SP recebe festivais de cinema italiano, francês, húngaro, MixBrasil e mais; veja os destaques

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Novembro será um mês movimentado para os cinéfilos paulistanos. São Paulo receberá uma série de diferentes festivais de cinema, internacional e nacional, já a partir desta quinta-feira, 7. Os eventos contarão com exibições de filmes da França, Hungria e Itália, além de uma mostra dedicada a autores negros.

A capital paulista também será palco do 32º Festival MixBrasil, maior evento cultural LGBT+ da América Latina, que contará com filmes, palestras e ativações em diferentes pontos da cidade.

Os filmes serão exibidos em salas de cinema espalhadas por toda a cidade, com diversas sessões distribuídas pelas próximas semanas.

Festival Varilux de Cinema Francês

Entre 7 e 20 de novembro, o Brasil recebe o Festival Varilux de Cinema Francês, que exibirá 20 produções francesas em salas por todo o país. Em São Paulo, os filmes entrarão em cartaz no Cine Marquise, Cine LT3, Cinemark Iguatemi, Cinépolis Jardim Pamplona, Cinesystem Frei Caneca, Cinesystem Pompéia e Reag Belas Artes.

Entre os filmes exibidos durante o festival estão O Conde de Monte Cristo, nova adaptação do clássico de Alexandre Dumas, O Segundo Ato, Bolero, Daaaaaali!, Mega Cena e O Roteiro da Minha Vida - François Truffaut.

O evento também contará com a presença de artistas e realizadores das obras exibidas, incluindo o roteirista Marc Salbert (Apenas Alguns Dias), o ator Raphaël Personnaz (Bolero), o diretor Matthieu Delaporte e o ator Patrick Mille (O Conde de Monte-Cristo), e as atrizes Marie-Josée Croze e Jeanne Boudier (Madame Durocher).

O Festival Varilux também traz, já a partir do dia 7, oito produções em realidade virtual, que serão exibidas no Espaço Augusta de Cinema, de 7 a 13 de novembro, e no Centro Cultural São Paulo, de 21 a 28 de novembro, sempre das 14h às 21h. As sessões serão gratuitas e contarão com cadeiras giratórias e óculos especiais para uma experiência em 360°.

Além das sessões dos filmes, o Festival Varilux contará também com palestras e masterclasses de cinema. Os horários e locais estão disponíveis no site oficial do evento.

Mostra de Cinema Húngaro no MIS

Realizada em 7 e 8 de novembro, a Mostra de Cinema Húngaro levará ao Museu de Imagem e Som (MIS) de São Paulo três produções: Semmelweis, cinebiografia do médico húngaro que comprovou a importância de lavar as mãos para a saúde, com sessão às 19h do dia 7; Um Por Todos, documentário sobre o tricampeão olímpico de esgrima Áron Szilágyi, que será exibido às 17h do dia 8; e Sangue nas Águas, um romance que se passa durante a Revolução Húngara de 1956 e os jogos olímpicos do mesmo ano, exibido às 19h do dia 8.

Os ingressos para as sessões são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do MIS com até uma hora de antecedência.

Festival de Cinema Italiano

De 7 de novembro a 8 de dezembro, será realizado o Festival de Cinema Italiano. A abertura do evento acontecerá nesta quinta-feira, 7, no Auditório Oscar Niemeyer, no Ibirapuera. Além de contar com 18 novas produções italianas inéditas e 14 clássicos, o evento também promoverá uma retrospectiva de comédias do país, que lembrarão obras de Totò, Roberto Benigni e mais.

Entre os filmes exibidos em sessões presenciais e via streaming, estão Romeu É Julieta, Mia, Um Mundo À Parte, O Penitente e Parece Bastante Paris. Em São Paulo, os longas podem ser conferidos no Petra Belas Artes, Centro Cultural Banco do Brasil, no CINUSP (cinema da USP), na Escola Eugênio Montale e no Circolo Italiano di San Paolo.

A programação do Festival de Cinema Italiano é inteiramente gratuita.

Nicho Novembro 2024

Entre 9 e 16 de novembro, acontece o Nicho Novembro 2024, festival focado em autores e histórias negros. O evento acontece no Centro Cultural de São Paulo e no Instituto Moreira Salles. A programação terá início com uma cerimônia de abertura, que terá ainda a exibição ao ar livre do documentário Ernest Cole: Achados e Perdidos, vencedor do prêmio de Melhor Documentário em Cannes.

O Nicho Novembro também exibirá filmes como A Revolta do Videotape, Bom Dia, Eternidade, Tijolo por Tijolo, Um É Pouco, Dois É Bom, Othelo, O Grande e mais. Além dos filmes, o evento também contará com debates, painéis e palestras sobre cinema com convidados brasileiros e estrangeiros.

A programação completa do Nicho Novembro pode ser conferida no site oficial do evento.

32º Festival MixBrasil

O maior evento cultural LGBTQIA+ da América Latina retorna para mais uma edição em São Paulo. Realizado entre 13 e 24 de novembro, o Festival MixBrasil contará com 93 filmes de 32 países, incluindo Tudo Vai Ficar Bem, premiado no Festival de Berlim, Rainha dos Meus Sonhos e Avenida Beira-Mar, vencedor do Festival do Rio.

Com sessões e instalações no Cinesesc, Centro Cultural São Paulo, Spcine Olido, MIS, Teatro Sérgio Cardoso, Instituto Moreira Salles, Biblioteca Mário de Andrade, Ocupação Artemisia/naUapi, Galeria Vermelho e Galeria Piege, o MixBrasil terá ainda uma homenagem ao cineasta canadense Bruce LaBruce, que ganha uma exibição baseada em seu filme O Intruso.

