O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que a filiação do senador Cid Gomes (CE) e da ex-governadora do Ceará Izolda Cela, neste domingo, 4, pode transformar a sigla "na instituição partidária mais relevante" no Estado. Siqueira não estará no evento, por questões de saúde, mas enviou uma carta aos novos correligionários.A Coluna do Estadão teve acesso ao texto no qual ele afirma estar "alegre" com a filiação de Cid e Izolda. "Tal cenário reforça a relevância do partido no contexto estadual, se é que não transforma o PSB na instituição partidária mais relevante no Ceará", escreveu.
Siqueira também elogia o trabalho do presidente do PSB no Ceará, Eudoro Santana, pai do ministro da Educação, Camilo Santana. "Gostaria de destacar o trabalho brilhante de articulação política estadual e junto a direção nacional que vem sendo realizado pelo respeitável e histórico membro de nosso partido, o presidente Eudoro Santana", destacou.
O PSB promete um grande evento, no Marina Park Hotel, em Fortaleza. Há previsão de também filiar vereadores, 40 prefeitos e 40 mulheres, marcando simbolicamente o número do partido nas urnas. Comparecerão o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o prefeito do Recife, João Campos, e os ministros Márcio França (Empreendedorismo) e Camilo Santana.
PSB cresce na crise da família Ferreira Gomes no Ceará
O PSB no Ceará cresce às custas da briga interna do PDT no Estado, em 2022, que dividiu a família Ferreira Gomes. Naquele ano de eleições gerais, Ciro, então candidato à Presidência da República, optou por rivalizar com o PT e apoiar o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio para o governo estadual. Discordavam dele Cid Gomes e o petista Camilo Santana, que apoiavam a candidatura de Izolda Cela.
Como resultado, o PT rompeu a aliança de mais de uma década com o PDT e lançou a candidatura de Elmano de Freitas. Elmano venceu a disputa no primeiro turno e Cláudio ficou na terceira posição. Izolda saiu do partido e assumiu a secretaria-executiva do ministério da Educação, comandado por Camilo.
Uma nova briga entre Cid Gomes e Ciro Gomes, em 2023, levou à saída de Cid do PDT. Ele agora deve capitanear o PSB no Ceará, aliado político do PT.
Como mostrou o Estadão, a disputa pela prefeitura de Fortaleza tende a ampliar ainda mais a divisão entre PT e PDT. O PT deverá indicar um ex-pedetista como candidato: Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará disputa a indicação com outros quatro petistas. Luizianne Lins é a única que poderia vencê-lo.
Filiação de Cid Gomes e Izolda torna PSB partido 'mais relevante' no Ceará, diz Carlos Siqueira
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura