Pragmatismo é foco do eleitorado do interior de São Paulo

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
As pesquisas eleitorais mais recentes indicam que partidos de centro-direita dominam a intenção de voto nas dez maiores cidades do interior de São Paulo. Enquanto siglas do Centrão, bloco marcado pelo pragmatismo em vez de uma posição ideológica clara, se destacam em cidades-chave - como Sorocaba e Franca -, legendas de esquerda enfrentam dificuldade numa região marcada pelo conservadorismo e pela influência do agronegócio, tendo chances reais de vencer em apenas dois municípios (Campinas e São José do Rio Preto).

A disputa deste ano repete também o cenário observado na última eleição presidencial, em que Jair Bolsonaro (PL) superou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no interior paulista. Os últimos levantamentos mostram que os candidatos apoiados pelo ex-presidente estão em melhor posição em comparação aos aliados do petista. Porém, assim como ocorre nas potências do agronegócio do Estado, é o Centrão que detém a maior força política nos principais municípios do interior de São Paulo.

O Republicanos, sigla do governador Tarcísio de Freitas, é o partido que está mais bem posicionado nas dez maiores cidades do Estado. A legenda lidera com folga em Sorocaba e Taubaté e aparece numericamente à frente em Campinas, o maior município do interior paulista, localizado a 99 quilômetros da capital e com 1 milhão de habitantes.

EMPATE

Como mostrou o Estadão, a disputa em Campinas se tornou um empate entre Tarcísio e Lula, que apoiam o prefeito Dário Saadi (Republicanos) e o médico Pedro Tourinho (PT). Tanto o governador como o presidente têm marcado presença na campanha campineira, seja com visitas à cidade durante a pré-campanha, seja com gravações de vídeos para as redes sociais na reta final da disputa.

Segundo pesquisa divulgada pela AtlasIntel, Saadi e Tourinho estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de três pontos porcentuais, com 32,5% e 31%, respectivamente. Apesar da vantagem numérica, Saadi teve sua candidatura cassada em primeira instância pela Justiça Eleitoral, em uma ação protocolada pelo PT. O prefeito segue na disputa pela reeleição enquanto aguarda o julgamento de um recurso na segunda instância.

Com a maior fatia do fundo eleitoral, R$ 887 milhões, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, definiu como meta para as eleições municipais de 2024 eleger 1,5 mil prefeitos. Para alcançar esse objetivo, além dos recursos milionários do fundo, Costa Neto aposta na popularidade de Bolsonaro.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O nacionalista de extrema direita George Simion garantiu uma vitória decisiva neste domingo, 4, no primeiro turno das eleições presidenciais da Romênia, segundo dados eleitorais quase completos. A eleição ocorreu meses após uma votação anulada ter mergulhado o país-membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em sua pior crise política em décadas.

Simion, o líder de 38 anos da Aliança para a Unidade dos Romenos (AUR), superou de longe todos os outros candidatos nas pesquisas, com 40% dos votos, mostram dados eleitorais oficiais, após a apuração de 97% dos votos na votação.

Bem atrás, em segundo lugar, ficou o prefeito de Bucareste, Nicusor Dan, com 20,67%, e em terceiro, o candidato da coalizão governista, Crin Antonescu, com 20,62% - uma diferença que deve aumentar à medida que os últimos votos das cidades maiores forem apurados.

Onze candidatos disputaram a presidência e um segundo turno será realizado em 18 de maio entre os dois candidatos mais votados. Até o fechamento das urnas, cerca de 9,57 milhões de pessoas - ou 53,2% dos eleitores elegíveis - haviam votado, de acordo com o Escritório Central Eleitoral, com 973.000 votos depositados em seções eleitorais instaladas em outros países.

Eleição foi anulada em 2024

A eleição na Romênia teve de ser repetida hoje depois que o cenário político do país foi abalado no ano passado, quando um tribunal superior anulou a eleição anterior, na qual o candidato de extrema direita Calin Georgescu liderou o primeiro turno, após alegações de violações eleitorais e interferência russa, que Moscou negou.

Georgescu, que compareceu ao lado de Simion em uma seção eleitoral em Bucareste, chamou a nova votação de "uma fraude orquestrada por aqueles que fizeram da mentira a única política de Estado", mas disse que estava lá para "reconhecer o poder da democracia, o poder do voto que assusta o sistema, que aterroriza o sistema".

O perfil oficial da Casa Branca nas redes sociais publicou neste domingo, 4, uma foto aparentemente gerada por inteligência artificial (IA) com o rosto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um corpo musculoso, com um sabre de luz vermelho e vestimentas que ficaram conhecidas na franquia de filmes Star Wars.

O dia 4 de maio é considerado o Dia do Star Wars pelos fãs da franquia. A data foi escolhida por conta das semelhanças entre uma frase icônica dos filmes: "May the force be with you" ("Que a força esteja com você") e a frase "May the fourth" ("4 de maio").

"Feliz 4 de Maio a todos, incluindo os Lunáticos da Esquerda Radical que lutam arduamente para trazer Lordes Sith, Assassinos, Traficantes, Prisioneiros Perigosos e membros famosos da gangue MS-13 de volta à nossa Galáxia. Vocês não são a Rebelião - vocês são o Império. Que o 4 de Maio esteja com vocês.", apontou a mensagem do perfil oficial da Casa Branca na rede social X.

Trump vestido de papa

Essa não é a primeira foto gerada por inteligência artificial que foi publicada pelo governo Trump neste final de semana.

Na sexta-feira, 2, o perfil da Casa Branca e do próprio Trump publicaram uma foto do presidente americano vestido como papa, sentado em uma cadeira de estrutura dourada.

Na última terça-feira, Trump afirmou, em tom de brincadeira, que gostaria de ser o próximo papa. "Eu seria minha escolha número 1", disse Trump a repórteres.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) anunciou neste domingo, 4, a retirada da Nicarágua da agência especializada das Nações Unidas (ONU) por causa da concessão de um prêmio da organização que celebra a liberdade de imprensa a um jornal nicaraguense, o La Prensa.

A diretora geral da Unesco, Audrey Azoulay, anunciou que havia recebido uma carta na manhã de domingo do governo nicaraguense anunciando sua retirada devido à atribuição do Prêmio Mundial de Liberdade de Imprensa Unesco/Guillermo Cano.

"Lamento essa decisão, que privará o povo da Nicarágua dos benefícios da cooperação, especialmente nos campos da educação e da cultura. A Unesco está totalmente dentro de suas atribuições quando defende a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa em todo o mundo", disse Azoulay em comunicado.

A Nicarágua era um dos 194 estados membros da organização. Os membros da Unesco criaram o prêmio de liberdade de imprensa em 1997, e o prêmio de 2025 foi atribuído no sábado ao La Prensa por recomendação de um júri internacional de profissionais da mídia.