Gotham Awards: 'Anora' liderava indicações ao prêmio, mas foi esnobado; veja os vencedores

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Gotham Independent Film Awards, voltado para o cinema independente, abriu a temporada de premiações de 2025 com cerimônia realizada na noite de segunda-feira, 2, em Nova York.

Anora, de Sean Baker, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em maio, liderava as indicações da 34ª edição, concorrendo em quatro categorias - melhor filme, protagonista, coadjuvante e direção. O filme, no entanto, não levou nenhuma estatueta.

A trama sobre uma jovem profissional do sexo do Brooklyn que foge com o filho de um oligarca russo é uma das fortes apostas para o Oscar, assim como a atriz Mikey Madison, que vive a protagonista.

Vale destacar, porém, que o Gotham Awards não é considerado um dos 'termômetros' mais fortes para o Oscar - caso, por exemplo, do Screen Actors Guild Awards, PGA Awards, Globo de Ouro, BAFTA e Critics' Choice Awards, que acontecem entre janeiro e fevereiro.

Um Homem Diferente foi o grande vencedor da noite, levando a estatueta de melhor filme. Do diretor Aaron Schimberg e produzido pela A24, o suspense psicológico acompanha Edward (Sebastian Stan), um aspirante a ator que se submete a um procedimento médico radical para transformar sua aparência.

O drama Sing Sing levou dois prêmios nas categorias de atuação, enquanto Nickel Boys foi celebrado em melhor direção e melhor ator estreante. Confira a lista completa abaixo, com os indicados e vencedores (em negrito) de cada categoria.

Vencedores do Gotham Independent Film Awards 2024

Melhor Filme

Anora

Babygirl

Rivais

Um Homem Diferente

Nickel Boys

Melhor Protagonista

Pamela Anderson, por The Last Showgirl

Adrien Brody, por O Brutalista

Colman Domingo, por Sing Sing

Marianne Jean-Baptiste, por Hard Truths

Nicole Kidman, por Babygirl

Keith Kupferer, por Ghostlight

Mikey Madison, por Anora

Demi Moore, por A Substância

Saoirse Ronan, por The Outrun

Justice Smith, por I Saw the TV Glow

Melhor Coadjuvante

Yura Borisov, por Anora

Kieran Culkin, por A Verdadeira Dor

Danielle Deadwyler, por Piano de Família

Brigette Lundy-Paine, por I Saw the TV Glow

Natasha Lyonne, por As Três Filhas

Clarence Maclin, por Sing Sing

Katy O'Brian, por Love Lies Bleeding: O Amor Sangra

Guy Pearce, por O Brutalista

Adam Pearson, por Um Homem Diferente

Brian Tyree Henry, por O Fogo Interior

Melhor Diretor

Payal Kapadia, por Tudo Que Imaginamos Como Luz

Sean Baker, por Anora

Guan Hu, por Gouzhen

Jane Schoenbrun, por I Saw the TV Glow

RaMell Ross, por Nickel Boys

Melhor Filme Internacional

Tudo Que Imaginamos Como Luz

Zona de Exclusão

Hard Truths

Inside the Yellow Cocoon Shell

Vermiglio

Melhor Documentário

Dahomey

Intercepted

No Other Land

Soundtrack to a Coup d'Etat

Sugarcane

Union

Melhor Roteiro

Between the Temples

O Mal Não Existe

Femme

As Três Filhas

Janet Planet

Melhor Diretor Estreante

Shuchi Talati, por Girls Will Be Girls

India Donaldson, por Good One

Alessandra Lacorazza, por In the Summers

Vera Drew, por The People's Joker

Mahdi Fleifel, por To a Land Unknown

Melhor Ator ou Atriz Revelação

Lily Collias, por Good One

Ryan Destiny, por O Fogo Interior

Maisy Stella, por My Old Ass

Izaac Wang, por Dìdi Y

Brandon Wilson, por Nickel Boys

Em outra categoria

A suspensão das operações do Aeroporto de Congonhas nesta manhã causou o cancelamento de duas partidas e sete chegadas foram desviadas para outros terminais, segundo a concessionária que administra o aeroporto.

Congonhas ficou suspenso das 7h39 às 8h16 por causa de um vazamento de combustível na pista de decolagem. "As equipes do aeroporto atuaram imediatamente para a limpeza e liberação total das operações", disse em nota a companhia, sem detalhar quantos voos sofreram atrasos.

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do País, teve suas operações suspensas por cerca de 30 minutos na manhã de hoje, feriado do Dia da Consciência Negra.

Segundo a Aena, concessionária que administra o terminal, o fechamento da pista de decolagem aconteceu às 7h39 por derramamento de óleo na pista. As operações retornaram por volta das 8h20, com a decolagem de um avião da Azul com destino ao Rio de Janeiro.

A empresa ainda não informou quantos voos foram afetados pela suspensão das operações do aeroporto.

O influenciador digital Renan Romero, conhecido como "Gigante do Grau", foi morto a tiros na tarde desta quarta-feira, 19, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

O assassinato de Romero ocorreu na Rua Renato Barillari, no Parque Ribeirão, zona oeste da cidade. O influenciador levou ao menos oito tiros.

Em imagens que circulam pelas redes sociais, é possível ver dois homens com moletons da cor vermelha atirando em Renan e fugindo na sequência. Até o momento, ninguém foi preso ou identificado como possível autor do homicídio.

Renan tinha 151 mil seguidores nas redes sociais, onde postava vídeos fazendo manobras com motocicletas, principalmente o "grau", ou seja, empinar a moto sobre a roda traseira.

Em vídeos postados na ferramenta stories do Instagram, o "Gigante do Grau" havia projetado um final de semana se divertindo nas motocicletas. "Essa aqui vai voar", disse, se referindo a uma das motos. Seguidores lamentaram a morte de Romero nos comentários das publicações e se despediram do influenciador.