Genial/Quaest: 58% dos entrevistados acham que Lula não deveria se candidatar à reeleição

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo, 13, mostra que para 58% dos entrevistados o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026, ante 40% que avaliam que o petista deveria tentar se reeleger na próxima disputa presidencial.

O levantamento mostra ainda que 49% não sabem quem seria um candidato forte contra Lula em 2026 caso o ex-presidente Jair Bolsonaro não participe da disputa. Para 15%, o coach Pablo Marçal seria o nome mais forte, enquanto 13% dizem que seria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e 12% acreditam que seria Michelle Bolsonaro. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) aparecem com 4%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), 3%.

A pesquisa revela ainda que se a eleição fosse hoje e se os candidatos fossem Lula, Marçal e Tarcísio, 32% votariam no atual presidente, 18% em Marçal e 15% no governador de SP. Neste cenário, 18% dos entrevistados se consideraram indecisos. Votos brancos, nulos e aqueles que não votariam somam 18%.

No levantamento, foram entrevistadas 2 mil pessoas acima de 16 anos de 25 a 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o nível de confiança é de 95%.

Em outra categoria

A rede elétrica de Cuba entrou em colapso pela segunda vez em 24 horas neste sábado, 19, jogando o país em seu segundo dia consecutivo de apagão nacional.

O governo disse que estava progredindo no restabelecimento gradual do serviço em toda a ilha, incluindo hospitais e partes da capital Havana.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A vice-presidente dos Estados Unidos e candidata democrata na corrida presidencial norte-americana, Kamala Harris, prometeu que, se eleita, combaterá a inflação, a especulação de preços corporativa, além de conceder um "corte de impostos para a classe média" nos Estados Unidos.

Em discurso feito em Atlanta, ela também comentou os planos de reduzir os custos de saúde e moradia e aumentar os créditos fiscais para pequenas empresas.

Na ocasião, Harris também pediu para que os eleitores votem antecipadamente: "Esta é uma luta pela promessa da América. Se Jimmy Carter pode votar antecipadamente, você também pode."

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato republicano na corrida presidencial norte-americana, Donald Trump, disse que a inflação piorou sob o governo do atual governante, Joe Biden, e da vice, Kamala Harris, que é sua rival nas eleições.

"Se você votar em mim, vou reduzir a inflação e trazer mais empregos para o nosso país", disse ele, durante um comício no Estado-chave da Pensilvânia.

Em discurso, Trump atacou as relações exteriores feitas por Biden, dizendo que o ideal é o contrário das decisões tomadas pelo democrata, além de afirmar que não confia no Departamento de Justiça e que alguns imigrantes são criminosos.