Por fim, o MixBrasil também contará com exibições imersivas em realidade virtual, incluindo Her Name was Gisberta, história da mulher trans brasileira Gisberta, que imigrou para Portugal e sofreu um dos ataques transfóbicos mais divulgados na história do país, e Urso, Veado, Gato e Outros Bichos, experiência criada na França com inspiração no animismo dos povos indígenas do Grande Norte.

Em outra categoria

Um homem vestido com camisa e bermuda da seleção brasileira de futebol foi encontrado morto na manhã deste sábado, 26, no Lago Paranoá, próximo à Ponte das Garças, no Deck Sul, em Brasília.

O 11º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 10h02 e enviou duas viaturas e uma lancha de resgate. No local, testemunhas relataram ter visto o corpo boiando no lago.

Os bombeiros localizaram a vítima, ainda sem identificação e sem idade estimada, já às margens do lago. Segundo a corporação, as Polícias Militar e Civil foram chamadas para acompanhar a ocorrência.

A Polícia Civil do Distrito Federal informou que o caso foi registrado pela 1ª Delegacia de Polícia. A perícia esteve no local e as investigações ficarão a cargo da seção responsável. As circunstâncias da morte ainda não foram esclarecidas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu temporariamente o uso, a distribuição e a venda no Brasil do remédio Elevidys, terapia genética da farmacêutica Sarepta Therapeutics para distrofia muscular de Duchenne, uma doença rara. O preço do produto pode chegar a R$ 20 milhões.

A decisão foi tomada após a Administração de Alimentos e Medicamentos americana (FDA, equivalente à Anvisa) divulgar dados sobre três mortes associadas a terapias genéticas dessa tecnologia. Um dos óbitos, de um criança, foi reportado no Brasil.

A Roche, responsável pela comercialização do produto no Brasil, afirma que o médico avaliou que o caso não teve elo com o uso do remédio.

A farmacêutica ainda diz não houve mortes ligadas ao tratamento entre os cerca de 760 pacientes deambuladores (que conseguem andar) que já receberam a terapia e que, com base nos dados atuais, o benefício-risco segue positivo. Diz ainda dialogar com a Anvisa e autoridades globais.

A Anvisa, por sua vez, destaca que todas mortes estavam ligadas a indicações não autorizadas por aqui.

No País, o remédio foi autorizado em dezembro de 2024, em caráter excepcional, exclusivamente para pacientes pediátricos que conseguem caminhar, na faixa etária de 4 a 7 anos, com mutação confirmada no gene DMD.

Ainda assim, a suspensão foi tomada "de forma prudente e preventiva", enquanto novas análises de segurança são conduzidas em parceria com reguladores internacionais.

Segundo o comunicado do FDA na sexta-feira, 25, a investigação mais recente envolve a morte de uma criança de oito anos, ocorrida no dia 7 de junho. O órgão pediu a suspensão voluntária da distribuição do produto enquanto investiga se há problemas com segurança do produto. Houve outras duas mortes - de um adulto e de uma criança.

Conforme o FDA, os três relatos de falência hepática aguda com morte envolvendo terapias genéticas da Sarepta baseadas no vetor AAVrh74 são em dois meninos não deambuladores (não caminham) com Duchenne e tratados com Elevidys e de um adulto com Distrofia Muscular de Cinturas que participava de ensaio clínico com terapia experimental.

Em nota, a farmacêutica Sarepta Therapeutics, desenvolvedora do produto, ressalta que a segurança dos pacientes é sua prioridade e disse colaborar com a agência reguladora, reforçando a importância da Elevidys como a única terapia gênica aprovada para a distrofia muscular de Duchenne.

A Elevidys é uma terapia genética administrada em dose única intravenosa. A distrofia muscular de Duchenne é uma condição genética rara caracterizada por fraqueza muscular progressiva e ocorre devido a um gene defeituoso.

Em outro desdobramento, o Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP), ligado à Agência Europeia de Medicamentos (EMA), recomendou não conceder autorização de comercialização para a Elevidys, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira. A Roche lamentou a decisão. A substância foi aprovada pelo FDA em junho de 2023.

Uma frente fria chega nesta segunda-feira, 28, com ventos fortes e ressaca e todo o litoral paulista. O alerta de ventania da Defesa Civil Estadual se estende para outras regiões, como a cidade de São Paulo, a região metropolitana, Itapeva, Sorocaba e Campinas.

A Faixa Leste do Estado será a mais afetada, segundo o alerta divulgado no último final de semana. Pode chover, mas a previsão dos meteorologistas aponta pancadas isoladas com volumes pouco expressivos.

A Defesa Civil aponta risco para queda de árvores, destelhamentos e prováveis danos a estruturas por conta dos ventos intensos. A orientação é para que as pessoas não se abriguem sob estruturas metálicas frágeis, como tendas e coberturas improvisadas.

São indicadas ainda medidas preventivas, como reforçar o fechamento de janelas e remoção de objetos soltos em áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e mobiliário e jardim.

A Defesa Civil recomenda ainda evitar deixar veículos próximos a postes ou árvores e manter distância de fiações elétricas caídas.

Em casos de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).

As ondas no litoral paulista podem atingir até 3 metros de altura, segundo o comunicado de alerta à população. E recomenda atenção especial aos condutores de embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e turistas nas praias.

A frente fria se afasta do Estado na terça-feira, 29, dando lugar a uma massa de ar polar que provoca queda nas temperaturas.