Atriz diz que foi hospitalizada após uso de Ozempic para emagrecer: 'Senti que estava morrendo'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A atriz cubana Lisandra Silva, de 37 anos, fez um relato no Instagram afirmando que precisou ser levada às pressas ao hospital após usar Ozempic para tentar emagrecer. Entidades médicas já alertaram para o uso do medicamento, criado para o tratamento de diabete tipo 2 não controlada, mas usado indiscriminadamente para emagrecimento. Lisandra contou sobre o caso na última sexta-feira, 1º.

O Estadão entrou em contato com a Novo Nordisk, farmacêutica responsável pelo Ozempic, para comentar sobre a publicação da atriz, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Em um longo texto publicado na rede social, Lisandra relatou que o medicamento havia sido recomendado a ela por um médico. Ela, porém, teve de ser hospitalizada depois de ter sofrido uma queda no nível de açúcar em seu sangue.

"Tive que fazer uma ligação para o pai das crianças quando senti que estava desmaiando e meus filhos estavam dormindo ao meu lado", disse. "Graças a Deus, não aconteceu nada, mas senti que estava morrendo e cheguei na clínica de cadeira de rodas."

A atriz afirmou que seu "Ozempic" é "dieta ayurveda, meditação e exercício na natureza". "Disciplina, determinação, força mental e objetivos claros. Saúde da mente, corpo e coração. Por favor, ouçam meu conselho. Nada como um estilo de vida saudável. Não inventa", pediu aos seguidores.

Médicos alertam para o uso do Ozempic para emagrecimento

No ano passado, a Associação Brasileira para o estudo da Obesidade (ABESO) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) publicaram uma nota conjunta sobre o uso do fármaco com "orientações à população". Por meio do comunicado, as entidades médicas esclarecem que a obesidade é uma doença crônica, complexa, multicausal e de difícil tratamento. Desta forma, nenhuma medicação deve ser usada sem prescrição e acompanhamento médico.

O Ozempic é o nome comercial do remédio que tem como princípio ativo a semaglutida. Em conjunto com dieta e exercícios, o medicamento é usado para tratar pacientes adultos com diabete tipo 2 não satisfatoriamente controlada (quando o nível de açúcar no sangue permanece muito alto), conforme a Novo Nordisk. Leia a nota completa:

"- Medicamentos para obesidade aprovados pela Anvisa têm sua eficácia e segurança demonstradas e não devem ser condenados, mas sim selecionados individualmente dentro de uma consulta médica e serem vendidos unicamente sob prescrição médica. É função do médico prescritor acompanhar o paciente e reavaliar periodicamente sua eficácia, tolerabilidade e segurança.

- O mau uso, uso estético ou inadequado de medicações antiobesidade, além de expor pessoas a risco sem indicação de uso, aumenta o estigma do tratamento de quem já sofre com diversos preconceitos em nossa sociedade. Matérias que pioram esse estigma podem levar pessoas a abandonarem tratamentos bem-sucedidos ou evitar buscar ajuda médica.

- Como adendo, lembramos que a ABESO e SBEM buscam melhorar o acesso a tratamentos da obesidade para a população geral, seja trabalhando para reduzir o preconceito com terapias para obesidade (medicamentosas ou não), como por buscar, junto ao poder público, que tenhamos opções terapêuticas acessíveis a maior parte da população, ou disponibilizadas pelo SUS, o que ainda não é uma realidade."

O comunicado foi assinado por Bruno Halpern, presidente da ABESO, e por Paulo Augusto Carvalho Miranda, presidente da SBEM.

Em outra categoria

Um polícial militar, de 47 anos, foi baleado durante uma tentativa de latrocínio na tarde de sexta-feira, 14, na Rua Doutor José Áureo Bustamante, em Santo Amaro, zona sul da capital paulista. A investigação segue em andamento pela Polícia Civil de São Paulo, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado.

Conforme a investigação, policiais militares foram acionados para atender a ocorrência.

No local, foi apurado que a vítima foi abordada por dois indivíduos em uma moto que atiraram e roubaram a sua arma de fogo. "Um terceiro criminoso em uma motocicleta acompanhou a ação e fugiu junto com os autores do crime", disse a SSP.

O policial, que não teve o nome divulgado, foi socorrido pelo helicóptero Águia ao Hospital das Clínicas. Não há detalhes sobre o seu estado de saúde.

O caso foi registrado como tentativa de latrocínio no 11° DP (Santo Amaro), que requisitou perícia no local.

As buscas ainda seguem em andamento pela Polícia Civil de São Paulo para tentar identificar e prender outros envolvidos na tentativa de assalto na manhã dessa sexta-feira, 14, na Avenida Nove de Julho, nos Jardins, na região central da capital paulista, onde acabou sendo baleada a vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Ortiz Vaca, de 30 anos. Ela caminhava pela calçada quando foi atingida por tiro.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, a Polícia Militar acompanha os desdobramentos da investigação conduzida pela Polícia Civil.

Onde e como ocorreu a tentativa de assalto?

Segundo o boletim de ocorrência, uma mulher dentro de um táxi, de 43 anos, foi abordada por três ladrões na Avenida 9 de Julho próximo ao cruzamento com a Alameda Lorena, nos Jardins. Um policial militar de folga, que passava pelo local, interveio, e disparou contra os bandidos.

Como a diplomata acabou sendo baleada?

A vice-cônsul da Colômbia em São Paulo passava a pé pela avenida e foi atingida na altura da cintura.

Conforme o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia, Claudia passou por cirurgia e seu quadro de saúde era considerado estável. Ela foi levada ao Hospital Albert Einstein. Segundo a mais recente atualização do Consulado colombiano em São Paulo, a condição da diplomata permanece inalterada, mantendo-se estável.

