Datafolha: 36% dos paulistanos reprovam Lula, enquanto 27% rejeitam Tarcísio

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um terço dos moradores da cidade de São Paulo aprova a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), segundo pesquisa Datafolha divulgada na noite de sexta-feira, 9. O presidente, porém, tem uma rejeição maior entre os moradores da capital paulista do que o governador.

O governo do presidente Lula é considerado bom ou ótimo por 35% dos eleitores. Outros 36% avaliam o como ruim ou péssimo; 28% consideram regular e 1% afirmou que não sabe responder. Já o governo Tarcísio é avaliado como bom ou ótimo por 32% dos entrevistados, sendo que 27% consideram a gestão ruim ou péssima.

Tarcísio é o nome mais cotado como possível candidato à Presidência em 2026 pelo campo bolsonarista. No lançamento da candidatura de Ricardo Nunes (MDB) à Prefeitura de São Paulo, há uma semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro posicionou o governador como uma figura de contraponto a Lula.

A proporção de eleitores que consideram o governo Lula bom ou ótimo ficou praticamente estável na comparação com a pesquisa de julho, quando essa avaliação foi de 34%. Entretanto, está abaixo da pesquisa de agosto do ano passado, quando chegou a 45%. A classificação de ruim ou péssimo era de 34% em julho deste ano e de 25% em agosto do ano passado.

Os números sobre a gestão Tarcísio também ficaram estáveis em relação ao levantamento anterior. A pesquisa Datafolha foi realizada com 1.092 eleitores na cidade de São Paulo e tem margem de erro de três pontos porcentuais, dentro do nível de confiança de 95%.

Perfil

O levantamento mostrou que Lula tem aprovação maior entre os eleitores com 60 anos ou mais (44%) e entre os menos instruídos (50%). O presidente é mais rejeitado pelos evangélicos (46%) do que pelos católicos (32%).

A pesquisa ainda indica que a taxa de aprovação de Tarcísio é mais alta entre homens do que entre mulheres (39% e 26%, respectivamente), e entre aqueles que têm 60 anos ou mais, em comparação com os eleitores entre 16 e 24 anos (37% e 16%, respectivamente). Tarcísio também vai melhor entre os menos instruídos, com 38%, do que entre os mais instruídos, com 29%.

Em outra categoria

Os Estados Unidos, Japão e Coreia da Sul estariam "alarmados" com as ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte, afirmou o vice-secretário de Estado norte-americano, Kurt Campbell, na quarta-feira, 16. Segundo o oficial, os países estão acompanhando o crescente apoio militar norte-coreano na guerra entre Rússia e Ucrânia, com suporte de materiais, artilharia e mísseis.

"Estamos preocupados com eles e concordamos que continuaremos monitorando a situação de perto", disse Campbell ao falar sobre como o cenário está "criando mais instabilidade na Europa".

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Coreia do Norte está enviando militares para ajudar na guerra. No entanto, o sênior norte-americano disse não poder confirmar as alegações. Fonte: Associated Press

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, confirmou que as tropas israelenses em Gaza mataram o principal líder do Hamas, Yahya Sinwar. Katz chamou a morte de Sinwar de uma "conquista militar e moral para o exército israelense".

"O assassinato de Sinwar criará a possibilidade de libertar imediatamente os reféns e trazer uma mudança que levará a uma nova realidade em Gaza - sem o Hamas e sem o controle iraniano", disse o ministro, em comunicado.

Sinwar é considerado um dos principais arquitetos do massacre de 7 de outubro de 2023 em Israel, que deu início à guerra na Faixa de Gaza, e estava no topo da lista dos mais procurados pelo governo israelense.

Não houve confirmação imediata do Hamas sobre sua morte. Fonte: Associated Press

Militares israelenses estão investigando se o líder do grupo militante Hamas Yahya Sinwar, considerado arquiteto do massacre de 7 de outubro de 2023 em Israel, foi morto durante um ataque israelense na Faixa de Gaza.

Segundo comunicado conjunto da Agência de Segurança Israelense e das Forças de Defesa de Israel, "três terroristas foram eliminados" no ataque, e há a possibilidade de que uma das vítimas seja Yahya Sinwar.

"A essa altura, a identidade dos terroristas não pode ser confirmada", diz o comunicado.