A ligação de vídeo entre Bolsonaro e Ricardo Nunes após o resultado do 1ºturno

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Na manhã desta terça-feira, 8, o ex-presidente Jair Bolsonaro conversou por vídeo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e o presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP). Durante a conversa, Bolsonaro se colocou à disposição para ajudar o prefeito no segundo turno e falou até em marcar agendas com sua presença na capital paulista. No primeiro turno, o ex-presidente havia se mantido distante da disputa municipal.

Aliados de Nunes e Bolsonaro avaliaram o encontro virtual como positivo e agora garantem que não há mais ruídos entre a campanha e o ex-presidente. A articulação para definir a agenda conjunta ficará a cargo do coronel Ricardo Mello Araújo (PL), candidato a vice na chapa de Nunes que foi indicado ao posto por Bolsonaro.

Nunes afirmou nesta quarta-feira, 9, que os detalhes de uma agenda conjunta estão sendo negociados por Mello Araújo com Bolsonaro e que um café da manhã do prefeito com lideranças da direita e deputados do PL pode ocorrer já na próxima semana. "Conversei com ele (Bolsonaro) ontem (terça-feira), à meia-noite. Ele disse: 'pede para o Ricardo [Nunes] me ligar e vamos acertar essa agenda'", contou o vice na chapa de Nunes

Integrantes do alto escalão da campanha de Nunes consideram que a participação de Bolsonaro no segundo turno será essencial para atrair lideranças da direita e fortalecer o apoio do eleitorado conservador ao prefeito, especialmente após Pablo Marçal (PRTB) ter rejeitado declarar voto em Nunes. O ex-coach, que passou a campanha atacando o "comunismo" e a "esquerda", divulgou uma nota liberando seus eleitores para votarem "de acordo com suas convicções".

Enquanto o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participou ativamente da campanha de Ricardo Nunes no primeiro turno - gravando inserções para o horário eleitoral e mobilizando aliados na reta final -, Bolsonaro manteve distância e fez declarações ambíguas sobre Nunes e Marçal ao longo da disputa. O ex-presidente chegou a posar ao lado do ex-coach com a medalha de "imbrochável", "imorrível" e "incomível" e, num determinado momento da campanha, admitiu que o prefeito não era seu "candidato dos sonhos".

Na semana da eleição, com pesquisas indicando a migração de eleitores bolsonaristas de Nunes para Marçal, aliados de Bolsonaro - incluindo o governador de São Paulo - intensificaram a pressão para que o ex-presidente declarasse apoio ao prefeito novamente, tentando conter a debandada que ameaçava tirar o emedebista do segundo turno.

Nos bastidores, Bolsonaro dizia que não havia clima para gravar uma mensagem de apoio a Nunes, alegando que se sentiu desprezado pela campanha ao longo de toda a corrida eleitoral. Acabou, porém, convencido por aliados e, em uma transmissão ao vivo ao lado de Mello Araújo, reafirmou que seu candidato na capital é Nunes, fazendo críticas veladas a Pablo Marçal. "Quem está batendo asas por aí, está iludido com o que está acontecendo, é o que eu chamo de 'amor de verão'. Vê se você está escolhendo com razão, e não com emoção", declarou o ex-presidente.

O pastor Silas Malafaia criticou a postura do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o primeiro turno, classificando como "dúbio" o comportamento dele em relação à disputa pela Prefeitura de São Paulo. "Toda a campanha, não teve uma palavra de apoio ao Nunes. É como se a eleição de São Paulo não existisse. Que conversa é essa? Bolsonaro é um líder e eu continuo apoiando ele, mas errou estupidamente", afirmou Malafaia ao Estadão. Em resposta, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), "filho 01", disse que "roupa suja se lava em casa, e não em público".

Bolsonaro rebateu as críticas do pastor. "Ele ligou a metralhadora, mas isso passa", disse o ex-presidente nesta terça-feira, 8. "Eu amo o Malafaia. Ninguém critica mulher feia", completou, em entrevista ao jornal O Globo.

Em outra categoria

Dez pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas após dois barcos com turistas naufragarem na China, informou a imprensa estatal nesta segunda-feira, 5. O acidente aconteceu na tarde de domingo, 4, depois que uma tempestade súbita de chuva e granizo atingiu as partes altas do rio Wu, um afluente do Yangtzé, o maior curso d'água da China, e afetou as condições de navegação cobrindo a superfície do rio com uma névoa densa.

Ao todo, 84 pessoas caíram na água; quatro ficaram ilesas e os feridos foram hospitalizados. Os barcos tinham capacidade máxima de cerca de 40 pessoas cada e não estavam superlotados, segundo o relato de testemunhas.

O incidente foi na cidade de Qianxi, no sudoeste da província de Guizhou. As montanhas e os rios dessa região são grandes atrações turísticas, e foram o destino de muitos chineses durante o feriado nacional de cinco dias, que termina nesta segunda.

Além dos dois barcos turísticos, outras duas embarcações foram afetadas; eles não transportavam passageiros, e os sete tripulantes conseguiram se salvar.

O presidente chinês, Xi Jinping, pediu "esforços totais" nas operações de busca e resgate dos feridos, segundo a agência estatal Xinhua.

Xi também destacou a importância de "reforçar as medidas de segurança em locais turísticos" e outros lugares com grandes aglomerações de pessoas. (Com agências internacionais).

Ministros do governo de Israel aprovaram planos para intensificar as operações militares na Faixa de Gaza, disse uma autoridade israelense nesta segunda-feira, 5, sob condição de anonimato.

De acordo com a fonte, os planos envolvem a reivindicação de mais áreas no enclave palestino, onde metade do território já está sob controle israelense.

A aprovação ocorreu um dia depois de o país anunciar a convocação de dezenas de milhares de soldados da reserva para as operações em Gaza, que teriam como objetivo aumentar a pressão sobre o Hamas pela negociação de um cessar-fogo. Fonte: Associated Press.

O presidente Donald Trump disse que está instruindo o seu governo a reabrir e expandir Alcatraz, a notória antiga prisão em uma ilha da Califórnia. A prisão foi fechada em 1963. A Ilha de Alcatraz atualmente é operada como um ponto turístico.

"Estou instruindo o Departamento de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e a Segurança Interna, a reabrir uma Alcatraz substancialmente ampliada e reconstruída, para abrigar os criminosos mais cruéis e violentos dos Estados Unidos", escreveu Trump em mensagem no site Truth Social na noite deste domingo.

Ainda segundo ele, a reabertura de Alcatraz servirá como um "símbolo de Lei, Ordem e Justiça". A ordem foi emitida em um momento em que Trump vem entrando em conflito com os tribunais ao tentar enviar membros de gangues acusados para uma prisão notória em El Salvador, sem o devido processo legal. Trump também falou sobre o desejo de enviar cidadãos americanos para lá e para outras prisões estrangeiras.