Como foi a abordagem dos ladrões?

A vítima do roubo, uma empresária de 43 anos, estava distraída dentro do táxi. Era por volta das 7h40 da manhã. Ela ia para a Barra Funda, na zona oeste, de onde tomaria um ônibus para São Sebastião, no litoral norte, para visitar a irmã, segundo contou em depoimento. O motorista conta ter visto dois ladrões se aproximarem e um deles quebrou o vidro.

Como o celular da mulher caiu no chão do veículo, um dos bandidos mergulhou dentro do carro. Ele começou a lutar com a vítima para pegar o telefone, enquanto ela gritava e tentava se esquivar da área onde havia vidro quebrado.

O taxista afirma que pegou um deles pela camisa, mas o outro fez menção de pegar uma arma e, por isso, ele soltou o ladrão. Na sequência, ele relata ter avançado com o automóvel, um Toyota Corolla Cross, e ouvido disparos.

Segundo o boletim de ocorrência, o PM de folga relata que estava em um carro de aplicativo quando percebeu que ocorria um crime a alguns metros de distância. Ao perceber um volume na cintura de um dos assaltantes, ele conta ter se identificado como policial.

A perícia preliminar aponta que houve pelo menos quatro disparos, mas apenas um teria atingido a vítima.

Quem são os suspeitos de envolvimento no crime?

A polícia apura a participação de ao menos três suspeitos no crime. Um deles - Bruno Narbutis Borin, de 19 anos - foi detido. Conforme informações preliminares da polícia, ele tem duas passagens por tráfico de droga, três por furto e uma por latrocínio. A defesa dele nega que tenha havido troca de tiros.

Segundo a SSP, o suspeito foi abordado por policiais militares na Rua Manoel Dutra, enquanto tentava fugir em um veículo. O carro utilizado na fuga, um celular e uma quantia em dinheiro foram apreendidos.

A Polícia Civil segue atrás de outros integrantes da quadrilha. Equipes da Corregedoria da PM e o Itamaraty também acompanham o caso.

O que disse o taxista?

Claudio Rodrigues, 49 anos, estava nesta sexta-feira, 14, no volante do Toyota Corolla Cross que foi alvo de uma tentativa de assalto na Avenida Nove de Julho, nos Jardins, em São Paulo.

Ao Estadão, Rodrigues disse que pensou que seria morto ao ver um dos suspeitos fazer o movimento de pegar uma arma. "Na adrenalina, tudo o que você pensa é sair dali", contou. "Sou taxista desde 1997. Eu parei em 2016, mas voltei há dois anos e meio. Isso nunca aconteceu comigo. Não imaginava que fosse acontecer na Avenida 9 de julho, às 7h40 da manhã."

O que alegou o PM que interveio assalto que terminou com diplomata baleada?

O policial militar de folga que interveio na tentativa de assalto na Avenida Nove de Julho, que terminou com a vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Ortiz Vaca, baleada, alegou em depoimento que um dos suspeitos, estava com um "volume na cintura".

O militar disse que se apresentou como policial por duas vezes e, ao ver o suspeito fazendo um "movimento estranho e rápido" de colocar a mão na cintura, abriu fogo contra os criminosos.

A ocorrência foi registrada no 78º Distrito Policial (Jardins) como lesão corporal decorrente de intervenção policial, disparo de arma de fogo e tentativa de roubo. "A arma do policial foi apreendida para perícia, e todas as circunstâncias do caso estão sendo apuradas por meio de um inquérito policial", disse a SSP.

A Polícia Militar acompanha os desdobramentos da investigação conduzida pela Polícia Civil. As buscas prosseguem para identificar e prender o outro envolvido.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta ara riscos de tempestades principalmente na faixa leste do Estado paulista, incluindo a região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Baixada Santista.

Conforme o órgão estadual, o alerta é válido ao menos até este domingo, 16, reforçando a necessidade de a população seguir orientações de segurança

"Os fenômenos podem ser seguidos de raios, ventos fortes e granizo", disse a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Dicas de segurança da Defesa Civil do Estado de SP:

- Evite áreas de risco;

- Procure abrigo em locais seguros durante a tempestade;

- Em emergências, ligue 199, 193 ou 190.

Em caso de raios e granizos, durante uma tempestade, nunca fique em campos abertos ou perto de árvores, pois são alvos fáceis de descargas elétricas;

Em caso de vento forte, durante uma tempestade, procure abrigo em edificações. "Jamais esconda embaixo de árvores e estruturas metálicas e frágeis. Elas podem sofrer avarias e até mesmo cair", alerta a defesa estadual.

Em caso de áreas alagadas, fique atento aos riscos, pois buracos ou bueiros podem estar abertos, além das águas de alagamento poderem estar contaminadas e transmitir doenças.

"Áreas alagadas podem conter enxurradas, que arrastam pessoas com uma lâmina de apenas 15 centímetros e carros podem ser levados com 30 centímetros de água", reforça a Defesa Civil do Estado de SP.

Cidade de São Paulo

A capital paulista amanheceu neste sábado, 15, com céu encoberto e temperaturas amenas.

A cidade deve permanecer nos próximos dias com sol entre nuvens, tempo abafado e chuvas na forma de pancadas isoladas, que devem se concentrar nos fins de tarde, segundo o Centro de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura.

Na última quarta-feira, 12, o forte temporal provocou uma morte na capital paulista, derrubou dezenas de árvores e deixou diversos imóveis sem luz.

Veja a previsão para os próximos dias:

- Sábado: entre 20ºC e 27ºC;

- Domingo: entre 20ºC e 25ºC;

- Segunda-feira: entre 20ºC e 26ºC.

A expectativa é que as temperaturas também permaneçam mais amenas na próxima semana, de acordo com a Meteoblue.