paulo, se referiu aos atuais gestores estaduais como "a melhor safra de governadores deste País".

 

Caiado enalteceu, inclusive, alguns de seus rivais em uma eventual disputa pela Presidência nas eleições de 2026. É o caso dos governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que também participavam de mesa no evento.

 

Outro governador que integra a lista de possíveis presidenciáveis é Tarcísio Freitas (Republicanos), de São Paulo, que não participou do "Educação Já". O evento convidou os chefes dos Estados com as cinco melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ou os que mais evoluíram no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 

Além de Caiado, Leite e Ratinho Júnior, foram convidados a compartilhar experiências de suas gestões os governadores Elmano de Freitas (PT), do Ceará, Helder Barbalho (MDB), do Pará, Rafael Fonteles (PT), do Piauí, Raquel Lyra (PSD), de Pernambuco, e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo.

 

Caiado já anunciou que pretende concorrer ao Planalto em 2026, e tem um evento de lançamento de sua pré-candidatura pelo União Brasil marcado para o dia 4 de abril. O cantor Gusttavo Lima estará presente na ocasião e é cogitado como vice em uma futura chapa.

 

Durante o evento sobre educação, o chefe do Executivo goiano falou sobre as articulações para o pleito e disse que não estará presente nos atos convocados pela oposição para este domingo, 16. "Segundo as pesquisas, sou o governador mais bem avaliado do País. Agora falta ser conhecido. Vou dedicar esse tempo para isso", afirmou.

 

De acordo com a pesquisa Quaest divulgada em 27 de fevereiro, o governo de Caiado é aprovado por 86% e o de Ratinho Júnior, por 81%. Eduardo Leite tem 62% e Tarcísio de Freitas 61%. Em edição de dezembro de 2024 da pesquisa, 88% dos entrevistados disseram aprovar a gestão do governador de Goiás.

 

Atualmente, Caiado está inelegível, condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) por abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. Ainda cabem recursos sobre a decisão no próprio TRE e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em outra categoria

Pela rede Truth Social, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou o terceiro mês consecutivo com "zero ilegais" liberados no país. O post é ancorado em uma peça de propaganda política de Trump, com boné vermelho e seu slogan de campanha: "Make America great again" ("Faça a América grande de novo").

O comentário de Trump faz referência a dados publicados na sexta-feira, 1º de agosto, pelo governo norte-americano mostrando que, em julho, as autoridades que vigiam as fronteiras dos Estados Unidos não tiveram de liberar no território do país nenhum imigrante ilegal após apreensão.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, solicitou à organização Cruz Vermelha Internacional ajuda para fornecer alimentos e assistência médica aos reféns israelenses mantidos em Gaza.

A medida ocorre em meio aos pedidos de israelenses pela libertação dos reféns após o Hamas divulgar vídeos mostrando dois reféns de Israel extremamente magros.

Por meio de nota no X, a Cruz Vermelha declarou estar consternada com os vídeos publicados.

"Esta situação terrível precisa acabar", afirmou a organização na publicação.

O incêndio provocado por um ataque de drone ucraniano em um depósito de petróleo na cidade russa de Sochi foi extinguido por bombeiros, informaram autoridades locais neste domingo, 3.

O ataque teria atingido dois tanques de combustível no local e cerca de 127 bombeiros trabalharam no local, conforme informou o governador da região, Veniamin Kondratyev, via Telegram.