'Nunca consegui compreender por que Haddad não foi reeleito', diz Lula

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que nunca conseguiu entender por que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não foi reeleito prefeito de São Paulo em 2016, quando fez chapa com Gabriel Chalita. Eles foram derrotados por João Doria. As declarações foram feitas no segundo comício do candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, de que participou neste sábado, 24, e no qual reiterou apoio ao candidato.

"Eu nunca consegui compreender por que que o Haddad não foi reeleito como prefeito de São Paulo, porque ele e o Chalita representavam aquilo de mais qualidade que São Paulo poderia ter naquele momento histórico. Entretanto, o povo conseguiu acreditar numa mentira daquele que foi o prefeito mais fracassado da história de São Paulo, que depois foi eleito o governador fracassado, e que não conseguiu fazer uma única coisa que prometeu", disse.

Lula também alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que, em 2022, "outra vez houve um equívoco do povo brasileiro". "O povo brasileiro deixar de votar num companheiro como o Haddad para votar no Bolsonaro como presidente foi um retrocesso na história desse país, que a gente não pode permitir que se repita. A eleição é de quatro em quatro anos e a gente tem que aperfeiçoar", disse.

Em outra categoria

A vice-presidente dos EUA e candidata democrata, Kamala Harris, aparece à frente do ex-presidente e representante do Partido Republicano, Donald Trump, por 49% a 46% na corrida para presidência dos Estados Unidos, segundo uma pesquisa da TIPP publicada nesta terça-feira, dia 15. A pesquisa entrevistou 1.198 pessoas online, entre 12 e 14 de outubro. A margem de erro da sondagem é mais ou menos 2,9 pontos.

Ataques lançados por Israel contra localidades no sul da Faixa de Gaza mataram 15 pessoas nesta terça-feira, 15, segundo autoridades palestinas. Em Beni Suhaila, ao menos dez pessoas de uma mesma família morreram na explosão de uma residência. Três crianças e uma mulher estão entre as vítimas. Em Fakhari, na mesma região, um ataque a uma casa matou cinco pessoas, incluindo três crianças e uma mulher. Fonte: Associated Press.

O governo de Israel assegurou aos Estados Unidos que o ataque de retaliação contra o Irã não vai atingir instalações petrolíferas e nucleares, de acordo com autoridades americanas.

O compromisso foi assumido pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em conversa telefônica com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na semana passada. O secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, ouviu a mesma promessa do secretário de Defesa israelense, Yoav Gallant, segundo as fontes americanas.

Israel sugeriu que a retaliação vai mirar alvos militares e de inteligência, mas não forneceu aos Estados Unidos uma lista de possíveis locais que sofrerão ataques.

A planejada ofensiva é uma retaliação aos 180 mísseis lançados pelo Irã contra o território de Israel no dia 1º, em resposta ao assassinato do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.

"Ouvimos a opinião dos EUA, mas tomaremos as nossas decisões finais com base nos nossos interesses nacionais", afirmou o gabinete de Netanyahu em comunicado. Fonte: Dow Jones Newswires.